Buscar

CRIMINOLOGIA AV2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 184426)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com a Revolução Industrial no século XIX, o desenvolvimento do capitalismo e das ciências naturais, bem como o aumento da criminalidade, nasce o estudo científico do crime e, principalmente, do criminoso. Qual escola que surgiu fazendo duras críticas à escola clássica e seu articulador?
		
	
Resposta: Abolucionismo penal.
	
Gabarito: Positivismo, Enrico Ferri
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 184151)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Thalita, uma jovem muito bonita que aprecia provocar os rapazes nas festas que frequenta, ao sair sozinha numa noite com uma roupa curta, justa e decotada vem a ser atacada por um rapaz que já a conhecia destas festas, vindo a estuprá-la. Qual teoria da vitimologia melhor analisa a participação de Thalita no processo vitimizador? É possível identificar algum paralelo entre esta teoria e o positivismo? Justifique.
		
	
Resposta: A Teoria do crime precipitado pela vítima.
	
Gabarito: Segundo a teoria do crime precipitado pela vítima Thalita contribuiu para com o delito, tendo em vista características pessoais que a tornam mais vulnerável, tal como num modelo positivista, mas, neste caso, o determinismo se refere à vítima.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 172982)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale dentre as alternativas abaixo elencadas aquela que corresponde ao conceito de Criminologia, apresentado por Garcia Pablos de Molina:
		
	 
	A Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime contemplado este como problema individual e como problema social
	
	A Criminologia é uma ciência do dever ser na qual as condutas infracionais se configuram em únicos objetos de estudo na busca de uma solução para a criminalidade
	
	A Criminologia é uma ciência empírica e unidisciplinar, que se ocupa exclusivamente do estudo do crime e que trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime contemplado este como problema meramente individual
	
	A Criminologia é uma ciência valorativa que estuda determinados crimes, incrementando as técnicas de investigação e elucidação da prática criminosa
	
	A Criminologia é uma ciência teórica, assim como o Direito, e o seu estudo está adstrito à análise da legislação penal e processual penal cabíveis na hipótese do cometimento de uma infração penal
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 139780)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A lei 11.343/2006, veio tratar de forma diversa os crimes relacionados a entorpecentes, cominando penas restritivas de direitos ao usuário e aumentando a pena mínima do traficante. Analisando esta lei segundo a teoria do conflito, como poderia se explicar estas mudanças, as quais impossibilitam, na maioria das vezes, a aplicação de penas alternativas pera o tráfico?
		
	
	Por força dos inúmeros conflitos resultantes do tráfico de drogas, esta lei vem coibir com maior rigor tal prática a fim de reduzir a criminalidade
	
	Considerando o usuário como doente, a pena visa tratá-lo, o que também deve ser aplicado ao traficante, quando dependente, durante o cumprimento de sua pena
	 
	verifica-se o tratamento mais benéfico para o usuário pertencente à classe dominante e um maior rigor ao traficante do morro
	
	Como são dois lados da mesma moeda, o usuário e o traficante deveriam ter a mesma pena
	
	O usuário recebeu uma pena mais rigorosa, porém, não mais privativa de liberdade
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 140215)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Foi noticiada pelos meios de comunicação uma pesquisa que demonstra uma grande defasagem entre o número de ações penais e sentenças face o número de ocorrências policiais nas delegacias. Observa-se, com isto, que as estatísticas não representam o número exato de crimes que realmente são praticados. Assim, responda como se chama este fenômeno e qual o fundamento deste problema, segundo a teoria do etiquetamento.
		
	
	É a mobilidade social que impossibilita a identificação de criminosos
	 
	É a mobilidade social que decorre da transnacionalização da maioria dos crimes
	 
	A cifra negra ocorre porque o sistema penas é seletivo
	
	É a anomia, uma vez que todos praticam crimes, tornando-se algo normal
	
	A cifra negra ocorre apenas pelo alto índice de corrupção no poder público
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 241655)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No que se refere ao abolicionismo penal, temos que este:
		
	
	Intervém profundamente na ideia de que os indivíduos devem ser punidos pelos seus atos criminosos;
	
	Baseia-se na ideia de imparcialidade do sistema penal;
	 
	Advoga a ideia de que o sistema penal não consegue resolver os conflitos e estes devem ser devolvidos à sociedade.
	 
	É fundado com base no modelo repressor da sociedade de controle;
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 158341)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Numa novela de grande audiência, uma das personagens, jovem, bem-educada e gentil, passa a fumar maconha. Já no dia seguinte, começa a usar roupas negras e seu comportamento muda, ficando preguiçosa, agressiva e alienada. Segundo os discursos que legitimam o controle das drogas, marque a opção que melhor analisa o caso, conforme um olhar crítico da Criminologia.
		
	
	O caso demonstra uma realidade que legitima a atual política criminal
	
	A cena incentiva o uso da droga, pois a relaciona com liberdade
	
	trata-se de um olhar garantista, pois exige a garantia da saúde do usuário
	 
	Trata-se de uma amostra do discurso moral, que vê a droga como um agente que corrompe a alma do indivíduo
	 
	O caso reforça o discurso médico demonstrando que a droga gera disfunções cerebrais
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 239112)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A pena como reação punitiva a uma conduta delituosa, caracterizada por seu teor aflitivo ao atingir determinado direito do condenado, necessita de uma fundamentação para que seja legitimada, principalmente num:
		
	 
	Estado liberal
	
	Estado interventor
	
	Estado ditatorial
	
	Estado totalitário
	 
	Estado democrático de Direito
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 184325)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Laila, uma jovem muito bonita e que aprecia provocar os rapazes nas festas em que freqüenta, ao sair sozinha numa noite com uma roupa curta, justa e decotada vem a ser atacada por um rapaz que já a conhecia destas festas vindo a estuprá-la. Qual teoria da vitimologia melhor analisa a participação de Joana no processo vitimizador?
		
	
	todas as assertivas estão corretas
	
	teoria assistencialista.
	
	teoria da anomia.
	
	teoria positivista.
	 
	teoria do crime precipitado pela vítima.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 744677)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Polícia abre inquérito para investigar ambulante pela venda clandestina de drogas. Apura-se que o agente fingia vender lanches, fornecendo cocaína para compradores já conhecidos. Apura-se ainda eventual envolvimento de policiais, que com conhecimento da conduta, não abordavam o ambulante. Com base nesta reportagem veiculada em site de jornal de grande circulação nacional e nas aulas ministradas sobre mídia e política criminal, assinale a opção correta:
		
	 
	Os meios de comunicação de massa possuem grande influência sobre a opinião pública e através da reportagem citada pode dar à sociedade a imagem de que todos os ambulantes sejam desonestos.
	
	Os meios de comunicação de massa não influenciam a opiniãopública em relação à probidade de seus agentes públicos, sendo rara a citação de envolvimento de policiais em atividades ilícitas.
	
	Os meios de comunicação de massa possuem grande influência sobre a opinião pública e têm como principal finalidade buscar a verdade dos fatos de modo a impedir a propagação de notícias que possam gerar insegurança à sociedade.
	
	Os meios de comunicação de massa influenciam a opinião pública em relação à probidade de seus agentes públicos, sendo rara ou inexistente a citação de envolvimento de policiais em atividades ilícitas.
	
	Os meios de comunicação de massa não influenciam a opinião pública, pois a sociedade brasileira é crítica em relação às notícias que são veiculadas, bem como não se preocupa com matérias que envolvam agentes públicos.

Continue navegando