Buscar

TRABALHO INDIVIDUAL X SERVIÇO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Curso
	Estudos Disciplinares X
	Teste
	TRABALHO INDIVIDUAL II
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Serviço Social caracteriza-se por ser uma área interventiva, inscrita na divisão social do trabalho da sociabilidade burguesa. Segundo Pontes (2002), seu caráter interventivo exige que, além de conhecer a realidade na sua complexidade, crie mecanismos para transformá-la por meio de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Instrumentais.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	De forma a dar respostas às demandas da questão social brasileira, a Constituição Federal vigente amplia e conquista novos direitos sociais, diferentemente das Constituições anteriores, em que estes eram instituídos apenas como aspecto derivado e secundário do regime econômico. A Constituição Cidadã data de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
1988.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A pesquisa da realidade é tarefa essencial para a qualificação do exercício profissional do assistente social. O planejamento da pesquisa é etapa indispensável do processo de investigação, configurando-se como um momento de tomada de decisões sobre o problema da pesquisa, as fontes de informação, os procedimentos para obtê-las e o tratamento dos dados. ALCOFORADO, M. G. Elaboração de projeto de pesquisa. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília (DF), 2009, p. 719 - 740 (adaptado). 
Com relação às etapas para a construção do projeto de pesquisa, avalie as afirmações a seguir. 
I. O objeto de pesquisa pode ser identificado a partir de uma dificuldade encontrada na prática profissional do assistente social, embora nem sempre seja totalmente desconhecido pelo pesquisador.
II.  As finalidades, que dão corpo aos objetivos, devem ser definidas com clareza e precisão. A possibilidade de seu alcance será posteriormente verificada pela metodologia de pesquisa.
III.  As fontes de informação trarão o locus da pesquisa, o universo, a amostra (quando for o caso) e os instrumentos. O levantamento da literatura será alvo prioritário da etapa posterior – a da pesquisa. 
IV.  O cronograma pode ser um elemento flexível, embora funcione como um instrumento de controle das ações do pesquisador, prevenindo o desperdício de tempo e de recursos por meio da distribuição das atividades em determinado período de tempo.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
I e IV.
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	A compreensão do significado do Serviço Social só é possível ser desvelada se inserida no complexo processo de produção e reprodução das relações sociais historicamente determinadas, bem como das correlações de forças sociais em disputa quando de sua legitimação como profissão. A legitimidade da prática do Serviço Social institucionalizada e legalmente reconhecida como profissão é resultado do movimento processual de desenvolvimento da sociedade capitalista e da exacerbação das contradições a ela inerentes, materializada e expressa na:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Questão social.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	As políticas sociais públicas fazem parte das respostas que o Estado oferece às expressões da questão social. Nesse sentido, o Estado é concebido como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Uma relação de forças, assimétrica e desigual, que interfere tanto na viabilização da acumulação, como na reprodução social das classes subalternas.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	As transformações no mundo do trabalho e seus impactos nos diversos campos profissionais têm constituído pauta central do debate contemporâneo. A reestruturação do capital mundializado, que no Brasil intensificou-se nas últimas décadas do século XX, provocou mudanças qualitativas na organização e na gestão da força de trabalho e na relação de classes, interferindo fortemente nos trabalhos profissionais das diversas categorias, suas áreas de intervenção e seus suportes de conhecimento e de implementação, conforme José Paulo Netto (1996). Podemos considerar as categorias profissionais da(o):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Categoria profissional como um todo.
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A análise do significado social do Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais salienta o caráter contraditório da profissão. Ela reproduz, pela mesma atividade, interesses contrapostos que convivem em tensão – demandas do capital e do trabalho – e só pode fortalecer um ou outro polo pela mediação de seu oposto. De que decorre esse caráter contraditório da atuação profissional?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Da relação de classes.
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	No contexto neoliberal, também os serviços sociais participam mais diretamente do processo de acumulação do capital. Serviços como saúde, educação e previdência, que seriam responsabilidade do Estado, passaram a ser mercantilizados, propagando-se a ideia de que o bom é o que é privado, mas que só está ao alcance daqueles que têm condições de pagar por ele. Ao serem incorporados pelo capital, esses serviços têm uma utilidade social voltada para o lucro, “de modo a atender às necessidades das indústrias, seja ela farmacêutica, de equipamentos, de produção da cesta básica, dos proprietários de grandes hospitais, creches e escolas, bem como do setor financeiro, voltado para os seguros de vida e previdência” (MOTA, 1998, p. 110). Deste modo, muitos serviços sociais transformam-se em mercadoria, e só tem acesso a eles quem pode comprar; quem não pode, vê-se obrigado ao atendimento no serviço prestado pelo Estado, que oferece o mínimo possível e com baixa qualidade à população, seja em nível de acesso ao atendimento, como na demora para consegui-los, agravando assim as desigualdades entre os cidadãos, ao mesmo tempo em que demonstra o contraste de acesso universal garantido por lei. 
Podemos considerar essa afirmativa apenas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
A afirmativa expande para todo o território nacional.
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Com o avanço das medidas neoliberais atreladas à reestruturação produtiva, tem-se um quadro alarmante de desempregados, cujas consequências atingiram dimensões negativas para os proletários enquanto indivíduos e como classe, vulnerabilizando-os. A maioria, desprovida de todas as necessidades básicas para continuar sobrevivendo, passou a conviver com a miséria em diversos sentidos. A intensificação do desemprego e situação de vulnerabilidade, imbricadas em suas determinações cotidianas, estão agravando a situação dos trabalhadores e de seus familiares, causando rupturas profundas em alguns segmentos sociais, ampliando o grau de miserabilidade e destruindo relações humanas, muitos se transformando em demanda para os profissionais que trabalham na área social.
Diante do exposto, o nosso entendimento sobre a precarização das relações de trabalho no setor produtivo é de que ela é mais acentuada a partir da: 
I) priorização das formas flexíveis de produção desenvolvidas a partir da década de 1990.
II) globalização e reestruturação produtiva são fenômenos imbricados que contam com o apoio da contrarreforma do Estado.
III) mudanças drásticas na vida da população trabalhadora, acentuando o processo de precarização do trabalho e consequentemente induzindo uma grande parte da sociedade ao nível da vulnerabilidade social. 
IV) precarização, de subcontratação, de queda do padrão salarial, da ampliação de contratos de trabalho temporários e do desemprego é uma realidade que afeta a todos os trabalhadores, inclusive o trabalho do servidor público no Brasil.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
II, III e IV.
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Aodiscorrer sobre as relações precárias de trabalho, inicialmente é importante definir que na literatura o significado conceitual para o termo precário diz respeito a uma mudança, _________, na qualidade das condições de trabalho, evidenciada ______________, com a passagem da forma de¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬ produção fordista para a produção flexível¬. Nesse sentido, o termo precarização se construiu a partir da realidade concreta das transformações contemporâneas ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬-__________vivenciadas pelos trabalhadores, através das más condições de trabalho a que estavam submetidos, refletidas na ausência e/ou redução dos direitos trabalhistas, no desemprego que assola grande parte da população, na fragilidade dos vínculos de trabalho, enfim, de diferentes formas que fragilizam acentuadamente a qualidade de vida do trabalhador. Cabe aqui salientar que há muitas imprecisões e indefinições nessa qualificação do trabalho como precário, pois o que parece explicar a atual situação do trabalho assalariado pode ocultar algumas características próprias ao assalariamento no capitalismo.
Preencha as lacunas com as afirmativas corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
para pior, no capitalismo, no mundo do trabalho.
	
	
	
Quinta-feira, 24 de Maio de 2018 17h17min15s BRT

Outros materiais