Buscar

trabalho estacio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Ergonomia (NPG 1447)
Tutor: Prof. Fernando Medina
O Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, o que coloca o país em quarto lugar no mundo nesse aspecto, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), atrás apenas de China, Índia e Indonésia.
Diante de tantos problemas de saúde provocados pela não aplicação dos conhecimentos presentes na Ergonomia em postos de trabalho, entre os quais se incluem problemas posturais e danos dos mais variados tipos, o governo brasileiro, através do Ministério do Trabalho e Emprego, estabeleceu uma conduta obrigatória que deve ser seguida pelas empresas. Na prática, trata-se de fornecer orientações junto aos trabalhadores quanto às possibilidades de riscos de acidentes e de doenças ocupacionais que podem implicar em afastamento temporário ou definitivo de função. Por outro lado, busca-se a adoção de condutas com a finalidade de proteger a saúde e a segurança de cada indivíduo no seu ambiente de trabalho. E, isto tem impacto na forma como o trabalhador 
Tomando-se o texto como referência, pergunta-se:
Qual é a norma que pode ser utilizada como referência para que as organizações de trabalho possam seguir a determinação proposta pelo governo brasileiro? (0,5 ponto)
Resposta:
NR Norma regulamentadora 17
Qual área da empresa pode assumir a responsabilidade de orientar os trabalhadores quanto aos riscos de acidentes de trabalho? (0,5 ponto)
Resposta:
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, conforme determina atribuições prescritas na NR05.
Como o trabalhador pode evitar doenças ocupacionais? (1,5 pontos)
Resposta:
Usando corretamente os ‘’ EPIs’’ Equipamento de Proteção Individual, esses são eles os responsáveis pela proteção e integridade do individuo com intuito de minimizar os riscos ambientais dos ambientes de trabalho logo promover a saúde, bem estar assim evitando os acidentes e doenças ocupacionais.
Existe alguma relação entre a minimização de riscos ergonômicos e o aumento da produtividade no trabalho? Justifique. (1,5 pontos)
Resposta:
Sim diretamente!
A reflexão direta do conforto quando formas de controle ergonômico são aplicadas, são determinantes para incrementar a produtividade dos colaboradores. Desta forma garante um ambiente de trabalho seguro, agradável propicio para desempenhar eficiência e produtividade. 
Esse estudo analisa a relação entre o colaborador e o seu ambiente de trabalho, através de especialistas na área, que avaliam os riscos presentes nas atividades decorrentes, assim determinam as condições ideais para a realização daquela especifica atividade. Quando necessário são realizadas adequações nos ambientes de trabalho para poder reduzir os índices dos riscos á saúde física, mental e emocional dos colaboradores.
 
2

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes