Buscar

PROJETO TCC

Prévia do material em texto

WAGNER STEFANO GONÇALVES
A RELEVÂNCIA E A APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO
Orientador: Marcelo Bastos
Rio de Janeiro
2017
�
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como principal finalidade o destaque da importância e necessidade do estudo da matemática financeira por alunos do ensino médio. Acredito que o referido tema é de extrema relevância na rotina daquelas pessoas que já utilizam ou irão utilizar serviços bancários e comerciais. Não deixando de citar que é nesta fase da vida que os estudantes ingressam no mercado de trabalho, o que torna o assunto proposto ainda mais relevante.
Durante a pesquisa para delimitação dos aspectos a serem abordados no trabalho achei interessante ter como referência o trabalho realizafo por JERÔNIMO SANTANA DE ARAÚJO SOUSA (2014), pois ele traz fatos históricos que mostram o porquê da carência de conhecimento financeiro dos jovens. Nesta etapa, Renato Kleber Azevedo (2010) também trata do tema e expõe que logo após a consolidação da economia, com o advento do plano real, a quantidade de empréstimos e financiamentos adquiridos pela população foi bem crescente, o que leva a crer uma ausência de aprendizagem da matemática financeira.
A aludida suposição foi confirmada com uma breve pesquisa feita em livros de matemática aplicados no ensino médio, tais como: Matemática: Volume Único, dos Autores Marcondes, Gentil e Sérgio (2002), Matemática - Volume Dois do Autor Manoel Paiva (1999) e Matemática: Contexto e Aplicações - Volume Único do Autor Luiz Roberto Dante (2004), haja vista que a maioria faz uma abordagem rápida do assunto.
Em virtude de todo o exposto acima, acredito ser pertinente apresentar no corpo do trabalho uma maneira simples e prática de se aplicar a matemática financeira no cotidiano, já que umas das finalidades educacionais é o preparo do aluno para a cidadania. Nesse ponto, pretendo relacionar a dificuldade do aprendizado com a necessidade que o professor tem de ser cada vez mais abragente quando lecionar sobre o mencionado tema, apresentando exemplos práticos e rotineiros, e não restringir a sua prática docente a teorias aplicadas em salas de aula.
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A escolha do referido tema visa apresentar a importância da matemática financeira para o aluno do ensino médio, haja vista que é nesse momento da vida que o jovem ingressa no mercado de trabalho. 
Diante da dificuldade que os jovens apresentam para desenvolver uma educação financeira faz-se necessária a utilização de exemplos cotidianos, além do conteúdo passado em sala de aula, acerca da matemática financeira, apresentando-a de forma clara e objetiva.
A principal intenção é expor, primeiramente, os aspectos históricos e o conceito da matemática financeira. Por conseguinte, apresentar a aplicação da matemática financeira do dia-a-dia. E, por fim, analisar a relevância da mesma no ensino médio.
1.2 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Visando assimilar o estudo da matemática financeira por jovens do ensino médio, surge no presente trabalho a seguinte problemática: de que maneira o aprofundamento no ensino da matemática financeira contribui para uma população economicamente mais consciente? 
2 JUSTIFICATIVA
A matemática financeira é um ramo da matemática que pode ser explorado de maneira bem abrangente pelo professor, haja vista ser um assunto com grande possibilidade de aplicação na prática cotidiana, o que facilita a aproximação dos estudantes com aquele que está lecionando, pois quando o aluno torna-se agente atuante na disciplina o seu grau de interesse tende a aumentar gradativamente. Em virtude disso, faz-se necessário que as escolas notem a relevância da matéria e desenvolvam um estudo mais aprofundado nos conteúdos apresentados no ensino médio.
Luiz Roberto Dante (2004) inicia a abordagem do tema expondo equiparações entre pagamento à vista ou parcelado, o que acredito ser bem interessante quando tratado do aspecto financeiro. O autor cita alguns exemplos de aplicações da matemática financeira como parâmetro para se calcular valor de prestações e rendimento de poupança. Isso aproxima o estudante da vida prática, quando associada ao conteúdo apresentado. 
A partir da maneira como o supramencionado autor trata do assunto, torna-se evidente que é fundamental que os exemplos e exercícios passados em sala fujam daqueles padronizados, que pouco estimulam os estudantes a participar das aulas. É interessante que o jovem seja inserido no conteúdo, seja utilizado como referência, ou seja, é imprescindível a estimulação do aluno.
 A junção da teoria com a prática no aprendizado da Matemática Financeira é de extremo auxilio, quando envolve o âmbito social o aluno se interessa, ele consegue relacionar com seu discernimento, com o que lhe é exposto, fazendo uma ligação entre uma coisa e outra, o que torna o conhecimento mais duradouro. 
Já Manoel Paiva (1999) para abordar o assunto trata apenas dos juros compostos, sob a afirmação de que estes são utilizados com mais frequência nas transações do dia a dia. Ele apresenta, ainda, como usar a fórmula através de uma tabela do Excel. A abordagem desse autor é bem sucinta e deixa a desejar em conteúdos básicos do ensino fundamental, que servem de gancho para o aprendizado da matemática financeira no ensino médio.
Com a referida pesquisa, ficará mais evidente que ensinar não se resume a transmissão de conhecimento, mas sim envolver o jovem estudante e estimular o seu raciocínio, com a exposição de problemas cotidianos para serem resolvidos. 
Por fim, espero, com este trabalho, auxiliar no aprimoramento do tema e sensibilizar os professores de ensino médio para a necessidade de se trabalhar de maneira mais aprofundada e objetiva a matemática financeira com seus alunos.
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
	Expor a importância e necessidade de um ensino mais aprofundado da matemática finaceira para alunos do ensino médio, para, assim, formar adultos com mais consciência na hora de gastar o seu dinheiro.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar a importância da matemática financeira na vida de jovens;
Apontar a carência de contúdo nos livros utilizados no ensino médio;
Expor de que maneira o professor pode facilidar a aprendizagem dos estudantes;
Relacionar a necessidade do estudo com a formação de adultos mais conscientes com seus gastos. 
4 METODOLOGIA
Para elaboração do artigo monográfico será feita pesquisa de campo com os alunos e professores de matemática do COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR ERNESTO FARIA, com o intuito de abordar os conceitos de matemática financeira para, assim, adentrarmos na importância que ela exerce na vida de jovens que lá cursam o ensino médio.
Primeiramente, irei realizar pequenos testes com os estudantes, com a resolução de questões sobre o referido tema. Logo em seguida, farei entrevistas com os professores, para extrair a necessidade de explanação clara e objetiva do assunto, com enfoque na relevância da utilização de exemplos práticos de situações que ocorrem no cotidiano.
Será analisada, também, a carência de conteúdo teórico nos livros indicados pelo Ministério da Educação e utilizados pelos alunos e professores do colégio em questão, para melhor compreensão do défict de conhecimento financeiro.
Por fim, a metodologia a ser empregada no presente projeto monográfico, concentra-se na pesquisa comparativa e raciocínio dialético vez que a questão inerente ao tema é suscetível de diversos questionamentos e posicionamentos.
5 REFERÊNCIAS 
BRASIL, PCNEM. Parâmetros Curriculares Nacionais Para Ensino Médio. ed. Brasília, 1999.
CARVALHO, Valéria de. Educação Matemática: Matemática & Educação Para O Consumo. 1999. 161 f. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas.
CRESPO, Antônio Arnot. Matemática Comerciale Financeira Fácil. 13º Ed.- São Paulo: Saraiva,2009.
SAVOIA, J.R.F. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Rio de Janeiro, 2007.
VARGAS, G. Matemática Lúdica no Ensino Fundamental e Médio (Artigo – Universidade Tuiuti do Paraná), Curitiba: 2010.
DANTE, Luiz Roberto. Matemática Volume Único. 2. Ed. São Paulo: Ática, 2004.
PAIVA, Manoel Rodrigues. Matemática Volume 2. 2. Ed. Rio de Janeiro: Ética, 1999.
MARCONDES, Carlos Alberto, Gentil, Sérgio. Matemática Volume Único. 6. Ed. São Paulo: Ática, 2002.

Outros materiais