Buscar

História do Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História do Brasil
A História do Brasil tem seu início comumente apontado a partir da chegada dos portugueses, quando Pedro Álvares Cabral e sua esquadra atracaram na região de Porto Seguro, em 1500. Porém, os portugueses não foram os primeiros seres humanos a chegarem nessa região, pois existiam já inúmeras sociedades indígenas no local.
Nesse sentido, é necessário apontar que a História do Brasil é anterior à chegada dos europeus ao país, sendo formada pelas ações desses indígenas ao longo do tempo. Vários estudos vêm sendo realizados com o intuito de registrar a forma como é contada essa história pelos próprios indígenas.
Isso ocorre porque a historiografia brasileira sempre privilegiou o estudo da História do Brasil depois da chegada de Cabral. A divisão da história do país foi feita levando em consideração as formas políticas adotadas na organização da população e do território. Dessa forma, temos o Brasil Colônia, período de conquista dos portugueses no Novo Mundo e, posteriormente, temos o Brasil Império, momento em que os descendentes da coroa portuguesa que haviam ficado no país tornaram a colônia independente e criaram um novo Império.
As classes dominantes do país perceberam que o Império não era mais o formato de organização política necessário ao país após o fim da escravidão. Frente a isso, com o exército à frente, derrubaram o imperador e deu-se início ao Brasil República. Na seção de História do Brasil, do Mundo Educação, há ainda outras divisões do período republicano da história do país, tais como Governos Militares e Brasil Atual.
Os artigos pretendem, dentro dessas divisões, mostrar a diversificada história do país desde antes da chegada dos portugueses, da formação da sociedade, passando inclusive pela constituição da desigualdade social.
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/

Outros materiais