Buscar

VT de Economia (2)

Prévia do material em texto

Trabalho de Economia
Livro “O Monge e o Executivo”
Juiz de Fora/MG, 10/05/2018
Trabalho de Economia
Livro “O Monge e o Executivo”
Trabalho apresentado à disciplina, Economia Aplicada ao Direito, do Curso de Direito – 3º Período da Universidade Salgado de Oliveira. Professor Fernando Agra
	
Juiz de Fora/MG, 10/05/2018
RESUMO:
No trabalho que se segue fizemos um breve resumo de alguns capítulos do livro “O Monge e o Executivo” de autoria de James Hunter, que trata da vida do executivo que estava perdendo sua gloria e conheceu um monge que o fez enxergar o que sempre esteve diante de seus olhos. O objetivo deste trabalho foi relacionar as ideias chaves do livro com nossa futura vida profissional como agentes do Direito, nos ensinando como agir e tratar o próximo, como atingir o sucesso e permanecê-lo, como ser um profissional melhor, nos mostrando a diferença entre poder e autoridade, o conceito de liderança, e como não ter seu cliente como seu inimigo, mas sim um aliado. Liderança neste livro significa o que você fez, não o que sente, nos mostrando que nossas escolhas nos fazem colher justamente aquilo que plantamos.
CAPÍTULO VI - A ESCOLHA 
O comportamento das pessoas vem através das escolhas que cada um faz. Pois quando nós fazemos uma escolha concentramos atenção, tempo, esforço em alguém ou algo durante certo tempo, começamos a desenvolver sentimentos pelo objetivo de nossa atenção, ou, em outras palavras, nos tornamos “ligados” a ele.
No início desse capítulo, o primeiro tema abordado são os práxis. Práxis é o conceito que diz que o comportamento influência nos pensamentos, sentimentos e crenças, vice-versa. Dentro da área do Direito os práxis podem ser citados quando o advogado atua em causa própria, não é recomendado, os sentimentos podem interferir durante o processo, como advogado sua obrigação independente do caso é ser imparcial e ético, ou seja, não se pode mistura a advocacia com os sentimentos pessoais. Os práxis podem ocorrer nesse caso de várias formas, dentre elas, divórcio, disputa de filhos, fixação de pensão, preconceito, bullying, maus tratos por ser de determinada religião, entre outros. O sentimento tem o poder nos cegar ao ponto de tomarmos decisões precipitadas e acabar errando consigo mesmo, o indicado para se tornar um melhor profissional é tentar entender o caso e a partir desse entendimento ter a noção se como pessoal aquilo não lhe vai afeta pessoalmente, é importante manter o controle durante a vida profissional, principalmente o advogado que é obrigado a seguir o código de ética que fala muito sobre a imparcialidade nos casos concretos.
Outro tema muito abordado é sobre o determinismo, pois todos nós somos responsáveis por nossos atos, e quando temos algum problema sempre tentamos achar o causador desse problema. Uma citação muito bem colocada é “dissemos que o caminho para a autoridade e a liderança começa com a vontade. A vontade são as escolhas que fazemos para aliar nossas ações as nossas intenções. E ao final, todos têm que fazer escolhas a respeito de nosso comportamento e aceitar a responsabilidade por essas escolhas.” O ser humano sempre colocou a culpa dos seus erros em terceiros, claro que alguns assumem aquilo que faz, mas a grande maioria tenta encontrar o mínimo para culpar o outro, a questão é que a partir do momento que escolhemos algo já é da sua própria responsabilidade essa escolha e somente você deve arcar com as consequências dos seus atos. Todos os profissionais têm que ter consciência daquilo que ele escolheu, seja algo ruim ou bom, você usa da sua escolha como um aprendizado para aprender e melhorar na próxima vez, jogar a sua culpa em outra pessoa não estará lhe ajudando e sim tornando um ser humana arrogante que não aceita os próprios erros. Uma frase que se encaixa bem nesse tema é “Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para aprender com eles e maduro para corrigi-los”.
Nesse capítulo o autor também traz quatro estágios pelos quais todos nós passamos. 1) Inconsciente e sem habilidade: esse estágio consiste em você ignorar o comportamento e o hábito. 2) Consciente e sem habilidade: esse cada um já toma consciência de um novo comportamento, mas ainda não desenvolveu a prática. 3) Consciente e habilitado: esse já está tornando você mais experiente e sente-se confortável com o novo comportamento ou prática. 4) Inconsciente e habilidoso: este é o estágio que você não precisa pensar, pois você já faz tudo conforme a sua rotina. 
Esses estágios podem ser interpretados de forma evolutiva de um profissional ou uma disciplina que todos passam para que algo que não é natural para determinado indivíduo se torne um hábito do dia a dia. Um exemplo é quando iniciamos a nossa vida acadêmica e passamos por várias disciplinas e estágios obrigatórios (práticas) para que no final nós possamos transformar tudo aquilo que estudamos em hábito do dia a dia, como trabalhar na área que se foi estudada, no final o costume de estar naquele ramo vai ser o que traz a habilidade inconsciente, pois já se faz tudo conforme a sua rotina, mas para que isso se concretize é necessário a prática para que se torne um ótimo profissional, ou seja, se esforçar para trazer bons resultados para si mesmo como profissional.
Enfim somos aquilo que queremos ser. Não adianta querer ser alguém com caráter se não assume os próprios erros, mas para melhorar escolha aquilo que realmente lhe faça bem profissionalmente, se não der certo use o erro como aprendizagem e comece assumir os seus próprios erros. Use da disciplina para tornar um hábito os afazeres profissionais no dia a dia, pois com tempo e dedicação podemos nos tornar aquilo que tanto almejamos.
CAPÍTULO VII - A RECOMPENSA
A recompensa vem através de um bom diálogo. E que devemos ter disciplina em tudo o que fazemos. Acima de tudo termos muito amor. É necessário trabalhar de maneira diferente, valorizando as pessoas, sendo bondoso, saber ouvir mais, elogiar, prestar mais atenção em todos que estão ao seu redor, criar um clima de harmonia, principalmente saber compreender, mantendo um relacionamento duradouro e honesto, isso fará com que os líderes se sintam satisfeitos e recompensados pelos esforços que foram despendidos em qualquer situação.
Assim o livro trata como seria a recompensa maior por um trabalho realizado, muitas pessoas apostam no dinheiro, mas não é só ele que nos torna realizados profissionalmente, o resultado é a essência, o dinheiro é fundamental, precisamos dele para crescer uma empresa, escritório, etc. Mas tudo com um foco maior que é o resultado, ou seja, tudo o que se passa durante a vida profissional, o aprendizado, é a maior recompensa. Se tornar um melhor profissional, resolvendo humildemente os problemas e aprendendo com os erros.
Para se ter um resultado é necessário ter um objetivo, ter a noção de onde se quer chegar, seus valores, sua visão e qual é a sua missão. Após isso vem o esforço para construir e aperfeiçoar a vida profissional, haverá momentos ruins e bons, mas se a cada passo houver um aprendizado maior para poder sempre melhorar, tudo isso vale a pena. 
E ai chegamos na parte em que se atinge o objetivo ou o resultado, e a partir daí o profissional se mostra interessado em mais resultados, e assim que se consegue crescer e atingir seus objetivos, um aprendizado influência o outro, e nesse círculo o profissional se torna alguém recompensado. 
Nesse capítulo também fala sobre como as pessoas são egocêntricas, quando na verdade na vida profissional o indivíduo tem que aprender a servir e não pensar em si mesmo. Muitos vão precisar de nós, e nesse momento temos que ter consciência de saber escutar e ajudar da melhor forma possível. Ser prestativo sempre que necessário. 
Quando servirmos alguém, colocamos todos os esforços e conhecimentos em prol do próximo, tornando essa prática mais um aprendizado, assim crescendo gradativamente na vida profissional.A maior recompensa e motivação é atingir os objetivos e metas com satisfação e alegria, principalmente com o bem estar de todos, deixando de lado orgulho, competição, egoísmo e etc. Tornar tudo mais fácil e prazeroso, tornar o lugar onde você está, ou seja, no trabalho o melhor ambiente possível, satisfazendo todas as suas necessidades e daqueles que precisam de seu serviço.
EPÍLOGO
Muitas vezes acabamos por esquecer-se de algumas regras básicas para a conquista do sucesso, e está obra nos mostra caminhos no qual não devemos esquecer-nos de trilhar para o nosso sucesso profissional e pessoal. 
Muitas vezes as qualidades dos outros que nos irritam são aquelas que não gostamos em nós mesmos e devemos sempre nos lembrar de sermos sempre humildes, não importa nosso grau escolar, nossa classe social ou poder de aquisição, a HUMILDADE engrandece o homem, e honra o sábio e poderoso e o faz enxergar além de seu próprio umbigo. Em nossa carreira profissional que se inicia devemos sempre lembrar o caminho que trilhamos para alcançar o que mais almejamos: o sucesso, pois foi graças a esse caminho que um dia chegamos ao topo, mas devemos saber que o topo é uma montanha russa inconstante hoje você está em cima e amanhã embaixo. O sucesso e a fama nunca são eternos e só se tem glória com a ajuda de terceiros e jamais devemos esquecer aqueles que um dia nos ajudaram. 
A palavra chave para se ter sucesso é o AMOR, pois este sentimento nos torna mais humanos e sensíveis nos fazendo olhar ao redor e perceber que além de nós existem outros e nos fazendo se colocar sempre no lugar do outro vendo que assim como nós eles têm sonhos e vontades, tornando nossa liderança mais sábia e forte.

Outros materiais