Buscar

A Teoria Tridimensional de Miguel Reale

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Teoria Tridimensional de Miguel Reale
Segundo Miguel Reale para se compreender o fenômeno jurídico é necessário que se leve em consideração o fato, o valor e a norma. Para diversos juristas, o Direito é apenas como norma, outros pontuam que é o fato e outros, valores. Porém, Reale propõe o Tridimensionalismo do Direito que se baseia em uma integração normativa de fatos segundo valores. 
O fenômeno jurídico nasce de valores existentes, para que estes possam posteriormente integrarem os valores impostos como regra geral. Esses valores podem ser compreendidos também como um conjunto de ações que são consideradas socialmente adequadas, por visarem o bem comum, sendo inerentes a sociedade, para que esta subsista, mantenha sua integridade e se desenvolva.
O fato consiste em formas de agir, pensar e sentir do indivíduo, que são determinados também por fatores externos. O fato está intimamente ligado com a sociedade e a cultura de um determinado povo.
Enquanto a norma é o Direito tal como o vemos, expresso, contendo regras segundo uma concepção de utilidade, o ordenamento jurídico de modo geral. Usada como forma de expressar o que deve e o que não deve ser feito para a realização de um valor ou a não realização de ato que degrade algum valor, a norma descreve os valores que vão se fundindo na sociedade.
A importância da utilização dessa teoria e de novas teorias a partir desta se dá pela sua abrangência de diversos fatores que nos possibilitam uma melhor compreensão do Direito em sua totalidade. Se mostra extremamente importante também quando se pensa na sociedade como algo mutável que está em constantes alterações, e o Direto precisa acompanhar as mudanças dessa sociedade, para que então exerça sua função reguladora das relações sociais.

Outros materiais