Buscar

Conhecimentos em Psicologia

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	A respeito do estudo da ciência psicológica podemos dizer que:
		
	
	Não possui objeto de estudo, e nem estabelece métodos e técnicas específicas.
	
	Pode ser baseada apenas nos conhecimentos cotidianos do senso comum.
	 
	Tem como objeto de estudo o comportamento, a vida psíquica, a consciência.
	
	A constituição da Psicologia como área do conhecimento científico ocorreu no Século III A.C.
	
	Está ligada ao campo da Filosofia e não obedece aos critérios da metodologia científica.
	
	 
	Ref.: 201708166757
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Das alternativas abaixo, escolha uma que complete a frase com o conceito correto para responder sobre a diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento advindo do senso comum. No conhecimento científico observamos a realidade de uma forma ____________ a fim de encontramos explicações para fatos cotidianos.
		
	 
	Empírica
	 
	Objetiva
	
	Espontânea
	
	Subjetiva
	
	Intuitiva
	
	 
	Ref.: 201708749175
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Das alternativas abaixo, escolha uma que complete a frase com o conceito correto para responder sobre a diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento advindo do senso comum. No conhecimento científico observamos a realidade de uma forma ____________ a fim de encontramos explicações para fatos cotidianos.
		
	
	Artística
	
	Subjetiva
	
	Intuitiva
	
	Espontânea
	 
	Objetiva
	
	 
	Ref.: 201708154574
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre a história da Psicologia Moderna é correto afirmar, EXCETO que:
		
	
	A pré-história da psicologia registra estudos do comportamento humano, através da astrologia, quiromancia, grafologia e outros.
	 
	A astrologia estuda o caráter e o destino das pessoas pelas linhas da mão.
	
	A psicologia nasceu como ciência da filosofia, que deu origem a muitas outras ciências, como a sociologia e a matemática.
	
	No século XIX surge a chama da psicologia experimental.
	
	A grafologia estuda o comportamento do homem pela sua escrita.
	
	 
	Ref.: 201708946238
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A produção desse tipo de conhecimento percorre um caminho que vai do hábito à tradição e passa de geração para geração. Aprendemos com as pessoas mais velhas e experientes a atravessar uma rua, a tomar banho, a pentear o cabelo, a fazer um liquidificador funcionar, a plantar alimentos na época certa e de maneira correta e assim por diante. Sobre que tipo de conhecimento o parágrafo acima se refere:
		
	 
	Conhecimento do senso comum
	
	Conhecimento filosófico
	
	Conhecimento científico
	
	Conhecimento artístico
	
	Conhecimento mítico
	
	 
	Ref.: 201708927031
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Psicologia colabora com o estudo da subjetividade humana. O que é subjetividade?
		
	
	É o mundo das ideias, significados e emoções que todos os membros de uma mesma cultura possuem de forma idêntica.
	
	É o mundo de ideias, significados e emoções internas do sujeito que emergem unicamente de sua constituição biológica.
	
	É uma característica da própria ciência da psicologia, que afirma que ela não é exata, não pode ser medida e também não pode ser interpretada.
	
	A subjetividade é inata ao indivíduo; todos nascem com ela, expressando-a durante toda a vida.
	 
	É o mundo de ideias, significados e emoções construído internamente pelo sujeito a partir das suas relações sociais, vivências e de sua constituição biológica.
	
	 
	Ref.: 201708198175
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A Psicologia pretende explicar de que maneira as crianças e adolescentes mudam no aspecto psicológico no decorrer do tempo e como essas mudanças podem ser descritas e compreendidas. Isto se refere à:
		
	
	Psicologia Social
	 
	Psicologia do Desenvolvimento
	
	Psicologia Experimental
	
	Psicologia Organizacional
	
	Psicologia Cognitiva
	
	 
	Ref.: 201708166826
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Ao estudarmos a importância da interface da psicologia com a educação podemos afirmar que na prática pedagógica do professor a inclusão de problemas do cotidiano social, de forma contextualizada histórica e socialmente, favorece a que o aluno desenvolva a capacidade de:
		
	
	Restringir limites, definindo as estratégias, e estabelecendo valores e engendrando problemas.
	
	Solucionar problemas do processo de desenvolvimento cognitivo no planejamento técnico-administrativo.
	 
	Compreender, perceber sua presença na sociedade, fazendo escolhas conscientes a respeito dos valores que elege para si.
	
	Interagir entre seus pares, divergindo e se apropriando do mundo subjetivo do outro, enquanto ser antissocial.
	
	Perceber a realidade que o cerca, limitando a consciência enquanto ser antissocial.
		Nessa lógica compreende-se a escola como uma instituição social regida pela sociedade de classes. O problema incide nas relações de poder estabelecidas no interior da instituição escolar, mais especificamente na violência praticada pela escola ao estruturar-se com base na cultura dominante e não reconhecer e desvalorizar a cultura popular. O parágrafo acima se refere ao fracasso escolar tendo como foco:
	
	
	
	
	A incapacidade profissional do professor.
	
	
	A falta de domínio da técnica correta pelo professor.
	
	
	As dificuldades emocionais das famílias dos alunos.
	
	 
	As relações de poder estabelecidas no interior da instituição escolar.
	
	
	As relações entre alunos e professores durante o ano letivo.
	
	
	
		
	
		2.
		O _________ caracteriza-se pela ocorrência de episódios de "mania" (exaltação do humor, euforia, hiperatividade, fala exagerada, diminuição da necessidade de sono, exacerbação da sexualidade, irritabilidade, agressividade, incapacidade de controlar adequadamente os impulsos e comprometimento da crítica) comumente alternados com períodos de depressão e de normalidade.
	
	
	
	
	Autismo
	
	
	Déficit de Atenção
	
	
	Transtorno Depressivo
	
	
	Transtorno Mental
	
	 
	Transtorno Bipolar
	
	
	
		
	
		3.
		As atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que  ocorrem sem motivação aparente, realizadas  por um indivíduo ou grupo de indivíduos contra outro(s), causando dor e angústia, e , acima de tudo, evidenciando uma relação desigual de poder são características do seguinte quadro :  
	
	
	
	
	 Transtorno invasivo do desenvolvimento
	
	
	 Transtorno de conduta
	
	
	 TDO ( Transtorno desafiador opositivo)
	
	
	 TDAH (Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade)
	
	 
	 Bullying
	
	
	
		
	
		4.
		Qual desses transtornos é caracterizado por comportamentos agressivos e hostis de alunos que se julgam superiores a outros colegas e por isso realizam perseguições e difamações na escola:
	
	
	
	 
	Carência cultural
	
	
	TDAH
	
	 
	Bullying
	
	
	Depressão Infantil
	
	
	Autismo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Nessa lógica a culpa do fracasso escolar não cai sobre a "criança fracassada", sobre o "professor incompetente" ou sobre as "famílias desestruturadas". Essa lógica leva em conta o conhecimento que incorpora a fala dos alunos, dos profissionais da escola e das famílias das classes populares. É uma proposta de resgate da legitimidade de seus saberes, experiências e percepções. O parágrafo acima se refere à concepção do fracasso escolar como:
	
	
	
	 
	Um problema da desvalorizaçãoda cultura popular.
	
	
	Um problema de gestão escolar.
	
	
	Um problema de políticas públicas.
	
	
	Um problema de relacionamento entre pais e professores.
	
	
	Um problema emocional e psicológico.
	
	
	
		
	
		6.
		O termo bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia. Os atos repetidos entre estudantes e o desequilíbrio de poder são as características essenciais que tornam possível a intimidação da vítima. Nesse caso o fracasso escolar tem a ver com:
	
	
	
	
	Gestão escolar
	
	 
	Transtornos de comportamento
	
	
	Desvalorização cultural
	
	
	Adaptações curriculares
	
	
	Políticas públicas
	
	
	
		
	
		7.
		Muitas escolas estão bastante preocupadas com a qualidade dos relacionamentos interpessoais entre alunos e seus professores. Muitos problemas de relacionamento chegaram para Dora - a diretora do colégio e ela está buscando parâmetros para avaliar o que pode ser considerado bullying. Dos comportamentos abaixo qual pode ser caracterizado como bullying dentro do espaço escolar?
	
	
	
	
	Maria criou um jornal virtual dentro do seu blog onde elege os colegas mais inteligentes, bonitos, engraçados e coloca fotos que são tiradas no recreio com o consentimento desses amigos. Quem é popular, quer entrar no blog da Maria.
	
	
	Luísa que é líder de torcida organiza suas colegas do vôlei para uma tarde na quadra de esportes em que apenas meninas do vôlei podem participar, gerando muita insatisfação nas outras meninas que não foram convidadas.
	
	 
	Joana não permitiu que Fabio entrasse em seu grupo de seminário alegando que ele era ¿delicado¿ e não parecia com os meninos de sua sala, pois não gostava de futebol nem de jogo de luta. A partir disso, os meninos passaram a chamá-lo de Fabinho Ken, fazendo uma alusão ao boneco namorado da Barbie, gerando um grande constrangimento para Fabio.
	
	
	Pedro formou uma comunidade na internet para discussão filosófica sobre temas que estão no limite da ética com a religião. O primeiro tema em discussão será aborto, mas só pode participar quem tem uma orientação cristã e é convidado por ele.
	
	
	Fabio entregou para a inspetoria do colégio todos os seus amigos que estavam fora da sala de aula, pois preferiram jogar futebol no momento da aula de química.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		A discussão sobre o fracasso escolar tem sido objeto de várias análises, pesquisas, proposições nos sistemas de ensino. Trata-se de temática complexa que não se resume a uma única dimensão e não possui um único culpado. Nessa direção, buscar alternativas para a compreensão e superação do fracasso escolar implica em apreender tal processo em seus múltiplos aspectos. Vários estudos destacam a importância das reformas da educação implementadas na região, sobretudo a partir da década de 1990, para o processo de busca de alternativas e melhoria dos indicadores da educação básica. Maria Helena Souza Patto (1990), ao abordar as teorias que buscam explicar o fracasso escolar destaca que estas análises, quase sempre, associam esse processo aos alunos. Buscando compreender a temática a partir dos seus nexos constitutivos, a autora é enfática ao ratificar a complexidade do fracasso escolar na medida em que envolve várias dimensões. (www.oei.es/quipu/brasil/sistema_nacional_formacion_profesores.pdf)‎ A partir dos parágrafos acima qual das dimensões abaixo não está relacionada ao FRACASSO ESCOLAR:
	
	
	
	 
	hereditárias
	
	
	sócio-econômicas
	
	
	políticas
	
	
	ideológicas
	
	
	históricas
		Em uma determinada escola as turmas são formadas a partir do resultado de testes aplicados pela psicóloga educacional. A equipe diretiva desta instituição acredita que o conhecimento e desenvolvimento são predeterminados geneticamente. Assim, a turma formada com alunos mais inteligentes estudará com um maior aprofundamento teórico os conteúdos da série. A Teoria Psicológica que explica o desenvolvimento e a aprendizagem na concepção desta escola é:
	
	
	
	
	Interacionista
	
	
	Ambientalista
	
	
	Sociointeracionista
	
	
	Construtuvista
	
	 
	Inatista
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Para explicar o surgimento de novos comportamentos ou daqueles valorizados em uma dada sociedade é preciso prestar atenção aos estímulos que provocam o aparecimento do comportamento desejado. De igual modo, a eliminação de modos de ser visto como impróprios também exige atenção aos estímulos que desencadeiam a conduta tida como inadequada. Pode-se, assim, dizer que o comportamento é sempre o resultado de associações estabelecidas entre algo que provoca (um estímulo antecedente) e algo que o segue e o mantém (um estímulo consequente). O parágrafo acima se refere a que concepção?
	
	
	
	
	Construtivista
	
	
	Racionalista
	
	
	Inatista
	
	
	Histórica
	
	 
	Ambientalista
	
	
	
		
	
		3.
		Pensando na concepção de desenvolvimento e aprendizagem inatista, como você explicaria o aumento da delinquência juvenil no Brasil?
	
	
	
	
	a falta de escola e oportunidade de emprego gera o aumento da delinquência juvenil.
	
	
	o aumento do tráfico de drogas nas comunidades e evasão escolar tem elevado a marginalidade.
	
	 
	O aumento do uso de drogas por parte dos pais tem elevado o nascimento de crianças com potencial para a marginalidade.
	
	 
	o fato de o crime organizado estar muito próximo dos jovens produz modelos de imitação que não possibilitam outra forma de vida para os jovens.
	
	
	o consumo de drogas ocorre devido a conflitos familiares.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Em 1905, o ministro da Educação da França estava com um problema. Ele queria que toda criança tivesse acesso à escola, mas, para fornecer um ensino adequado a todos, acreditava ser preciso diferenciar aqueles com dificuldade de aprendizagem. Para resolver o problema, procurou o psicólogo Alfred Binet, que, na época, estava envolvido com pesquisas para medir as habilidades mentais humanas. Binet bolou, então, uma bateria de 30 tarefas de dificuldade progressiva. O resultado mostrava se as habilidades da criança estavam de acordo com o esperado para sua idade, ou seja, se ela era ¿normal ou retardada¿. Nasciam assim, há 100 anos, as bases do teste de QI.
Depois de se tornar popular na Europa, os testes chegaram aos EUA. Lá, mais do que em qualquer outro lugar do mundo, tornaram-se uma das principais ferramentas para avaliar deficiências na aprendizagem, selecionar candidatos e estudar as habilidades mentais do ser humano. Ao mesmo tempo, os testes foram acusados de discriminar raças e de propagar ideias tortuosas, como a que diz que inteligência é hereditária e, por isso, imutável.
Fonte: http://super.abril.com.br/ciencia/cerebro-numa-regua-446067.shtml
Qual  concepçāo de desenvolvimento humano está  baseada a elaboração do teste de inteligência construído por  Binet?
	
	
	
	
	Interacionista.
 
	
	
	Ambientalista.
 
	
	
	Ecológica.
	
	
	Sociointeracionista.
 
	
	 
	Inatista.
 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		A aprendizagem, nessa visão, é entendida como o processo pelo qual o comportamento é modificado como resultado da experiência. O estabelecimento de associações entre um estímulo e uma resposta deve levar em conta o estado fisiológico e psicológico do organismo. Crianças com fome tornam-se apáticas: não prestam atenção aosestímulos e não percebem as associações que estes provocam. Como consequência, não conseguem aprender. Crianças privadas de afeto tornam-se excessivamente dependentes da aprovação da professora, são incapazes de tomar iniciativa por medo de que a sua maneira de comportar-se provoque sanções e reprimendas. O parágrafo acima se refere a que concepção?
	
	
	
	 
	Ambientalista
	
	
	Inatista
	
	
	Construtivista
	
	
	Histórica
	
	
	Racionalista
	
	
	
		
	
		6.
		Cabe ao professor ser exigente e rigoroso na tarefa de direcionar, punir, treinar, vigiar, organizar conteúdos e meios eficientes que garantam o ensino e a aprendizagem. O professor, por ser o elemento central e único detentor do saber, é quem corrige, avalia e julga as produções e comportamentos dos alunos. A aprendizagem é confundida com memorização de conteúdos desarticulados, conseguida através da repetição de exercícios sistemáticos de fixação e cópia e estimulada por reforços positivos (elogios e recompensas) ou negativos (notas baixas e castigos). Sobre que abordagem o parágrafo acima se refere?
	
	
	
	
	Construtivista
	
	
	Inatista
	
	
	Racionalista
	
	 
	Ambientalista
	
	
	Histórica
	
	
	
		
	
		7.
		O ditado popular "pau que nasce torto morre torto" expressa bem a concepção _________ que ainda hoje aparece na escola camuflada sob o disfarce das aptidões e do coeficiente de inteligência. Tal concepção gera preconceitos prejudiciais ao trabalho em sala de aula que valoriza as diferenças entre os alunos.
	
	
	
	
	Histórica
	
	 
	Inatista
	
	
	Construtivista
	
	
	Ambientalista
	
	
	Comportamentalista
	
	
	
		
	
		8.
		Mudanças no comportamento podem ser provocadas de diversas maneiras. Uma delas requer uma análise das consequências ou resultados que o mesmo produz no ambiente. As consequências positivas são chamadas de reforçamento e provocam um aumento na frequência com que o comportamento aparece. Por exemplo, se após arrumar os seus brinquedos (comportamento), a criança ouvir elogios de sua mãe (consequência positiva), ela procurará deixar os brinquedos arrumados mais vezes, porque estabeleceu uma associação entre esse comportamento e aquele da sua mãe. Já as consequências negativas recebem o nome de punição e levam a diminuição na frequência com que certos comportamentos ocorrem. Por exemplo, se cada vez que João quebrar uma vidraça ao jogar bola (comportamento), ele for obrigado a pagar pelo estrago (consequência negativa), ele passará a tomar mais cuidado ao jogar, diminuindo os estragos em janelas. O parágrafo acima se refere a que concepção?
	
	
	
	 
	Construtivista
	
	 
	Ambientalista
	
	
	Histórica
	
	
	Inatista
	
	
	Racionalista
	Apesar da vida breve, escreveu diversas obras que influenciam a educação até hoje. Marcou significativamente uma época. Este teórico considera que os fenômenos psicológicos são sociais. Considera que o social tem um peso significativo no desenvolvimento do ser. Assinale a alternativa que aponte este autor:
		
	
	Jean Piaget
	
	Paulo Freire
	
	Henri Wallon
	 
	Lev S. Vygotsky
	
	Sigmund Freud
	
	 
	Ref.: 201709016090
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Estudos e pesquisas de Piaget sobre o desenvolvimento humano demonstraram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária. A passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato, ocorre dos
		
	
	8 a 10 anos.
	
	4 a 7 anos.
	
	2 aos 7 anos.
	
	0 aos 2 anos.
	 
	11 ou 12 anos em diante.
	
	 
	Ref.: 201708349031
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O debate principal da educação que se orienta pelo paradigma construtivista é a concepção sobre o ensino. No Colégio de Aplicação, os professores vivem o dilema que é priorizar a quantidade dos conteúdos ensinada ou os processos de aprendizagem dando ênfase às construções diárias e pertinentes ao nível de desenvolvimento em que estão os alunos. Marque qual das alternativas abaixo está de acordo com a defesa pelo ensino através dos processos mais interacionistas.
		
	
	O método de ensino é baseado na exposição verbal, análise e conclusão do conteúdo por parte do professor para ganhar tempo e trabalhar mais conteúdos.
	 
	O professor é aquele que detendo mais experiência, funciona intervindo e mediando a relação dos alunos com o conhecimento a ser construindo.
	
	Um bom ensino seria aquele que levaria o aluno a apresentar respostas certas, obter notas altas, repetir o que o professor ensina.
	
	O ensino é a transmissão de informações, portanto, o professor deve trazer todo o conteúdo pronto para ser copiado pelos alunos e memorizado.
	
	As atividades objetivam a classificação dos alunos que a realizam mais rapidamente e com maior grau de acertos.
	
	 
	Ref.: 201709003361
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	(IF-PR/ Pedagogo/2010) O filósofo russo Lev Vigotski ampliou o conceito de desenvolvimento real (aquilo que o sujeito é capaz de fazer sozinho sem o auxílio de alguém mais experiente), criando o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal ao se referir à interação entre a aprendizagem e desenvolvimento. Esse conceito traz como consequência ao trabalho docente a necessidade de:
		
	
	Organizar os conteúdos de acordo com o nível de desenvolvimento real do aluno.
	
	Elaborar um plano de trabalho coerente com a etapa de desenvolvimento do aluno.
	 
	Haver mediação entre o aluno e o objeto de conhecimento.
	
	Permitir que o aluno aprenda sozinho, sem o auxílio de outros.
	
	Respeitar o momento cognitivo pelo qual passa a criança.
	
	 
	Ref.: 201708158174
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Segundo Piaget, os estilos de pensamento mágico e o jogo simbólico são característicos dos estágios:
		
	
	Sensório-motor
	
	Das operações concretas
	
	Lógicos
	
	Das operações formais.
	 
	Pré-operatório
	
	 
	Ref.: 201708166834
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Dada a afirmativa: É um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. Um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar. (CUNHA, 1994, p. 25) Estamos no referindo à(ao):
		
	 
	brinquedoteca
	
	sala de aula
	
	cantinho da leitura
	
	parquinho
	
	refeitório
	
	 
	Ref.: 201708927459
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Analise a seguinte colocação: A ausência da função semiótica é a principal característica desse estágio. A inteligência é prática. O contato com o meio é direto e imediato sem representação mental ou pensamento. Qual é o estágio de desenvolvimento cognitivo segundo a teoria de Jean Piaget retratado acima?
		
	
	estagio predominância funcional
	 
	estágio fálico
	
	estágio pré-operatório
	 
	estágio sensório-motor
	
	estágio oral
	
	 
	Ref.: 201708946812
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	 Segundo Ramal (2000), a escola deve formar alunos que possam otimizar os próprios processos de construção do conhecimento. O aprender deve privilegiar menos a acumulação de informações e mais a capacidade do aluno desenvolver competências, habilidades, visões de mundo e posturas de vida e trabalho. De acordo com o parágrafo acima, a escola deve privilegiar o desenvolvimento da:
		
	
	Escrita
	
	Competição
	
	Individualidade
	 
	Autonomia
	
	Memória
	Define a aprendizagem __________________ pelas suasconsequências comportamentais e enfatizam as condições ambientais como força propulsora da aprendizagem, numa relação de causa e efeito.
		
	
	Significativa
	 
	Comportamental
	
	Reflexiva
	
	Crítica
	
	Transformadora
	
	 
	Ref.: 201708166762
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Uma professora de educação infantil fez um contrato com sua turma de alunos de 4 anos que precisavam estar mais concentrados no momento da rodinha, pois todos queriam falar ao mesmo tempo e não estavam conseguindo ouvir os colegas. Depois de conversar sobre essa necessidade da escuta e da participação mais organizada no momento da rodinha, ela resolveu utilizar a seguinte estratégia: Cada vez que uma criança ouvia seu colega e esperava a sua vez de falar, a professora fazia um elogio público, balançava a cabeça positivamente e sorria. Qual tipo de condicionamento que a professora estava utilizando para ensinar uma habilidade social para as suas crianças? Marque a resposta correta.
		
	
	Extinção de comportamento por punição
	
	Reflexos respondentes, pois eram feitos apenas com o corpo humano.
	
	Reforço de comportamento por punição, pois as crianças falavam ao mesmo tempo por não terem educação.
	 
	Reforço positivo para aumentar a incidência de comportamentos adequados
	
	Reforço negativo para desencorajar a fala em conjunto
	
	 
	Ref.: 201708956821
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na concepção do comportamento defendida por Skinner o papel do _____________ é muito mais importante do que a maturação biológica. Na verdade, são os estímulos presentes numa dada situação que levam ao aparecimento de um determinado comportamento.
		
	
	Estudo
	 
	Ambiente
	
	Sentimento
	
	Desejo
	
	Amor
	
	 
	Ref.: 201708168050
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A diretora de uma escola pediu a orientação de sua pedagoga para solucionar o problema dos atrasos e das faltas que vinham se tornando cada vez mais frequentes entre os profissionais de apoio - responsáveis pela limpeza e segurança da escola. A pedagoga percebeu que as faltas ocorriam principalmente no final do mês, quando os profissionais preferiam faltar para fazer um trabalho extra que fosse remunerado, porque ganhariam um valor maior que o descontado pela falta. A pedagoga sugeriu que a diretora elegesse o funcionário do mês, de acordo com os critérios de pontualidade, assiduidade e eficiência. Além disso, desenvolveu um programa de premiação que consistia em dar direito a folgar um dia no mês e ganhar uma cesta básica para o funcionário eleito. Identifique neste episódio qual a técnica adotada para condicionar o comportamento dos funcionários e sua correta explicação.
		
	
	Foi utilizado um estímulo aversivo para extinguir o comportamento de faltar no final do mês.
	
	Foi utilizada uma técnica de reforço negativo, pois desejavam eliminar um comportamento inadequado (faltas) e, para isso, aplicaram um estímulo aversivo, que foi gerar a competitividade entre os profissionais.
	
	A técnica faz parte de um condicionamento baseado na punição do comportamento de faltas para aumentar a frequência dos comportamentos adequados (pontualidade, assiduidade e eficiência).
	 
	A pedagoga sugeriu uma técnica de reforço positivo para gerar uma sensação agradável e aumentar a frequência dos comportamentos de assiduidade, eficiência e pontualidade.
	
	A diretora utilizou um reforço positivo, pois retirou o estímulo aversivo que seria trabalhar na escola um dia do final do mês.
	
	 
	Ref.: 201708957909
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Nessa concepção, o papel da escola e do ensino é supervalorizado, já que o aluno é um receptáculo vazio (alguém que em principio nada sabe). A transmissão de um grande número de informações torna-se de extrema relevância. A função primordial da escola é a preparação moral e intelectual do aluno para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a "transmissão da cultura" e a "modelagem comportamental" das crianças. Sobre que concepção o parágrafo acima se refere?
		
	 
	Construtivista
	
	Histórica
	 
	Comportamentalista
	
	Inatista
	
	Racionalista
	
	 
	Ref.: 201708166759
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Escola de Psicologia Behaviorismo foi criada nos Estados Unidos, no século XIX, e tinha como objeto estudar o comportamento humano e as possibilidades de aprendizagem. Muitos conceitos importantes fazem parte dessa escola teórica que tem forte aplicação na prática educativa. Dentre eles, destacamos o conceito de reforço positivo. Das alternativas abaixo, marque a definição correta para reforço positivo.
		
	
	Oferecimento de algum elemento material que a pessoa necessite internamente para que ela passe a apresentar os comportamentos que são desejados pelos seus líderes.
	
	É uma recompensa pelos bons comportamentos humanos que deve ser aceita universalmente pela população.
	 
	Apresentação de um estímulo agradável, recompensador que aumenta a frequência de algum comportamento.
	
	É um estímulo que utiliza algumas sanções para o aumento da produtividade nas empresas e para a aprendizagem de comportamentos adequados no espaço educativo.
	
	É uma forma de extinguir comportamento, adotando a punição como procedimento.
	
	 
	Ref.: 201708749181
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Watson, Pavlov e Skinner são três grandes expoentes da teoria comportamental, assinale a alternativa que apresenta as suas principais contribuições:
		
	
	Watson (condicionamento operante), Pavlov (condicionamento clássico ou respondente, Skinner (o homem é produto do meio)
	
	Watson (condicionamento clássico ou respondente), Pavlov (o homem é produto do meio), Skinner (condicionamento subjetivo).
	
	Watson (condicionamento clássico ou respondente), Pavlov (o homem é produto do meio), Skinner (condicionamento operante).
	
	Watson (o homem é produto do meio), Pavlov (condicionamento operante), Skinner (condicionamento clássico ou respondente)
	 
	Watson (o homem é produto do meio), Pavlov (condicionamento clássico ou respondente), Skinner (condicionamento operante).
	
	 
	Ref.: 201708158172
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	É constituída por um conjunto de princípios a partir de uma perspectiva metodologicamente experimental. Permite analisar sob quais variáveis o comportamento humano é função para, posteriormente, constituir-se em tecnologia de intervenção. Esta alternativa melhor descreve o:
		
	
	Gestalt
	
	Sociointeracionismo
	 
	Behaviorismo.
	
	Cognitivismo.
	
	Psicanálise.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes