Buscar

Questionário de Direito das obrigações

Prévia do material em texto

TRABALHO DA MARLA
1ª Sobre a obrigatoriedade dos contratos:
Quais consequências acarretam no descumprimento contratual? Cite o dispositivo legal.
R= Com base no art. 389 do Código Civil, a partir do descumprimento contratual, o devedor responderá por perdas e danos, além de juros e atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado. 
Uma vez que o credor ainda mantém o interesse do cumprimento contratual, há que se falar em perdas e danos? Em caso de negativa, qual seria a modalidade de cobrança a título compensatório cabível?
R= Não. Seria aplicada a multa compensatória (mora) como forma de punição ao devedor que não cumpriu o contrato em sua totalidade.
 Em caso de Responsabilidade Civil, qual patrimônio é afetado? Cite o dispositivo legal.
R= O patrimônio afetado será o do servidor, conforme dispõe o art. 927, caput, do Código Civil “Aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo”. 
O que são contratos benéficos e onerosos?
R= Benéficos são os contratos onde apenas um dos contratantes aufere vantagem ou benefício, respondendo por simples culpa. Nos contratos onerosos, os contratantes respondem tanto por dolo quanto por culpa, em igual idade, exceto nos casos previstos em lei.
O que seria o caso fortuito e força maior? A sua comprovação gera alguma consequência na responsabilidade civil?
R= Nos casos fortuitos e de força maior exclui-se a responsabilidade civil. Fato necessário cujos efeitos não são possíveis de evitar ou impedir, conforme art. 393, Código Civil.
2ª Sobre Mora:
O que é Mora?
R= Mora é o retardamento ou cumprimento imperfeito da obrigação. É configurada não somente no atraso do cumprimento, mas também, quando na data estipulada, se dá de modo imperfeito. Ou seja, em local ou de forma diversa da convencionada.
Qual a diferença entre mora e inadimplemento total?
R= Trata-se de mora quando o credor, mesmo com a obrigação não cumprida de forma convencionada, ainda se interessa em receber. Já o inadimplemento absoluto é quando a prestação se torna desnecessária ao credor, podendo este, exigir perdas e danos.
Quais as espécies de mora do devedor?
R= Mora ex re e Mora ex persona.
Explique a diferença entre mora ex re e mora ex persona.
R= Enquanto a Mora ex re, imposta de forma legal, aplicada aos casos com prazos preestabelecidos, independe de provocação da parte interessada, manifestação ou interpelação, se opera automaticamente pelo inadimplemento da obrigação líquida e positiva. Já a Mora ex persona aplica-se aos casos que não contém prazos preestabelecidos para seu cumprimento. Começa a partir da iniciativa da parte, a interpelação judicial ou extrajudicial promovida pelo interessado. 
Qual o objetivo da purgação da mora?
R= Purgar a mora quer dizer neutralizar seus efeitos, iniciado pela parte a fim de evitar a cominação de pena. Ou seja, o mesmo que “retirar o atraso” de seus efeitos, no sentido jurídico.
Cessação da mora derivará em quais efeitos?
R= A cessação da mora, diferente da purgação, decorre da extinção da obrigação, e produz efeitos pretéritos por afastar os já produzidos.
Tratando-se de mora de ambos os contratantes, há o que se falar em Responsabilidade Civil/Danos Morais?
R= A Mora de Ambos Contratantes é quando, simultaneamente, uma elimina a outra, para a compensação. Ambas as partes incidentes, não há que se falar ou exigir da outra parte perdas e danos.

Continue navegando