Buscar

AV1 TEC.RECURSOS EDUCA. DIG. NO ENS.SUPERIOR

Prévia do material em texto

� Fechar  �
	 O resultado desta avaliação ficará disponível após o dia 06/06/2018.
	
	  TEC.RECURSOS EDUCA. DIG. NO ENS.SUPERIOR
	
	Simulado: NPG1011_AV_201802055959 
	Aluno(a): ROBERTA MARTINS EDUVIRGES
	Matrícula: 201802055959
	
	Data: 24/05/2018 08:31:56 (Finalizada)
	�
	 1a Questão (Ref.: 201802682418)
	
	Hoje, o uso das TICs dita regras às relações do mercado econômico global através de seu ritmo ágil de funcionamento, impondo produtividade, qualidade e competitividade, o que redefine o perfil de competências dos indivíduos e os modos como as organizações e a sociedade atingirão suas metas¿. Indique se é natural que o perfil do profissional exigido pelas empresas seja alterado:
	
	
	Sim, pois essa é uma determinação dos sindicatos trabalhistas.
	
	Não, pois essa deve ser uma orientação fixa, jamais modificada.
	
	Sim, diariamente, pois, para manter uma empresa competitiva no mercado, modificações constantes são necessárias ¿ sejam elas quais forem.
	
	Sim, com certa periodicidade, sem o exagero apresentado na charge, tendo em vista que as TICs fazem com que o padrão de competências se modifique constantemente, visando à competitividade no mercado.
	
	Não com tanta frequência, pois os funcionários que ali já trabalham podem não saber mais qual é sua função dentro do ambiente empresarial e deixar de se enquadrar no padrão requerido.
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201802723846)
	
	Podemos citar como uma das novas capacidades que devem ser desenvolvidas nos alunos para integração da educação com o mercado de trabalho, nessa sociedade do século XXI:
	
	
	A transitoriedade.
	
	A temporalidade.
	
	A fragmentação.
	
	A autoaprendizagem.
	
	A inconstância.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201802722924)
	
	A partir de que período as empresas começaram a se preocupar com a formação do indivíduo e passaram a exigir trabalhadores mais qualificados. Marque a resposta certa:
	
	
	No último ano do período tecnicista.
	
	Somente no século XXI.
	
	Sempre houve essa preocupação.
	
	Nas décadas de 1970 e 1980.
	
	No final do século passado.
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201802682386)
	
	Observe um trecho sobre tecnologia: ¿[A] tecnologia educacional [...] busca propiciar formas e técnicas adequadas e contextualizadas de utilização dos recursos tecnológicos na educação. Essas técnicas se constituem como ferramentas modernas que dão suporte às dinâmicas de sala de aula e as enriquecem, atendendo as necessidades e a realidade de todos os envolvidos no processo educacional¿. A partir dessa leitura, marque a opção correta das afirmativas abaixo:
	
	
	Ao invés de usar o quadro-negro, os professores podem explorar o PowerPoint como ferramenta para expor determinado conteúdo.
	
	Os games interativos não são boas ferramentas de apoio à construção do conhecimento.
	
	A internet pode ser utilizada em sala de aula como fonte de pesquisa e reflexão.
	
	Ao invés de copiar o conteúdo exposto em aula, os alunos podem digitá-lo em notebooks.
	
	Os tablets devem ser utilizados apenas para que os alunos acompanhem o texto lido pelo professor.
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201802723871)
	
	Temos alguns pesquisadores que pontuam a função utilitária das ferramentas tecnológicas ou de recursos auxiliares, estando distante das possibilidades apontadas pelos estudiosos da área. De acordo com essa visão, o uso da tecnologia em sala de aula (...), marque a afirmativa que completa o sentido da frase:
	
	
	Propicia maior autoavaliação e avaliação dos alunos.
	
	Está limitado a apenas alguns recursos tais como data show, tv/dvd e tv/vídeo, algumas vezes a internet para fins muito específicos.
	
	Estabelece relação de cumplicidade com os colegas docentes.
	
	Está voltado para as redes sociais.
	
	Está comprometido com a educação em redes.
	
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201802723868)
	
	Além do saber técnico específico e da mediação da construção dos conhecimentos em sala de aula, o professor precisa cumprir algumas características, dentre elas podemos citar a de ser Vanguardista, essa característica significa:
	
	
	O professor tem de ampliar seu conhecimento teórico e das práticas pedagógicas, frequentando os bancos das universidades, cursos de extensão, Pós-graduação e Mestrado.
	
	O professor precisa criar estratégias de autoavaliação e avaliação dos alunos, sistemáticas e coerentes com os objetivos de aprendizagem, tendo como meta observar e reorientar o trabalho, sempre que necessário.
	
	O professor não deve temer as novas tecnologias. Ao contrário, ele precisa querer conhecê-las e adequá-las a seu trabalho, sempre que possível, e com planejamento.
	
	O professor precisa dominar os conteúdos, as diretrizes curriculares das disciplinas e conhecer as didáticas de cada uma delas, bem como o sistema educacional e as políticas vigentes.
	
	O professor deve estabelecer uma relação de cumplicidade com os colegas docentes, trabalhando em equipe para trocar experiências, compartilhar limites e ampliar o conhecimento.
	
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201802723805)
	
	Atualmente, existem vários recursos tecnológicos que podem ser usados como ferramentas pedagógicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, dando suporte e dinamizando o aprendizado em sala de aula, mas seu emprego no ambiente escolar ou universitário precisa da aprovação do educador. Dentre eles podemos citar:
	
	
	Antivírus.
	
	Os softwares educativos.
	
	Winzip.
	
	Tutoriais.
	
	Apoio pedagógico.
	
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201802722902)
	
	As Instituições de Ensino Superior (IES) que desejarem integrar as modalidades do ensino presencial com a educação online devem, entre outras, marque a afirmativas corretas: I - Acelerar a mudança para outro paradigma educacional. II - Construir uma linguagem didático-pedagógica que enfatize a aprendizagem, possibilitando a utilização das diversas mídias conhecidas e disponíveis no ambiente acadêmico. III - Selecionar a metodologia mais adequadas ao grupo que estiver em maior número. IV - Estruturar uma equipe multidisciplinar especializada, composta de profissionais da área de educação V - Acelerar a mudança para outro paradigma educacional. Estão corretas:
	
	
	As afirmativas III e V.
	
	As afirmativas II e IV.
	
	As afirmativas I e IV.
	
	As afirmativas II e V.
	
	As afirmativas IV e V.
	
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201802722928)
	
	O enfoque arcaico da educação profissional já não tem sentido nos dias de hoje. Podemos dizer que ele se caracteriza por, marque a alternativa correta:
	
	
	Ações voltadas apenas para a execução de determinado conjunto de tarefas.
	
	Compreensão do processo de produção como um todo.
	
	Valorização da cultura e do trabalho de forma geral.
	
	Domínio operacional de diferentes objetos de trabalho.
	
	Apreensão do saber global e tecnológico da área.
	
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201803063347)
	
	O avanço tecnológico implicou em possibilidades e novos métodos para o desenvolvimento e aprimoramento dos processos educacionais de hoje em dia. O uso das novas tecnologias na educação favorece
	
	
	transformar informações isoladas em conhecimento.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	o estímulo à curiosidade do aluno a partir do uso desses recursos.
	
	a mudança na forma de ensinar por parte dos educadores.
	
	a assimilação de conceitos e de conteúdos pelos alunos sobre os assuntos, proporcionando progresso na construção de novos conhecimentos.

Continue navegando