Buscar

PROVA DE FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLOGICOS DE SAUDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

As ciências sociais surgiram no contexto das grandes transformações culturais, econômicas, políticas e sociais que abalaram a Europa e deram origem a Era Moderna. Dentre essas transformações podemos destacar:
		
	
	A Revolução Francesa, de 1789.
	
	A Revolução Russa, de 1917.
	
	A Revolução Cubana, de 1959.
	
	A Revolução Portuguesa, de 1490.
	
	A Revolução Alemã, de 1764.
	
	Podemos dizer que nesta corrente filosófica, a ciência é apresenta-se como o estado mais evoluído do desenvolvimento da inteligência humana e deve guiar a formação da nova sociedade. Os saberes que, de acordo com essa posição, já alcançaram o estado científico encontram-se classificados e relacionados por uma hierarquia. 
		
	
	Marxismo
	
	Empirismo 
	
	Positivismo
	
	Funcionalismo 
	
	Fenomenologia 
	A relação entre indivíduo e sociedade chama-se: SOCIALIZAÇÃO que são processos através dos quais os seres humanos são induzidos a adotarem padrões de comportamento, normas, regras e valores do seu mundo social. A partir dessa afirmação podemos concluir que:
I - A socialização inicia-se na infância e continua ao longo da vida, é um processo de aprendizagem contínua, tanto de forma explícita quanto implícita.
II  - A relação que a criança mantém com o seu corpo não deveria ser de interesse das ciências sociais, apenas da biologia.
III  - A medida que crescemos vamos interagindo com o mundo e os aprendizados e os instintos da infância vão se moldando em função das exigências culturais.
IV - É, sobretudo através do processo de socialização que o sujeito aprende os elementos socioculturais para viver e perpetuar a espécie em sociedade, no entanto cada cultura tem a sua especificidade.
V  - As experiências individuais relacionadas às nossas necessidades fisiológicas devem ser entendidas exclusivamente a partir do referencial genético.
Marque a única alternativa que contém as afirmações corretas:
		
	
	Apenas I, III e IV estão corretas 
	
	Apenas I, II e IV estão corretas 
	
	Apenas I, II e III estão corretas 
	
	Apenas II, III e V estão corretas 
	
	Apenas I, IV e V estão corretas 
	
	
	Recentemente têm provocado reações algumas declarações do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Marco Feliciano (PSC-SP). Pastor evangélico, ele escreveu no Twitter que africanos são descendentes de um "ancestral amaldiçoado por Noé" e que sobre a África repousam maldições como paganismo, misérias, doenças e fome. A presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), se manifestou a respeito. "São declarações e atitudes que instigam o preconceito, o racismo, a homofobia e a intolerância. Todas absolutamente incompatíveis e inadequadas para a finalidade do Legislativo", disse. (Publicado no Jornal do Senado, em 16 de abril de 2013). As declarações do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) expressam uma clara manifestação de repúdio a grupos sociais e a práticas culturais que diferem da sua própria. A partir da abordagem antropológica da cultura, esta conduta pode ser definida como: 
		
	
	Paranoica. 
	
	Preconceituosa. 
	
	Xenófoba.
	
	Relativista. 
	
	Etnocêntrica. 
	"Saúde e doença não são estados ou condições estáveis, mas sim conceitos vitais, sujeitos a constante avaliação e mudança" (ALBUQUERQUE; OLIVEIRA, 2012, p. 1). 
A afirmação acima nos permite concluir que: 
		
	
	Saúde e doença não são conceitos absolutos, isto é, são passíveis de alterações em função da variação do contexto.
	
	Os estados de saúde e doença estão em função de disposições pessoais, tendo pouca relação com determinantes sociais.
	
	A formulação de modelos explicativos e estratégias de intervenção em estados de adoecimento devem ser elaborados de forma universalizada e descontextualizada.
	
	Saúde e doença são sinônimos de ausência ou presença de disfunção orgânica.
	
	Os significados sobre saúde e doença são invariáveis para todas as sociedades humanas.
	
	
	Considere as proposições a seguir:
Com o desenvolvimento do pensamento e da ciência em geral, e com o avanço das ciências sociais e humanas, em especial, as ciências do ambiente, dentre outras, passamos a compreender os estados de saúde não mais como sinônimo de ausência de enfermidade ou doença, mas como um fenômeno multiplamente determinado.
PORQUE
Uma nova forma de conceber os estados de saúde consideram os aspectos físicos ou fisiológicos como menos importantes quando comparados aos aspectos sociais e psicológicos.
Assinale a alternativa correta.
		
	
	As duas proposições são falsas.
	
	As duas proposições são verdadeiras e a segunda é justificativa correta da primeira.
	
	A primeira proposição é falsa e a segunda verdadeira.
	
	As duas proposições são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira proposição é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de enfermidade ou doença". Esta definição perimite concluir que: 
		
	
	Todos os cidadãos têm saúde.
	
	Que é impossível ter saúde no Brasil.
	
	Deve ser considerada um indicador para compreender a saúde como um fenômeno complexo.
	
	As ações em saúde devem ser desenvolvidas preferencialmente por médicos.
	
	Saúde e ausência de doença são termos equivalentes.
	
	
	Que avanços no direito à saúde podem ser localizados na Constituição brasleira recem-promulgada? E quais foram as demandas dos movimentos populares e profissionais de saúde que pesaram na definição desses direitos? Um primeiro aspecto a ser identificado diz respeito a significativa ampliação da noção de saúde contemplada na atual Carta. Ao contrário dos documentos anteriores que reduziam o conceito e, portanto, a extensão do direito à saúde, à simples e restrita assistência médica, encontramos agora uma conceituação ampla e generosa: a saúde "é assegurada mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e outros agravos". Ademais, aparece incluída na própria definição o direito "ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação". ( COSTA, Nilson do Rosário. Direito à saúde na Constituição: um primeiro balanço. Cad. Saúde Pública. 1989, vol.5, n.1 , pp. 98-104 ).
A Constituição Federal de 1988 define a saúde como direito de todos e dever do Estado. Em quais princípios é materializada a responsabilidade do Estado pelas condições de saúde de sua população?
		
	
	Integração; Epidemiologia; Igualdade.
	
	Integralidade; Universalidade; Desigualdade social.
	
	Universalidade; Integralidade; Equidade.
	
	Igualdade, Liberdade; Fraternidade.
	
	Equidade; Liberdade; Vulnerabilidade.

Outros materiais