Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE OPRACOES AULA 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
7a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: GST0580_EX_A7_201802330691_V1 
	18/05/2018 19:26:20 (Finalizada)
	Aluno(a): TAMIRES RODRIGUES DO NASCIMENTO
	2018.1 EAD
	Disciplina: GST0580 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 
	201802330691
	 
	Ref.: 201802608452
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A área de operações representa a área que trabalha diretamente com as atividades fins de uma organização. Está muito associada a produção/serviços e a logística. Assim, quais as principais preocupações que devem nortear o funcionamento das operações de uma empresa para manter sua vantagem competitiva?
		
	
	eficiência, eficácia, baixo custo, qualidade e lucratividade
	
	fluxo de caixa, projetos, aumento de receita e diferenciação
	
	rentabilidade, capital de giro e financiamento dos recursos
	 
	custo, flexibilidade, confiabilidade, rapidez e qualidade
	
	motivação, liderança, recompensa e boa gestão
	
Explicação:
Como vimos em nossa aula, o gerente de operações deverá tomar todas as providências para manter uma estrutura de custosbaixos a fim de que a empresa consiga oferecer produtos e serviços de qualidade a um preço justo e acessível a seus consumidores, mas que também garantam uma margem de lucro compensatória.
A empresa tem que zelar pela qualidade dos seus produtos e serviços, uma vez que produtos e serviços de alta qualidade possibilitam maior satisfação do consumidor e ajudam a fazer a diferenciação da empresa entre seus competidores.
Uma outra maneira da organização tornar-se mais competitiva é reduzindo o período de seu ciclo de atuação, obtendo dessa forma a rapidez na entrega dos seus produtos ou serviços aos usuários. A empresa que se propõe a competir no mercado com base na rapidez deve considerar a rapidez da entrega (tempo gasto entre o pedido do cliente e a entrega do produto ou prestação de serviço), a rapidez da operação interna (tempo gasto para produzir os bens ou serviços) e a  velocidade de desenvolvimento (rapidez com que um produto ou serviço é introduzido no mercado, ou seja, o tempo gasto entre a geração da ideia, o projeto final e a produção).
Uma outra forma de competição vantajosa para a empresa é o desenvolvimento de relações duradouras com seus consumidores. Para que isso aconteça, a organização tem que perseverar no cumprimento dos compromissos assumidos com seus clientes, oferecendo-lhes produtos ou serviços nos quais possam confiar. A empresa deverá também atender às expectativas dos seus consumidores de forma pontual, sem atrasos ou cancelamentos. Em resumo, a empresa deve passar confiabilidade.
A organização também pode buscar vantagem competitiva por sua capacidade de alterar suas operações, ajustando-se às demandas do cliente. Essa capacidade de ser flexível vem se destacando como vantagem competitiva ao longo das últimas décadas, devido às constantes alterações no perfil do consumidor, agora cada vez mais na busca de produtos e serviços customizados, ou seja, personalizados de acordo com suas necessidades específicas.
	
	 
	Ref.: 201802932766
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Marque a afirmativa CORRETA referente às características da administração de operações.
		
	
	A administração de operações é responsável por transformar insumos e recursos em produtos e serviços semi-acabados.
	
	A área de administração de operações faz parte do nível institucional de uma organização.
	
	A administração de operações tem como seu objetivo principal, decidir o leiaute das instalações.
	 
	A função de administrar operações é desenvolvida pelo gerente de operações, sendo que a denominação pode variar de organização para organização.
	
	O gerente de operações é responsável por formular uma estratégia de operações, independente da estratégia traçada pelo nível institucional.
	
Explicação:
Comentário do Professor.
Pergunta
Apresenta em seu texto de  conteúdo (introdutório) para enfatizar os conceitos de Adminsitração de Operações pelo profissional na empresa.
O Gabarito Comentário 
 
 
	
	 
	Ref.: 201802555120
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	"A função produção tem como essência adicionar valor aos bens e serviços durante o processo de transformação". (TUBINO,2000 citado por SILVA FILHO,BENEDICTO,CALIL , 2010,p.181 ).
Tal afirmativa está diretamente relacionada com a seguinte área da Administração:
		
	
	Recursos Humanos
	
	Marketing
	
	Contabilidade
	
	Financeiro
	 
	Operações
	
Explicação:
Gabarito Comentado
O Gestor desempenhando as atribuições dentro da empresa na  Área de Operações - pode articular as Funções Administrativas : planejar, organizar, dirigir e controlar - adequando os macroprocessos e microprocessos de transformação dos insumos de produção em produtos. Com essa visão o Gestor pode reduzir os custos de produção e os desperdícios. 
	
	 
	Ref.: 201802599617
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Administrando de maneira competente o sistema de operações, as organizações podem ser mais produtivas, mais eficientes e aptas a colocar no mercado produtos e serviços que verdadeiramente atendam as necessidades dos consumidores. Podemos afirmar sobre o sistema de operações:
		
	 
	É a atividade-fim de qualquer organização.
	
	É a atividade meio de qualquer organização.
	 
	É a atividade de controle de qualquer organização.
	
	É a atividade intermediária de qualquer organização.
	
	É a atividade mercadológica de qualquer organização.
	
Explicação:
Gabarito Comentado
Para as empresas um Sistema de Administração - está respaldado pelas Atividade Fim da empresa - com um foco na articulação dos objetivos da empresa, criando e gerando espaços produtivos em suas atividades de trabalho e nas suas realizações tangíveis de resultados.
 
	
	 
	Ref.: 201802604507
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Qual a área da administração em que os gestores precisam assumir várias decisões complexas, que vão desde o projeto do produto, passando pela especificação da capacidade de produção e pela localização das instalações.  Decidem também quanto à escolha dos processos de produção e dos arranjos físicos.
		
	
	Finanças
	
	Marketing.
	 
	Operações.
	
	Logística
	
	Contabilidade de custos.
	
Explicação:
Gabarito Comentado
Em uma empresa a Área de Operações - está sempre envolvida em questões logísticas. Definir adequadamente o arranjos físicos - (gerando uma otimização do espaço com conforto e utilização produtiva - sempre vão exigir do profissional da Área de Operações - inúmeras habilidades técnicas e de relacionamento interpessoal).
 
	
	 
	Ref.: 201803047421
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A atividade fim de qualquer organização é seu sistema de operações, que responde pela transformação dos insumos ou matérias primas em produtos ou serviços acabados. Assinale a ÚNICA alternativa que representa um exemplo de atividade fim:
		
	 
	Em uma agência revendedora de automóveis, o serviço do vendedor é uma atividade fim.
	
	Em um loja de departamentos, o serviço de informática é um exemplo de atividade fim.
	
	Em uma fábrica de sapatos, pode-se dizer que a área de recursos humanos, especificamente recrutamento e seleção, é uma atividade-fim.
	
	Em uma instituição educacional, o serviço do segurança é uma atividade fim.
	
	Em uma fábrica de sorvetes, o serviço de limpeza é uma atividade fim.
	
Explicação:
Atividades fins são aquelas diretamente vinculadas a missão da empresa, como por exemplo a área comercial ou a de fabricação. Atividades meios são aquelas que dão suporte ao desenvolvimento das atividades fins, como por exemplo, a atividade contábil, de segurança,telefonia, manutenção, recrutamento e seleção.
Assim sendo, na questão a ÚNICA alternativa que representa um exemplo de atividade fim é a da agência revendedora de automóveis, uma vez que o serviço do vendedor é uma atividade fim, pois vender é uma atividade comercial, finalidade maior da empresa.
Na fábrica de sapatos não podemos considerar a área de recursos humanos, especificamente recrutamento e seleção, uma atividade-fim, pois ela é apoio. Uma atividade que apoia as áreas produtivas e negociais da fábrica.
Na instituição educacional o serviço do segurança também não é uma atividade fim, pois ele é apenas um meio, não o fim, que é a atividade educacional.
Em uma loja de departamentos, da mesma forma, o serviço de informática é um exemplo de atividade meio, que da suporte a atividade fim, o comércio de varejo.
Finalizando, em uma fábrica de sorvetes o serviço de limpeza também é um meio para que a empresa possa realizar a sua atividade fim, que é a produção e comercialização de sorvetes.
	
	 
	Ref.: 201802592932
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Uma das principais áreas funcionais da organização, responsável pela transformação das necessidades e dos desejos dos clientes em produtos e serviços concretos é:
		
	
	Administração de marketing
	
	Administração de recursos humanos
	 
	Administração de operações
	
	Administração financeira
	
	Administração de materiais
	
Explicação:
A opção que indica coerentemente a área responsável pela transformação das necessidades dos clientes em produtos e/ou serviços é a - Administração de operações.
Nas outras opções apresentadas na questão temos a área de Marketing que procura captar essas necessidades, e as outras que funcionam como atividades-meio, proporcionando condições para o perfeito andamento das operações.
	
	 
	Ref.: 201802932836
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A área de administração de operações cuida dos processos presentes em todas as organizações, sejam de serviços ou de produção. O que existe em comum nesses dois tipos de organizações é o processo de transformação que se constitui a base da área de administração de operações. O que pode diferenciar uma organização de outra é a natureza dos bens produzidos. Marque a afirmativa FALSA quanto às características desses dois tipos de organização, como destacadas pelos autores Sobral e Peci (2008):
		
	
	Nas Organizações de serviços o resultado é customizado.
	
	Nas organizações de manufatura os bens podem ser armazenados para consumo posterior.
	 
	Nas organizações de manufatura produzem bens tangíveis, duráveis e intangíveis.
	
	Nas organizações de manufatura a localização é menos importante para o sucesso da organização.
	
	Nas Organizações de serviços a qualidade dos serviços é percebida, mas muito difícil de ser medida.
	
Explicação:
Organizações de manufatura: São aquelas responsáveis por produzir bens tangíveis e duráveis (por exemplo, fabricantes de mesas, de geladeiras ou de carros). Bens podem ser armazenados para consumo posterior.  A quantidade e a qualidade dos bens produzidos são facilmente mensuráveis. O resultado é padronizado. Pouca participação e pouco contato com o consumidor. A localização é menos importante para o sucesso da organização. Emprego intensivo de capital
Organizações de serviços: Estas organizações são responsáveis por produzir bens imateriais, os chamados serviços (por exemplo, hospitais, universidades, salão de cabeleireiros). Produzem bens intangíveis. O consumo e a produção dos serviços são simultâneos. A qualidade dos serviços é percebida, mas muito difícil de ser medida. O resultado é customizado. Amplo contato e participação do consumidor durante o processo de transformação. A localização é crucial para o sucesso da organização. Emprego intensivo de trabalho.

Outros materiais