Buscar

CNN: A Importância da Velocidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 – Segundo Bimestre 
Caso 1 - CNN – A velocidade é a tarefa nº 1 
Tempo é fundamental. E nenhuma empresa no mundo demonstra melhor a importância da vantagem competitiva baseada na velocidade do que a CNN. Tudo na empresa, seu compromisso empresarial original, suas operações diárias, suas tecnologias, toda ela tem a velocidade como característica fundamental. No novo paradigma gerencial do século XXI, o mais rápido vencerá: aquele que reconhecer para onde a multidão vai antes que a própria multidão saiba disso e estiver lá para cumprimentá-la quando ela chegar. E ninguém entende isso melhor do que Ted Turner, um misto de capitão de indústria, esportista, ambientalista e criador da CNN. Mas, você pode perguntar: vinte e quatro horas de notícias? Não foi sempre assim? 
Certamente, mas vivemos em um mundo em que a batata é assada em dez minutos em um forno de micro-ondas, quando levava horas para ficar pronta em um forno convencional, e nossas cartas demoram apenas segundos para chegar ao destino via fax ou e-mail, quando levavam uma semana ou mais pelo correio, que ainda não mudou. Então, por que esperar até as 20:00 horas da noite pelo noticiário da TV, se podemos ter a notícia agora? Turner soube reconhecer o explosivo potencial de campos de satélite e tecnologias a cabo rapidamente convergentes na década de 1980 quando a ideia da transmissão instantânea pelo mundo ainda não tinha precedentes. O lançamento da CNN decorreu de Turner ter reconhecido uma necessidade latente, nos consumidores, de notícias: algo atual, não reprocessado e enlatado como as demais ofertas. Foi aí que concebeu o conceito de um canal de TV de notícias. Aliás, o mundo dos negócios é como um jogo de xadrez: é preciso pensar vários movimentos adiante. Mas a maioria não faz isso. Ela pensa em um movimento de cada vez. Qualquer jogador de xadrez sabe que ao jogar contra um oponente que pensa em um movimento por vez, nem precisa se preocupar com a própria vitória, pois ela já está garantida. Turner teve uma dupla percepção revolucionária: primeiro, porque o apetite do público poderia ser enorme para um canal exclusivo de notícias; e segundo, porque as novas tecnologias de comunicação poderiam ser impulsionadas para assegurar um canal com cobertura global e instantânea. Antes da CNN, os associados eram obrigados pela rede a comprar notícias produzidas e polidas, que relatavam acontecimentos do início do dia ou até do dia anterior. Turner adotou a ideia de comprar notícias de uma infinidade de localidades distantes ao vivo e sem licença, posição que nenhuma rede seria capaz de assumir. Durante grandes eventos de notícias, como a cobertura da Operação Tempestade no Deserto, a audiência da CNN foi gigantesca. 
A cobertura da Guerra do Golfo pela CNN atraiu 50 milhões de telespectadores apenas nos Estados Unidos e nem mesmo o Pentágono pôde equiparar-se à capacidade da CNN em obter informações em primeira-mão. A CNN tornou-se a melhor fonte de informação global, pois os telespectadores acreditam que ela sempre terá as informações mais atuais. A CNN gerencia suas operações de modo diferente dos programas de notícias das redes mais antigas e convencionais. Cada aspecto do sistema da CNN visa a maximizar a capacidade da rede em termos de velocidade. A programação do dia é exposta em uma breve reunião de meia hora pela manhã. Essa programação inicial não é sagrada. Afinal, os desastres naturais, os acidentes e as guerras não acontecem conforme o cronograma da CNN. Os acontecimentos são constantemente atualizados à medida que são apresentados. Alguns são descartados e outros acrescentados. As decisões são tomadas no desenrolar do dia e em questão de segundos. Os comitês são praticamente inexistentes e altamente informais. As equipes de notícias são compostas por pelo menos um repórter e um único câmera, algo desconhecido nas outras redes. 
Embora as grandes decisões políticas sejam tomadas pela sede da CNN em Atlanta, os funcionários que estão em campo são encorajados a tomar a iniciativa em decisões sobre notícias à medida que ocorrem. Essa descentralização de responsabilidade e tomada de decisão também contribui para a velocidade. Se os jornalistas tivessem de enviar perguntas para Atlanta e esperar respostas antes de transmitir a notícia, o atraso poderia ser de apenas alguns minutos. Mas na área de notícias, isso pode ser o suficiente para que a vantagem se esvaia. As coisas acontecem com tamanha rapidez que, em média, cada hora de transmissão contém 22 minutos de cobertura recente. As outras grandes redes de televisão transmitem as notícias duas ou três vezes por dia e frequentemente usam gravações em vídeo e reportagens produzidas doze ou mais horas antes da transmissão. A CNN foi a primeira empresa do mundo a empregar tecnologia de ponta com uma estrutura organizacional baseada na velocidade para alimentar o crescente apetite internacional para informação e análise instantânea. Outros podem até chegar lá um dia, mas quando isso acontecer, podem estar certos de que Ted Turner terá avançado ainda mais na competitividade com outra inovadora quebra de paradigma. Nesse momento, e em futuro previsível, ele dará as cartas do jogo que essencialmente inventou.
ATIVIDADE A SER REALIZADA
Para realizar a atividade leia as orientações a seguir; respeite os critérios estabelecidos: Leia o texto a seguir e Escreva entre 15 a 20 linhas.
Estudo de caso visa a compreensão de um acontecimento de sucesso em uma organização. A participação desta atividade está em: Ressaltar partes importantes do papel do Ted Turner na condução da CNN. 
Caso 2: Google – A melhor empresa do mundo para se trabalhar
Com um faturamento de US$120 bilhões e quase 6.000 funcionários, a Google tornou-se um fenômeno nos negócios, graças ao seu sistema de busca na web. Entretanto, só conseguiu atingir a excelência através da busca pelo talento, o principal desafio de todas as empresas do planeta. Para atrair profissionais de primeira linha, descobriu que não bastava oferecer altos salários. Precisou (e conseguiu) se transformar na melhor empresa para se trabalhar. Nenhuma outra empresa oferece tantos benefícios e se preocupa com o bem-estar de seus empregados como a Google. O primeiro segredo da Google foi oferecer condições únicas para as pessoas desenvolverem seus talentos e serem criativas: “O mais importante é que as pessoas estão muito entusiasmadas com o que elas fazem” disse um dos criadores Sergei Brin à revista Época. A segunda diferença da Google está na liberdade dos funcionários. Além de dar todas as facilidades materiais para o bem-estar de seus empregados, a Google utiliza técnicas de gestão arrojadas para incentivar a criatividade. Cada profissional tem 20% do tempo livre para se dedicar a um projeto de sua predileção, “Se você tem uma paixão e ela é boa para a empresa, pode trabalhar um dia por semana só nisso” disse Larry Page, o outro sócio da empresa. Foi assim que nasceram novos produtos como o orkut. O terceiro segredo é o incentivo ao trabalho em conjunto, mas apenas grupos de no máximo cinco pessoas, o que mantém o clima de iniciante, em que as pessoas trabalham em pequenas equipes ou sozinhas.
MÁQUINA DE CONTRATAÇÕES 2003 500 2004 2.500 2005 5.000 Nos últimos três anos, o quadro de funcionários do Google se multiplicou por dez. 
TUDO POR UMA VAGA
150.000 currículos todo mês 9 funcionários são contratados por dia, no mundo 5.000 é o total de empregados que a empresa tem atualmente.
VANTAGENS INÉDITAS 
Os funcionários do Google têm uma série de benefícios que outras companhias não oferecem. Refeições gratuitas Viagens de um dia para esquiar. Médico e dentista de plantão na sede da empresa Lavanderia e secagem de roupa grátis. Transporte livre para algumas localidades próximas à sede. Os engenheiros têm 20% do tempo livre para se dedicar a projetos pessoais Área para que os funcionários deixem seus cachorros Aula de meditação Fatores como os citados anteriormente fizeram da Google um imã para os grandes talentos de engenhariae ciência da computação dos Estados Unidos e do mundo. Garantir um emprego na Google é tarefa para os melhores profissionais do mercado. Crise no modelo de trabalho na sede brasileira. O modelo da matriz americana está sendo repassado para o Brasil, entretanto, a rotina de trabalho liberal virou assunto de reuniões na sede de São Paulo. Alguns chefes se sentem incomodados com os funcionários que jogam frescobol no meio do expediente, mas não têm autoridade para pedir que voltem ao trabalho. “Há executivos que vêm de companhias sisudas e têm problemas de adaptação”, tanto que a empresa está refinando seu processo de seleção. “Cada vez mais procuramos por um profissional informal e com um ótimo currículo”. Afirmou Alexandre Hohagen à revista Exame. 
Fonte: Revista Época (06/02/06) e Você S/A (05/06).
Pontos para Discussão:
1. Por que a Google é considerada a melhor empresa do mundo para se trabalhar?
2. Você acredita que o modelo de gestão da Google exerce influência na motivação?
3. Em sua opinião, existem limites para o clima de informalidade da empresa?
4. Por que a empresa está tendo dificuldades para implementar o modelo no Brasil?

Outros materiais