Buscar

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA avaliando

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
	Avaliando Aprend.: SDE3890_SM_201804100463 V.1 
	Aluno(a): MARCELA DE SOUZA BRASILEIRO
	Matrícula: 201804100463
	Desemp.: 0,3 de 0,5
	25/05/2018 10:37:33 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201806462268)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Considere as afirmações abaixo:
 l) Exercício físico é qualquer ação que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação, realizados em momentos de lazer ou de tempo livre. Visa desenvolver a aptidão física, (força, destreza, agilidade, coordenação motora).
ll) Atividade Física é definida como "qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso".
lll) A Educação Física é entendida como uma área do conhecimento da cultura corporal do movimento. Uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, esportes, lutas, danças e ginásticas.
lV) A Educação Física é definida como "qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso".
V) Atividade Física é qualquer ação que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação, realizados em momentos de lazer ou de tempo livre. Visa desenvolver a aptidão física, (força, destreza, agilidade, coordenação motora).
 Estão certos os itens:
		
	
	III e IV.
	 
	Todos estão corretos.
	 
	II e III.
	
	I e II.
	
	I, II e III.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201806462075)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os gregos valorizavam muito a prática de atividades físicas (ginástica). Entre as opções abaixo, o que NÃOdemonstra essa atitude é a(o):
		
	
	Prestígio e reconhecimento dos vencedores de provas nos Jogos Gregos em suas cidades.
	
	Importância dada à prática de atividades físicas equivalente à valorização dos estudos.
	
	Paralisação de guerras internas para a realização de jogos gregos, como os Olímpicos.
	
	Existência do pedótriba nos espaços destinados ao treinamento dos indivíduos.
	 
	Incentivo às lutas entre homens e animais como espetáculo para a população.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201806462284)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	0 Governo do Estado do Ceará lançou no dia 7 de abril de 2014 o Programa Esporte e lazer da Cidade (PELC). O referido Programa foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) do Ministério do Esporte, com o intuito de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimulando a convivência social, a pesquisa e a socialização do conhecimento contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos. Baseado nessa premissa, em qual manifestação esportiva está incluído o PELC?
		
	
	Esporte de aventura;
	
	Esporte cooperativo;
	
	Esporte educacional.
	 
	Esporte de participação;
	
	Esporte de rendimento;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201806462134)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um indivíduo procura um profissional de Educação Física e cita não ter tempo para praticar exercícios físicos. O profissional, então, recomenda que ele aumente a distância dos seus deslocamentos para o trabalho, use as escadas ao invés do elevador e se envolva em atividades esportivas no seu tempo de lazer. Dessa forma, o profissional está orientando o indivíduo a praticar:
		
	
	Exercícios físicos
	 
	Atividades físicas
	
	Lazer passivo
	
	Treinamento funcional
	
	Treinamento físico
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201806462401)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	No artigo "Licenciatura e/ou Bacharelado: opções de graduação para intervenção profissional" (STEINHILBER, 2006), o autor afirma que "a licenciatura corresponde à formação de professores que atuarão nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, portanto, para atuação específica e especializada com a componente curricular Educação Física". Para o bacharelado (graduação pelo Conselho Nacional de Educação - CNE) o autor estabelece que:
		
	 
	O profissional é qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir por meio das diferentes manifestações da atividade física e esportiva, tendo por finalidade aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável, estando impedido de atuar na educação básica.
	 
	O profissional é qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir por meio das diferentes manifestações da atividade física e esportiva, tendo por finalidade aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável, estando compelido a atuar na educação básica.
	
	O profissional é qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir por meio das diferentes manifestações da atividade física e esportiva, estando inclusive autorizado a atuar na educação básica.
	
	O profissional não é qualificado para atuar na escola.
	
	O profissional é qualificado para intervir por meio das diferentes manifestações da atividade física, exceto no âmbito e esportivo.

Outros materiais