Buscar

simbologia da enfermagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Simbologia da enfermagem - cofen
HISTÓRIA
Os Símbolos da Enfermagem foram aprovados pela Resolução COFEN 218/1999 que aprova o Regulamento que disciplina sobre Juramento, Símbolo, Cores e Pedra utilizados na Enfermagem.
Essa Resolução padroniza o Juramento, Pedra, Cor, e Símbolos a serem utilizados nas Solenidades de Formaturas ou representativas da nossa profissão. É importante destacar que anteriormente não havia nenhuma legislação que normatizava e padronizava esses símbolos.
A escolha do símbolo da enfermagem remonta ao século XIX. É uma homenagem a uma aristocrata inglesa chamada Florence Nightingale (1810-1920), a qual dedicou sua vida à profissão de enfermeira.
Por ocasião da Guerra da Crimeia (1853-1856), Florence trabalhou dedicadamente para cuidar dos feridos. Na base militar de Scutari (Turquia Otomana), ela interviu principalmente nas questões de higiene pessoal, salubridade, medicações básicas e alimentação.
Muito dedicada e cuidadosa, Florence caminhava todas as noites pelos corredores das tendas dos enfermos, a fim de visitar os pacientes feridos. Sempre carregava uma lamparina que iluminava suas rondas noturnas. Por esse motivo, ficou conhecida como a “Dama da Lâmpada”.
Diante disso, o símbolo da enfermagem moderna homenageou Florence Nightingale. Por meio de seus atos, ela demonstrou o zelo, a busca de bem-estar e a saúde de seus pacientes, trazendo a luz e a esperança da cura.
HISTÓRIA
O Símbolo da Enfermagem é representado pela lâmpada à óleo (forma de uma lamparina grega) acesa, uma cobra e a cruz vermelha. Juntos, esses elementos representam essa profissão que se traduz em zelo, cuidado e respeito.
SIMBOLOGIA
Segundo a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Resolução COFEN-218/1999), os significados atribuídos ao símbolo da enfermagem são:
Cobra: magia, alquimia, uma vez que representa o renascimento ou a cicatrização
Cobra + cruz: ciência
Lâmpada: caminho, ambiente
Seringa: técnica
SIMBOLOGIA
SÍMBOLO DO ENFERMEIRO
Lâmpada e cobra + cruz
Lâmpada + seringa
SÍMBOLO DO TECNICO E AUXILIAR DE ENFERMAGEM
Além desses símbolos devemos destacar ainda a cor verde utilizada significando a paz, tranquilidade, cura e a saúde. A Pedra símbolo da enfermagem é a esmeralda e a cor que representa a categoria profissional é a verde esmeralda.
A Resolução COFEN-265/2001 institui a música "Amor e Luz", vencedora do Festival Nacional sobre Profissionais da Vida, de autoria de W. Luz e N. Farias, como Canção Símbolo da Enfermagem Brasileira.
209018.3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais