Buscar

Caso concreto 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O código civil não nasceu velho, pois foi possível a sua recepção da Constituição. Porém alguns civilistas criticaram a continuidade de algumas figuras jurídicas, por não serem apropriadas ao contexto social atual. Podemos dizer que o código nasceu de uma adequação.
Na cláusula geral a dúvida está no pressuposto (conteúdo) e no consequente (solução legal), enquanto o conceito jurídico indeterminado a dúvida está somente no pressuposto (conteúdo) e não consequente (solução legal), pois já está predefinida na lei.
1° Maioridade, 2° Testamento e 3° União estável.
Questão objetiva 1
E) A constitucionalização do Direito Privado permitiu a elevação à categoria de direitos constitucionais de institutos que antes eram considerados exclusivamente de Direito Civil.
Questão objetiva 2
A) O princípio da eticidade, paradigma do atual Direito Civil Constitucional, funda-se no valor da pessoa humana como fonte de todos os demais valores, tendo por base a equidade, boa-fé, justa causa e demais critérios éticos, o que possibilita, por exemplo, a relativização do princípio do pacta sunt servanda (o contrato faz lei entre as partes), quando o contrato estabelecer vantagens exageradas para um contratante em detrimento do outro.

Outros materiais