Buscar

SISTEMA LINFÁTICO

Prévia do material em texto

SISTEMA LINFÁTICO
Disciplina: anatomia
Discentes: Hevellem Lima, hélio Guimarães, 
Fernando silva, janderson lima e Raul norberto
SISTEMA LINFÁTICO
O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfoides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório 
Como é formado?
Algumas de suas funções:
Remoção de fluidos em excesso
Absorção dos ácidos graxos
Produção de células imunes
CIRCULAÇÃO LINFÁTICA
A circulação linfática é responsável pela absorção de detritos e macromoléculas que as células produzem durante seu metabolismo, ou que não conseguem ser captadas pelo sistema sanguíneo.
CIRCULAÇÃO LINFÁTICA
CIRCULAÇÃO LINFÁTICA
PROBLEMAS PROVENIENTES DA MÁ CIRCULAÇÃO
Linfedema
Inchaço causado por uma obstrução do sistema linfático.
Varizes
Veias torcidas e dilatadas, que aparecem principalmente nas pernas e nos pés.
DUCTOS LINFÁTICOS 
Ductos linfáticos são partes dos vasos linfático com maior calibre, responsáveis por mandar a linfa para partes distintas do corpo. São classificados em ducto direito e ducto torácico.
DUCTOS LINFÁTICOS
ÓRGÃOS LINFÁTICOS 
A medula óssea, o baço, os linfonodos (nódulos linfáticos), as tonsilas palatinas (amígdalas), a tonsila faríngea (adenoides) e o timo (tecido conjuntivo reticular linfoide rico em linfócitos) são órgãos do sistema linfático. 
Os órgãos linfáticos que produzem e maturam linfócitos são classificados como linfoides primários, sendo eles: Medula óssea e Timo; 
ÓRGÃOS LINFÁTICOS
Produzem e maturam linfócitos. 
Linfócitos T
Linfócitos B
Linfócitos NK (Natural Killer)
MEDULA ÓSSEA
ÓRGÃOS LINFÁTICOS
São pequenos órgãos em forma de feijões localizados ao longo do canal do sistema linfático. São os órgãos linfáticos mais numerosos do organismo. Armazenam células brancas (linfócitos) que tem efeito bactericida, ou seja, são células que combatem infecções e doenças.
LINFONODOS 
ÓRGÃOS LINFÁTICOS
 BAÇO 
É um órgão excluído da circulação linfática porém interposto na circulação sanguínea e cuja drenagem venosa passa, obrigatoriamente, pelo fígado. Contém grande quantidade de macrófagos, necessários para fagocitose de corpos estranhos ou lixo orgânico, e também possui um reservatório de sangue. 
ÓRGÃOS LINFÁTICOS
TIMO
Considerado um órgão linfático por ser composto por um grande número de linfócitos e por sua única função conhecida que é de produzir linfócitos. Órgão linfático mais desenvolvido no período pré-natal, retrocede desde o nascimento até a puberdade.
ÓRGÃOS LINFÁTICOS
TONSILAS PALATINA, FARÍNGEA E LINGUAL
Todas as tonsilas possuem as mesmas características, são estruturas constituídas por tecido linfoide, ricas em glóbulos brancos, com diferença apenas em suas fixações. Localizam-se na orofaringe, ou seja, na transição da boca para a faringe. 
Tonsilas Palatinas (amígdalas)
Localizadas na parte de trás da boca, ao lado da garganta
Tonsilas Faríngeas (adenoides) 
As duas adenoides se situam atrás das cavidades nasais e acima do palato mole (céu da boca).
Tonsilas Linguais 
Situa-se na base na língua, atrás do V lingual até a epiglote.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes