Buscar

ENFERMAGEM E SOCIEDADE 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ENFERMAGEM E SOCIEDADE
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS:
TURMA: ENF1AN.
A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM EM DIVERSOS SEGUIMENTOS:
DATA= 19/05/2014;
ORIENTADORA= IANE PIMENTEL;
ORGANIZADORA (S)= CILENE SANTOS; ELAINE SANTOS; FLÁVIA ESTRELA; QUEREN HAPUQUE; ROSIMEIRE SOUSA; KELLY DE JESUS.
INTRODUÇÃO:
A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM EM DIVERSOS SEGUIMENTOS:
A enfermagem é uma profissão da área da saúde, caracterizada na arte do “cuidar”, nos âmbitos individual, familiar e da comunidade desenvolvendo atividades de proteção, promoção, prevenção, recuperação e reabilitação na saúde em diversos seguimentos.
PRÉ-HISTÓRICO
Século V e XIII:
Está época corresponde ao aparecimento da enfermagem como prática leiga, desenvolvida por religiosos, abrangem o período medieval;
Associada ao trabalho feminino, caracterizado pela pratica do “cuidar”, relacionada com a pratica domiciliar de partos a atuação de mulheres de classe social elevada que dividiam as atividades dos templos com os sacerdotes.
“PRÉ- HISTÓRICO”
Sobre exploração deliberada considerando serviço domestico, quebra dos padrões morais que a sustentava a pratica de enfermagem tornou-se indigna e sem atrativos para as mulheres de classes social elevada;
Com o processo da medicalização e reforma religiosas no século XIV, as religiosas foram expulsas das santas casas de misericórdia, logo recrutaram mulheres como “reputação duvidosas”, bêbadas, prostitutas, mendigas para prestar assistências aos doentes.
HISTÓRIA NO BRASIL:
PERÍODO DA COLONIZAÇÃO ATÉ FINAL DO SÉCULO XIX: 
Rituais místicos (pajés e feiticeiros),práticas domesticas (índios);
Utilização do vasto recursos da flora;
Chegada da colonização europeu e do negro africano (doenças infecto-contagiosas);
As primeiras assistências aos doentes exercido pelos padres jesuítas, religiosos, voluntários e escravos, pratica empírica exercida na maioria por sexo masculino.
A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM
O processo da evolução da enfermagem passa por três momentos histórico:
O surgimento da enfermagem moderna com FLORENCE NIGHTINGALE;
A formação de sua base cientifica com as teorias de enfermagem;
A sistematização da assistência de enfermagem (SAE).
A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM
O trabalho de Florence constituiu uma noção para a história da enfermagem;
Segundo Oliveira et-al (2007), no século XIX o nome Nightingale ganha importância na área da enfermagem a partir da sistematização de um campo do conhecimento, instituindo-se “uma nova arte e ciência para qual é preciso educação formal, organização sobre bases cientificas”. 
A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM:
Segundo Oliveira et-al (2007), a personalidade forte, a visão e a habilidade prática para organização de Florence, conseguiu da enfermagem os poderosos fundamentos, os princípios básicos educacionais e elevação ética que impulsionaram a profissão.
A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM NO BRASIL:
Tem como percussora Ana Nery, a primeira enfermeira do Brasil, chamou atenção por seu trabalho por várias regiões por onde passou durante a guerra do Paraguaio, na qual ela foi convocada a ajudar os feridos durante a guerra, dedicada ao alto do “cuidar” foi homenageado, e conseguiu romper os preconceitos da época que fazia da mulher prisioneira do lar.
A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM EM DIVERSOS SEGUIMENTOS:
A profissão surgiu do desenvolvimento e evolução das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos. As práticas de saúde instintivas foram as primeiras formas de prestação de assistência, numa primeira fase da evolução da civilização, estas ações garantia ao homem a manutenção da sua sobrevivência, estando na sua origem associada ao trabalho feminino. 
A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM:
A importância da teoria de Florence para a sistematização na assistência de enfermagem:
Florence Nightingale é a percussora da enfermagem moderna em todo o universo, desde de Florence adjetivos como disciplina, obediência e a sobrevivência na enfermagem são consideradas como parte indissociável do exercício diário, tantos nas ações assistenciais como na relação enfermeiro/administração/ e gestão hospitalar.
A EVOLULAÇÃO DA ENFERMAGEM EM DIVERSOS SEGUIMENTOS:
A enfermagem atua com perfil generalista, humanístico, critico e reflexivo que o qualificou para uma atuação comprometida com a promoção da saúde e a prevenção das doenças;
A enfermagem possui uma diversidade da atuação do enfermeiro no cenário da saúde nacional, desde o inicio da profissão até os dias atuais.
A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM EM DIVERSOS SEGUIMENTOS:
A evolução da profissão foi ancorada em seu inicio na religiosidade, obediência, submissão, ausência de autonomia, não na especificidade do profissional como se faz atualmente;
Apesar das dificuldade que os profissionais da enfermagem tiveram que enfrentar, devido a incompreensão dos valores necessários ao desempenho da profissão, as escolas espalharam pelo mundo, a partir da Inglaterra.
A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM EM DIVERSOS SEGUIMENTOS:
A sistematização da assistência de enfermagem (SAE) operacionaliza através da aplicação do processo de enfermagem, constitui-se como ferramenta para valorização da enfermagem como ciência vista que suas ações implementadas fundamentou-se um principio cientifico garantindo autonomia e independência na prestação da assistência de enfermagem.
A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM EM DIVERSOS SEGUIMENTOS:
A enfermagem no Brasil moderno (Década
 de 30 a 60);
A educação em enfermagem consolidado, enfermeiros concentrados basicamente na área hospitalar;
Observa-se um crescimento quantitativo de outras categorias na enfermagem para fazer as novas exigência do mercado.
EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM EM DIVERSOS SEGUIMENTOS:
Década de (30 a 60):
Crescimento do setor privado amplia o modelo da assistência, (subdivisão do trabalho);
Enfermeiros desempenham funções administrativa e burocráticas das instituições;
A existência de várias categorias e a divisão do trabalho dificulta o reconhecimento social da enfermagem.
A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM EM DIVERSOS SEGUIMENTOS:
Participação do enfermeiro nas entidades de classes e nas lutas pelas reivindicações profissionais;
Papel subalterno e poder de decisão limitada;
Composto por mulheres, maioria classes média baixa submetida a regime de trabalho assalariado.
EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM EM DIVERSOS SEGUIMENTOS:
Década de (70 a 90):
Iniciou-se o desenvolvimento da pesquisa, com enfoque voltado para organização dos serviços;
A profissão não era reconhecida, sofria preconceitos, os baixos salários, as grandes jornadas de trabalhos, são resultados de um processo histórico que se arrasta até os dias atuais.
A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM EM DIVERSOS SEGUIMENTOS:
A história da enfermagem caminham juntos com as políticas de saúde, desde o início do século vem sofrendo avanços tecnológicos;
A enfermagem é uma ciência que passa por constante transformação, é fundamental que o enfermeiro tenha conhecimento da evolução da história de sua profissão, compreender como ocorreu e a influencia na sua vida profissional.
A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM EM DIVERSOS SEGUIMENTOS:
Os próprios profissionais da área a partir da década de 80 vem resgatando sua historia com objetivo de definir seu papel e consolidar um corpo de conhecimento compatível com as necessidades atuais;
O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde, assistencial, administrativa e gerencial.
 A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM EM DIVERSOS SEGUIMENTOS:
Prestar assistência ao paciente ou cliente em clinicas, hospitais, ambulatório, empresas de grande portes, transportes aéreas, navios, postos de saúde, em domicilio, realizando atendimento de enfermagem, coordenador e auditor de serviços de enfermagem, implementando ações para a promoção da saúde junto à comunidade.
A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM EM DIVERSOS SEGUIMENTOS:
O enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem cabendo-lhe, privativamente a direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde
pública ou privada e chefia de serviços da unidade de enfermagem;
A EVOLUÇÃO DA ENFERMAJEM EM DIVERSOS SEGUIMENTOS:
Cabe a este profissional a organização e direção do serviço de enfermagem, de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas, (planejando, organizando, coordenando, executando e avaliando os serviços de assistência de enfermagem;
Pode executar consulta de enfermagem, prescrição de assistência de enfermagem, cuidados direto ao paciente graves com risco de morte.
 
A EVOLUÇÃO DE ENFERMAGEM EM DIVERSOS SEGUIMENTOS:
Este profissional é responsável pela prevenção e controle sistemático de infecção hospitalar e de doenças transmissível em geral;
Segundo o Conselho Federal de enfermagem (COFEN) em sua resolução (290/04), determina as especialidades de enfermagem da competência do enfermeiro para atuar em diversas áreas;
A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM EM DIVERSOS SEGUIMENTOS:
O enfermeiro(a) pode atuar:
Médico-cirúrgico: pré, trans e pós operatório;
Urgência e emergência: pré e intra hospitalar;
Unidade de diagnostico: assistência durante exames e diagnostico por imagem;
Na educação: formação de profissionais, educação continuada em serviços, praticas educativas, desenvolvimentos de pesquisas;
A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM EM DIVERSOS SEGUIMENTOS:
Gerenciamento em enfermagem;
Administração em serviços de saúde;
Assessoria, consultoria e gestão de qualidade;
Gestão de projetos e auditoria;
Comissão de controle de infecção hospitalar;
Projeto político e pedagógico;
Enfermagem do trabalho;
Enfermagem de resgate.
A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM EM DIVERSOS SEGUIMENTOS:
Administração em enfermagem;
Enfermagem em saúde pública: pode atuar na promoção da saúde e prevenção da doença, na saúde da família, na vigilância em saúde, UBS, creches e escolas, capacitar e supervisionar os agentes de saúde, nos programas de saúde da mulher, da criança, do idoso, do homem, na saúde mental, na assistência domiciliar e outras.
A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM EM DIVERSOS SEGUIMENTOS:
A enfermagem em especialidades:
Oncologia, ginecologia, obstetrícia, pediatria, psiquiatria, aeroespacial, cardiovascular, nefrologia, neonatologia, dermatologia, gerontologia e geriatria, sexologia, terapia intensivas/naturais/tradicionais e complementares não convencionais.
A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM EM DIVERSOS SEGUIMENTOS:
Com a resolução 389 de 18 de outubro de 2011, surgem a especialização de enfermagem:
Offshore e Aguaviária: atuando na assistência e promoção da saúde dos tripulantes e passageiros na área offshore, executando e avaliando programas de prevenções de acidentes de trabalho, prestando assistência de urgência e emergência, em terra como (Onshore) no setor administrativo e supervisão de recursos humanos.
CONCLUSÃO
A enfermagem é uma profissão que tem muito a ser melhorado. Com todas essas melhorias, ainda temos muito que lutar por progresso e reconhecimento, nós futuros profissionais de enfermagem, temos que nos capacitar cada vez mais e fazer com que a sociedade nos reconheça como futuros profissionais de grande importância na área da saúde e indispensável na prestação do “cuidar” como um todo.
REFERÊNCIAS:
American nurse Association (Ana). Disponivel em:hptt:// nursingworld.org/ Main Menu Categaries/certiAntes era exercido por leigos;
TURKIEWICZ, Maria. História da enfermagem;
Conselho Federal De Enfermagem. Documento básico de enfermagem;
GEOVANINI, Telma;...(et.ali) Historia da enfermagem: versões e interpretações. Rio de Janeiro, Revinter, 1995;
www.medicinaintensiva.com.br/enfermagem-historia.htm ;
https://www.google.com.br/imagem

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais