Buscar

Resumo completo sobre a teoria do Desenvolvimento das capacidades perceptivas e cognitivas por Satz e Van Nostrand

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo completo sobre a teoria do Desenvolvimento das capacidades perceptivas e cognitivas por Satz e Van Nostrand.
Para Satz e Van Nostrand pressupõe-se que a aprendizagem possui um nível de prontidão que necessita de determinados requisitos de maturação, ou seja, requer uma certa hierarquia de aquisição num certo nível de desenvolvimento. 
Tendo em vista a predição de que existem parâmetros do desenvolvimento da aprendizagem:
A fase inicial que consiste nas capacidades perceptivas que estão em foco.
Fase intermediária, automatização para na 
Fase final da aprendizagem resulte na construção de capacidades linguísticas e conceituais. 
Mas como isso ocorre? 
Destacam como sinais previsíveis (cientificamente testáveis) a aquisições ontogênicas (Desenvolvimento do organismo desde o embrião) precoces da percepção, que lado a lado colocam uma relação comparativa entre a imaturidade, a desmaturidade e por fim a maturação. Como dito, as aquisições perceptivas antecedem as aquisições conceituais. Daí se pode verificar a desmaturidade numa fase que se possa refletir noutra fase com uma apropriação mais lenta de aquisições mais complexas. 
Sendo assim, a velocidade de aquisição ou seja, o biorritimo preferencial de cada criança, junta-se numa dificuldade na aquisição e esta variável deve ser considerada relevantemente a partir do nível básico de aquisição de acordo com a especificidade de cada criança. 
As variáveis mais preditas e discriminativas (diferenciadas) da aprendizagem da leitura podem e devem caracterizar os processos de identificação das dificuldades Aprendizagem, é a partir dessa constatação que se faz os parâmetros globais e claros do desenvolvimento. 
Na fase de automatização da leitura, requer a capacidade perceptiva e linguística e sua relevância varia de acordo com o tempo. 
Contribuição para a atuação psicopedagógica: 
As implicações (envolvimento) educacionais são muito significativas, na medida em que a fase inicial da aprendizagem inicial da leitura requer uma diversidade de requisitos Perceptivos-visuais (Discriminação, identificação, sequencialização, complemento, análise, figura e fundo, constância de forma, posição e relação ao espaço, etc.) 
Na fase seguinte ocorre a automatização dessas aquisições assim como também a introdução das aquisições linguísticas juntamente com o seguimento gramatical de base auditivofonética.
A compreensão das sequencias evolutivas entre as aquisições perceptivas e as aquisições linguísticas, e que sua manifestação recíproca se manifesta em diferentes períodos, nos dá um embasamento para aplicar práticas de estimulação para a aquisição do saber, utilizando-se de práticas diferenciadas para a especificidade de cada aprendente. Além, podemos perceber que a ontogênese possui grande importância na compreensão histórica do desenvolvimento e aprendizagem dentro do contexto sociocultural, além de que é de grande importância para o desenvolvimento do comportamento. 
Conclui-se que a leitura envolve processos de interação muito complexos e que naturalmente obedecem as leis da ontogênese do desenvolvimento, mesmo a criança tendo dificuldades de aprendizagem ou não. 
Referencias
FONSECA, Victor. Abordagem Psicopedagógica das Dificuldades de Aprendizagem: Insucesso escolar. 2ª Ed. Lisboa: Âncora Editora. Pág. 87-88. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/6052922/vitor-fonseca-abordagem_psicopedaggica_das_dificuldades--escolares Acesso em: 03 de abril de 2018.

Outros materiais