Buscar

Questão nº 1 Direito Internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão nº 1 Direito Internacional
Questão nº 1 – Descreva sobre a “Conferencia de Haia”, abrangendo sua formação, composição e importância, e a participação do Brasil na organização. 
A Conferência da Haia é uma organização intergovernamental de caráter global, integrada por países com diferentes tradições jurídicas, e tem por missão harmonizar as regras jurídicas entre estes Estados, desenvolvendo e oferecendo instrumentos jurídicos multilaterais que correspondem às necessidades mundiais.
A Conferência da Haia de Direito Internacional Privado foi criada em 1893 e tornou-se uma organização intergovernamental permanente em 1955. Atualmente é composta por 77 Estados-Membros. Sob ela, foram concluídas 37 convenções, como Convenções para regular o Direito Comercial e de Família. 
A Conferência tem grande importância, pois reforça a segurança jurídica de seus Estados-Membros, devido a sua busca para uma progressiva redução das diferenças entre os sistemas jurídicos de cada país. 
O Brasil se tornou membro da Conferência de Haia em 27 de janeiro de 1972. O país já aprovou e ratificou a Convenção da Haia sobre Cooperação Internacional e Proteção de Crianças e Adolescentes em Matéria de Adoção Internacional, de 29 de maio de 1993; a Convenção da Haia sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças, de 25 de outubro de 1980 e a Convenção de Acesso Internacional à Justiça, da mesma data. As convenções sobre a eliminação da exigência de legalização de documentos públicos estrangeiros, de 5 de outubro de 1961, de Obtenção de Provas no Exterior, de Comunicação de Atos processuais e a de obtenção de Alimentos no exterior encontram-se em fase avançada de ratificação ou promulgação.
Questão nº 2 – Descreva um breve relato sobre “Direito Internacional Intertemporal”, relatando seus principais pontos temáticos.
O conflito de leis, decorrente da coexistência de duas normas distintas regulando uma mesma relação jurídica, surge a partir do momento em que são violados os limites temporais ou espaciais de aplicação de determinados preceitos jurídicos. Tais limites são dados, por um lado, pelo território, e de outro, pelo tempo. 
O Direito internacional privado (DIPr) é o conjunto de normas jurídicas, criado por uma autoridade política autônoma, com o propósito de resolver os conflitos de leis no espaço.
O chamado Direito Intertemporal é o conjunto de normas e regulamentos que resolvem os conflitos das leis no decorrer dos tempos.
O Direito Internacional Intertemporal se relaciona com o conflito espacial de normas temporais, ocorrendo quando a regra do Direito Internacional Privado do foro indica a aplicação de determinado direito estrangeiro, e neste é encontrado uma alteração temporal no direito interno, ou seja, quando há uma lei antiga modificada por lei mais recente.
Ocorrendo tal fato, deverá ser respeitada a regra de Direito Intertemporal do sistema jurídico declarado competente, ou seja, o Direito Transitório interno do Estado estrangeiro, pois o Direito Intertemporal é uma questão interna, devendo-se entender que a opção do Direito Internacional Privado por um determinado sistema jurídico tem efeitos amplos, incluindo-se nela o direito transitório do sistema jurídico indicado.

Outros materiais