Buscar

Nutrientes Relevantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE
KAIO GEOVANY GONZAGA BRANCO
NUTRIÇÃO EM ESTÉTICA
TEMA: NUTRIENTES RELEVANTES EM ESTÉTICA, HIDRATAÇÃO E ENVELHECIMENTO.
Manaus - AM
2018
KAIO GEOVANY GONZAGA BRANCO
NUTRIÇÃO EM ESTÉTICA
TEMA: NUTRIENTES RELEVANTES EM ESTÉTICA, HIDRATAÇÃO E ENVELHECIMENTO.
Trabalho para obtenção de nota parcial da matéria de Nutrição em Estética, do curso de Nutrição, sob a orientação da Professora e Nutricionista Márcia Maria Matos Mota.
Manaus - AM
2018
INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje o avanço da medicina proporciona condições para que as pessoas vivam mais. Porém, a longevidade conquistada não seria possível sem as condições para obter qualidade de vida. O trabalho visa mostrar que o envelhecimento é um processo natural, mas que pode ser acelerado em razão de fatores externos como o excesso de sol, estresse e o fumo, é um processo vital inerente a todos os seres humanos. Que a preocupação com a qualidade de vida na velhice torna-se cada vez mais frequente. Mostrar também que os radicais livres produzidos em excesso pelo organismo como resposta ao fumo, bebidas alcoólicas, exposição solar sem proteção, estresse, consumo de drogas, falta de atividade física e má alimentação aceleram o processo de envelhecimento do organismo. E que inúmeros fatores interferem no processo de envelhecimento celular, alguns fatores benéficos como a alimentação saudável, balanceada, que supra as demandas energéticas necessárias diariamente de vitaminas e minerais. Vitaminas como a vitamina A, C e E são excelentes antioxidantes que, juntamente com o colágeno, podem desacelerar o processo de envelhecimento.
NUTRIENTES RELEVANTES
As necessidades nutricionais do indivíduo variam de acordo com a idade, o nível de atividade, o sexo e o estado de saúde, mas em geral, o corpo necessita de carboidratos, proteínas, minerais, fibras, vitaminas, gordura e água para seu pleno funcionamento. A relação entre a alimentação com a saúde já era observada desde os tempos antigos, quando Hipócrates já dizia: “faça de seu alimento seu remédio e de seu remédio seu alimento”, assim como, a preocupação com a beleza sempre esteve presente na vida das pessoas.
Segundo Pinnel, na atualidade, a procura pela juventude e beleza, principalmente na pele, vem crescendo constantemente, tanto por parte das mulheres quanto dos homens, e com esta visão o mercado tem inovado em sua tecnologia, criando novos produtos, pesquisando novos princípios ativos e comprovando a eficácia na utilização dos mesmos. A pele do ser humano está continuamente exposta a influências internas e externas que podem alterar sua condição de funcionamento.
 A deficiência de nutrientes, o estresse, a presença de hábitos como o tabagismo, o alcoolismo e a falta de exercícios físicos, podem acarretar várias manifestações cutâneas, dentre elas, o aumento na produção de radicais livres que danificam células sadias causando efeitos adversos como o envelhecimento. Alguns nutrientes presentes na alimentação podem ser biologicamente relevantes para a manutenção das características da pele agindo como fotoprotetores, influenciando respostas imunes e tendo alguma ação terapêutica nas alterações da pele, sendo capazes de controlar o envelhecimento celular, neutralizando diretamente a ação dos radicais livres gerados pelo metabolismo celular ou por fontes exógenas (fatores ambientais como: radiação solar, poluição, tabaco). 
Estudos têm demonstrado que o consumo de substâncias antioxidantes na dieta diária, pode produzir uma ação protetora efetiva contra os processos oxidativos que naturalmente ocorrem no organismo, desta maneira, as vitaminas A, C e E, aliadas aos carotenoides e flavonoides promovem ação benéfica na prevenção do envelhecimento cutâneo.
Com a má alimentação, uma dieta rica em gorduras saturadas, excesso de alimentos de origem animal, conservantes e hábitos de vida não saudáveis, como por exemplo, a poluição ambiental, tabaco, stress, bebidas alcoólicas, sol em excesso, falta ou excesso de atividades físicas, distúrbios do sono e uso exagerado de medicamentos, pode-se aumentar a produção de radicais livres.
Os antioxidantes são substâncias que o organismo produz, capazes de minimizar os danos causados pelos radicais livres. Fazem parte da defesa do corpo e agem detendo os radicais livres logo após a sua formação, diminuindo os danos causados. Dietas com grande conteúdo de vegetais, grãos e frutas, podem ajudar na redução de inúmeras doenças. Vários autores acreditam que os efeitos benéficos estão associados à presença de substâncias antioxidantes.
NA ESTÉTICA
Como novidade na estética, surgiram os antioxidantes para uso tópico, em pó para mistura, ou direto na formulação. Eles agem combatendo a ação dos radicais livres, levando a prevenção ou diminuição dos sinais do envelhecimento cutâneo. Dentre esses antioxidantes estão as vitaminas A, C e E, carotenoides e flavonoides. Eles são responsáveis por prevenir ou reduzir as lesões que causam os radicais livres, podendo agir diretamente na neutralização da ação dos radicais livres, ou indiretamente participando de sistemas enzimáticos com a mesma função.
Viver com saúde e boa forma é uma das preocupações que perpassa todos os segmentos da sociedade, principalmente o do público feminino. As demarcações de um corpo bonito traduzem insígnias de uma nova ordem que se instaurou e que ganha destaque neste início de século: corpos fortes, torneados, magros e perfeitos. A sociedade de consumo atual não os exime das exigências quanto ao padrão de beleza que impõe, desconsiderando as inúmeras desigualdades e diversidades existentes. A preocupação com o corpo saudável, e acima de tudo bonito atravessa contemporaneamente, os diferentes gêneros, faixas etárias e classes sociais.
Atualmente observa-se um crescimento da busca pela beleza e dos modelos propostos pelos segmentos da moda, de bens e serviços em torno do corpo perfeito. O modelo de beleza corresponde a um corpo magro, sem considerar aspectos relacionados à saúde. A imagem corporal parece ser uma marca feminina, onde o número de mulheres que se submetem a dietas para o controle de peso vem aumentando gradativamente.
O padrão de beleza de corpo magro é veiculado a mensagens de sucesso, controle, aceitação e felicidade. Assim, mulheres acreditam que sendo magras, poderão alcançar todos os seus objetivos, sendo a perda de peso a solução para todos os seus problemas.
Entretanto, este padrão imposto como o ideal não respeita os diversos biótipos existentes e induz mulheres a se sentirem feias e a desejarem o emagrecimento. Para isso, diversas mulheres caem na armadilha da dieta e aderem práticas inadequadas, como o uso de remédios, laxantes, jejum prolongado, excesso de atividade física, entre outros métodos sem se preocupar com os danos que podem causar a sua saúde.
O hábito de fazer dietas e de consumir produtos dietéticos são uma das preocupações mais marcantes do público feminino, embora demonstrem uma preocupação excessiva com a quantidade de gordura no corpo, elas evitam comidas que “engordam” e expressão o desejo de serem cada vez mais magras.
A importância dada à imagem, aparência, corpo, beleza e estética é notória nos dias atuais, onde o culto ao corpo e ao belo é predominante. A sociedade contemporânea assiste deslumbrada à passagem dos corpos perfeitos, que invadem progressivamente todos os espaços da vida moderna.
A ciência da nutrição destaca que todo indivíduo deve ter uma alimentação saudável e equilibrada, tanto em qualidade como em quantidade. Hábitos alimentares inadequados, alto consumo energético e falhas no metabolismo levam à obesidade e à deficiência de nutrientes, que afetam mais de dois bilhões de pessoas mundialmente. Isto corre porque há um consumo cada vez maior de alimentos industrializados.
Para a ciência da nutrição não devemos privar os indivíduos de comer aquilo que se gosta, pois sabemos que o ato de comer também éum ato de prazer. Considerando que a proibição não é o melhor caminho, pois a pessoa se sentirá frustrada e, por conseguinte, abandonará a dieta, o ideal é escolher junto ao cliente os alimentos que mais lhe apetecem e encontrar formas ou técnicas de preparo que os tornem mais saborosos e nutritivos.
Uma alimentação equilibrada quantitativa e qualitativamente, aliada a uma prática esportiva, garante o trabalho metabólico normal, que conduz o indivíduo a atingir e a manter seu peso ideal ou a buscar pelo corpo idealizado. Enfim, uma alimentação saudável e equilibrada dispensa o uso de medicamentos, de dietas milagrosas ou de cirurgias plásticas para conquistar o padrão de beleza desejado.
NA HIDRATAÇÃO
Por ser tão importante aos organismos vivos, a sua falta pode levar a quadros graves de doenças e até mesmo à morte. Estima-se que a perda corporal de 10% de água provoca danos graves e, 20% pode levar à morte. Assim como o oxigênio que nunca pode faltar aos tecidos, a água chega a ser quase tão importante quanto.
São inúmeras as funções: transporte de nutrientes às células, limpar o corpo das substâncias tóxicas, ajuda na digestão, previnem câimbras, protege o coração, melhora o funcionamento do intestino, aumenta a resistência física, regula a temperatura, lubrifica, acelera reações químicas e controla a pressão sanguínea.
Quando o consumo de água ou outras bebidas é baixo o corpo faz um racionamento, diminuindo os líquidos nos órgãos “menos importantes” como a pele, cabelos, unhas e também reduz a sua excreção pela urina e suor. Mas isso pode trazer danos ao organismo, quando a urina fica escura por falta de hidratação favorecemos o crescimento de bactérias na bexiga, e com isto pode se contrair uma infecção urinária.  A urina é composta de 95% de água e é através dela que nosso corpo libera substâncias tóxicas, que estão em excesso ou que não serão utilizadas no nosso organismo. Devido a isso, julga-se ideal consumir de 1,5 a 2 litros de água por dia para repor o que foi perdido.
Além da água, sucos, chás, água-de-coco, vitaminas, sopas e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina ajudam a manter o corpo hidratado.
NO ENVELHECIMENTO
O envelhecimento é um processo natural, mas que pode ser acelerado em razão de fatores externos como o excesso de sol, estresse e o fumo, é um processo vital inerente a todos os seres humanos. A preocupação com a qualidade de vida na velhice está se tornando cada vez mais frequente, fazendo com que busquem alternativas para se viver melhor e encarando de uma maneira mais natural todo o processo do envelhecimento, atualmente existem várias opções de tratamentos estéticos que proporcionam uma melhora mental e corporal, melhorando a qualidade de vida e proporcionando uma melhora significativa na autoestima.
Um dos maiores enigmas da vida é o envelhecimento, pois além do nascimento e da morte, é a única experiência vivenciada por todos os seres humanos. Por ser algo sempre presente, é difícil de compreendê-lo ou explicá-lo totalmente (SPIRDUSO, 2005). Observa-se que envelhecer é um processo de alterações no organismo, manifestado de forma variável e individual. Consiste em um fenômeno fisiológico, de comportamento social, ou cronológico, ou seja, a velhice surge como progressão do tempo, da idade adulta até o fim da vida (MEIRELES; et.al.; 2007). O processo de envelhecimento provoca mudanças nas estruturas do corpo e nas suas funções. Pode ser causado por fatores internos, ou por fatores externos (como exposição solar, tabagismo, alcoolismo) (DEBERT, 2004)
O envelhecimento fisiológico compreende uma série de alterações nas funções orgânicas e mentais devido exclusivamente aos efeitos da idade avançada sobre o organismo, fazendo com que o mesmo perca a capacidade de manter o equilíbrio homeostático e que todas as funções fisiológicas gradualmente comecem a declinar. Tais alterações tem por característica principal a diminuição progressiva da reserva funcional. Ou seja, um organismo envelhecido, em condições normais, poderá sobreviver adequadamente, porém quando submetido a situações de estresse físico, emocional, pode apresentar dificuldades em manter sua homeostase, e desta forma, manifestar sobrecarga funcional, a qual pode culminar em processos patológicos, uma vez que há o comprometimento dos sistemas, endócrino, nervoso e imunológico (FIRMINO, 2006)
Embora ninguém discorde de que saúde é fundamental, a maior parte das pessoas preocupa-se mais com a beleza do que com o bem-estar de seu organismo. Esta é uma escolha que parece natural em um contexto onde a estética é vendida como item fundamental para o alcance da felicidade (AZEVEDO, 2007). 
Junto aos processos estéticos é importante aliar os cuidados alimentares e dicas de saúde, que também são dicas do ramo estético e devem ser levados a sério, pois também refletem a imagem e a estética das pessoas idosas (AUGUSTO; et al 2008).
A alimentação desempenha na vida das pessoas um papel abrangente que envolve não apenas uma simples incorporação de material nutritivo necessário para a sobrevivência, mas algo que possui um profundo significado subjetivo, social e cultural, ligado ao simbólico e ao imaginário. A nutrição é um fenômeno pluridimensional, que envolve o corpo, os sentidos (prazer), a vida de relação (ritual), o intelecto, o afeto, a sociabilidade e as relações sociais. As práticas alimentares sofrem os efeitos da estruturação econômica e política da sociedade, refletem as desigualdades sociais, submetendo-se, no modo de vida urbano-industrial, a novas e tradicionais relações sociais, modos de consumo, de distribuição e uso dos alimentos. As ideias sobre os alimentos, as crenças nas suas propriedades, os efeitos que os acompanham envolvem valores sociais, noções de moralidade, comportamentos apropriados, relações entre distintos grupos de idade e gênero, permeando ainda, pela identidade social, relações com o corpo e o gosto.
CONCLUSÃO
Percebe-se que a preocupação com a beleza é alvo das atenções de toda humanidade, e o cuidado estético tem se expandido a cada dia. Esse processo tem um impacto negativo sobre a autoimagem, principalmente das mulheres que se sentem obrigadas a terem um corpo magro. A pressão cultural para emagrecer é um elemento fundamental da etiologia dos transtornos alimentares, que interage com fatores biológicos, psicológicos e familiares. Contudo, é importante mencionar que o corpo humano é movido por diversos sistemas, fibras, tecidos, órgãos e células que trabalham em sincronia. Com o avanço de pesquisas cientificas, foi constatado que a nutrição está diretamente ligada à estética para melhores e mais rápidos resultados. Uma dieta balanceada elaborada pelo profissional nutricionista, associado a tratamentos estéticos aos cuidados de um tecnólogo em estética pode ser capaz de promover benefícios, não somente para a beleza estética, mas também para a saúde das pessoas.
 No combate ao envelhecimento, os antioxidantes utilizados via oral e tópica tem demonstrado excelentes resultados, sendo capazes de agir minimizando a ação dos radicais livres, principais causadores do envelhecimento precoce, possuindo ainda a vantagem de serem facilmente obtidos através da alimentação e de não serem necessárias grandes dosagens diárias para exercer os efeitos positivos esperados, transformando-os desta maneira em uma excelente alternativa na prevenção do envelhecimento precoce e no controle diminuindo os danos cutâneos e fisiológicos causados por ele.
Portanto, a nutrição vai além das dietas para perda de peso, o nutricionista atua na promoção da saúde buscando bons hábitos alimentares para uma melhor qualidade de vida, advertindo sobre as crenças e as condutas equivocadas a respeito da alimentação.
BIBLIOGRAFIA
OLIVEIRA, J. E. Dutra de, Marchini, J. Sérgio. Ciências Nurtricionais. Aprendendo a Aprender. Ed. Sarvier, 2a.ed. São Paulo, 2008
MATHEUS, Luiz Gustavo Martins; OKIGAMI, Henry. Terapias Antienvelhecimento. Nutracêuticos.[S.I.: s.n, 200-?]).
Envelhecimento e qualidade de vida – uma abordagem nutricional e alimentar. Disponível em: http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/view/15/12 Acesso em: 02 de maio de 2018.
Nutrição Estética: valorização do corpo e da beleza através do cuidado nutricional. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/630/63019950027/ Acesso em: 02 de maio de 2018.
Estética e o envelhecimento na terceira idade. Disponível em: http://tcconline.utp.br/media/tcc/2017/05/ESTETICA-E-O-ENVELHECIMENTO-NA-TERCEIRA-IDADE-1.pdf Acesso em: 02 de maio de 2018.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes