Buscar

AV1 CONCEPÇÕES DE EDU.INCLUSIVA NO ENS.SUPER

Prévia do material em texto

Fechar  �
 O resultado desta avaliação ficará disponível após o dia 06/06/2018.
  CONCEPÇÕES DE EDU.INCLUSIVA NO ENS.SUPER
Simulado: NPG1014_AV_201802055959 
Aluno(a): ROBERTA MARTINS EDUVIRGES
Matrícula: 201802055959
Data: 17/05/2018 21:53:48 (Finalizada)
�
 1a Questão (Ref.: 201803176903)
O documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) classifica os estudantes com necessidades educacionais especiais como: alunos com deficiência, alunos com transtornos globais do desenvolvimento, alunos com altas habilidades/superdotação e alunos com transtornos funcionais específicos. Identifique a opção relacionada com os ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO.
Aqueles que apresentam dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade, etc.
Aqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que, em interação com diversas barreiras, podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.
Aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil.
Aqueles que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
Aqueles que apresentam perturbação na aprendizagem da leitura pela dificuldade no reconhecimento da correspondência entre os símbolos gráficos e os fonemas, bem como na transformação de signos escritos em signos verbais.
�
 2a Questão (Ref.: 201802694107)
Quanto ao aluno com necessidades educacionais especiais, ser considerado aluno da educação especial, mesmo na instituição de ensino regular. Marque opção que não se adequa a esta questão.
As necessidades diferenciadas destes alunos podem ser de caráter provisório ou permanente.
São alunos considerados com necessidades educacionais especiais, desde a educação infantil até o ensino superior.
São alunos que requererem recursos pedagógicos e metodologias específicas, por apresentar necessidades diferenciadas dos demais educandos na aquisição da aprendizagem.
As necessidades diferenciadas destes alunos só podem ser de caráter permanente.
É considerado aluno da educação especial, por requerer recursos pedagógicos e metodologias específicas.
�
 3a Questão (Ref.: 201802694109)
- O primeiro hospital psiquiátrico surge no Século XVI, era basicamente um local de confinamento de deficientes, onde se verifica também uma primeira tentativa de tratamento da deficiência, em uma referência orgânica baseado na alquimia, magia e astrologia, ciências desta época. Percebemos então o primeiro paradigma, ou seja, os valores e ações que caracterizaram a relação da sociedade com as pessoas com deficiência. De que paradigma trata o texto inicial desta questão?
Desinstitucionalização.
Inclusão
Abandono
Normalização
Institucionalização
�
 4a Questão (Ref.: 201802694116)
Quanto à formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio, segundo o Decreto 5.626/2005, que regulamenta a Lei n° 10.436/2002, que dispõe sobre o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e estabelece que os sistemas educacionais devem garantir, o ensino de LIBRAS. Marque a opção correta em relação à formação destes professores.
A formação de instrutor de Libras
Em cursos de formação continuada, promovidos por instituições de ensino superior.
Em cursos de formação continuada, promovidos por instituições credenciadas por secretarias de educação.
Deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.
Em cursos de educação profissional.
�
 5a Questão (Ref.: 201802684904)
O Documento de Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, promulgado em 2008, define algumas nomenclaturas, sendo uma delas como: ¿ ...aqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.¿ A que se refere esta nomenclatura?
Transtornos funcionais específicos
Altas habilidades / superdotação
Transtornos globais do desenvolvimento
Deficiência
Síndromes
�
 6a Questão (Ref.: 201803176890)
O movimento de inclusão é uma tendência atual na educação especial e algumas condutas históricas guiaram o entendimento do conceito de deficiência ¿ antes não atrelado à proposta inclusiva. Identifique a conduta relacionada com o SÉCULO XVI.
Neste período, foi criado o primeiro hospital psiquiátrico: um local de confinamento de deficientes, no qual se tentava realizar o tratamento da deficiência a partir de uma referência orgânica baseada na alquimia, na magia e na astrologia ¿ ciências dessa época. Identificamos o primeiro paradigma ¿ que implica valores e ações ¿ que caracterizou a relação da sociedade com as pessoas com deficiência: o paradigma da institucionalização.
Neste período, as pessoas consideradas diferentes sofriam, muitas vezes, com o abandono ou eram alvo de proteção ou sustento. Nos relatos bíblicos, há referências ao cego, ao manco e ao leproso como deficientes ¿ a maioria pedinte. Muitos eram rejeitados pela comunidade ¿ seja pelo medo de contrair alguma doença, seja pelo pensamento de que eram amaldiçoados pelos deuses.
Neste período, por influência do domínio do cristianismo, as pessoas diferentes não eram mais exterminadas, mas, de certa forma, ignoradas e dependiam da caridade dos outros. Há relatos que indicam que, no século XIII, surgiram instituições para abrigar deficientes mentais.
O paradigma da institucionalização começou a ser criticado nos anos 1960. Nesse contexto, surgiram os conceitos de normalização, desinstitucionalização e integração. Emergiu em todo o mundo a defesa da concepção de uma sociedade inclusiva.
No decorrer desse período histórico, fortaleceu-se, também, a crítica às práticas de categorização e segregação de estudantes encaminhados para ambientes especiais. Essa visão conduziu a sociedade ao questionamento dos modelos homogeneizadores de ensino e de aprendizagem que geravam a exclusão desses alunos nos espaços escolares.
�
 7a Questão (Ref.: 201802731712)
O SECADI implementa políticas educacionais nas áreas de alfabetização e educação. Um dos segmentos da população beneficiado com suas ações refere-se a (o):
Idosos e gestantes.
Jovens e adultos.
Crianças com transtornos mentais.
Crianças com Sindrome de Down.
Deficientes visuais.
�
 8a Questão (Ref.: 201802731706)
De acordo com as dicas do Projeto Escola Viva, no que se refere às explicações para alunos deficientes visuais, o professor deve:
Valorizar o conteúdo escrito.
Priorizar as explicações verbais em detrimento da escrita do conteúdo da matéria no quadro.
Utilizar figuras e desenhos como modo explicativo da materia.
Valorizar outras formas de explicar a matéria, utilizando imagens e outros símbolos.
Utilizar recursos virtuais, valorizando as imagens.
�
 9a Questão (Ref.: 201802678907)
Após a Institucionalizaçãoe as ideias de Normalização, surge o conceito que se referia à necessidade de modificar a pessoa com necessidades educacionais especiais, de forma que esta pudesse se parecer, o mais possível, aos demais cidadãos. Marque a opção que traduz o conceito descrito nesta questão:
Integração
Inclusão
Normalização
Institucionalização
Educação Especial
�
 10a Questão (Ref.: 201802684779)
O contexto contemporâneo da Educação Especial no Brasil e no mundo, apontam, para a educação inclusiva, como podemos visualizar, por meio de legislações internacionais Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, que são s documento legais de orientação mundial, para a Educação Especial. Marque a opção em que todas as leis citadas, são legislações internacionais que tratam de questões da Educação Especial:
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Estatuto da Criança e do Adolescente.
Declaração de Salamanca e Convenção de Guatemala.
Plano Decenal de Educação Para Todos e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96.
Plano Decenal de Educação Para Todos e Declaração de Guatemala.
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e Estatuto da Criança e do Adolescente.
��

Continue navegando