Buscar

Empreendedorismo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Veiga De Almeida
História
Pilar Jaques Teixeira
Rio de Janeiro – 05/2018
Empreendedorismo
 	A dificuldade do processo de inovação é uma das mais preocupantes entre as inúmeras empresas nacionais e multinacionais, mas essas empresas buscam cada vez mais solucionar esses problemas internos. Os empreendedores deverão analisar as pesquisas e checar as fontes, com isso o empreendedor que recebeu algumas informações e verificou certos critérios, irá analisar se possui capital intelectual suficiente para desenvolver a solução do problema internamente, ou seja, na própria empresa e, caso ele conclua que sim, deverá formar um grupo qualificado para levantar a possíveis soluções e implementa-las.
 	Caso o empreendedor perceba que não conseguirá criar esse grupo, por escassez de colaboradores (empresa com poucos funcionários, onde qualquer alteração acarretará perda), ou falta de capacidade intelectual por parte dos mesmos, dentro da viabilidade financeira avaliará a contratação de uma consultoria especializada ou a busca por empresas do terceiro setor, como ONGS ou consultorias. Assim, haverá um feedback não só no problema apresentado , mas também com a observação de melhor capacitação dos funcionários, havendo a possibilidade de estipular grandes melhorias internas.
No caso dos principais mecanismos de coletas de informações no trabalho é primordial que o consultor possa saber ouvir o seu cliente e direcionar as questões mais especificamente para facilitar o trabalho posterior. O cliente pode oferecer barreiras para responder às questões e em contrapartida o consultor deve tentar quebrá-las. O passo seguinte é realizar uma verificação das práticas organizacionais utilizadas na empresa, quando falo das práticas refiro-me ao conjunto de hábitos, costumes e políticas praticadas internamente na empresa e, portanto, a avaliação do clima organizacional se faz necessária, até porque o consultor deve observar se não existem problemas de relacionamento entre os colaboradores. São vários os métodos de coleta de dados que podem ser utilizados pelo consultor, dentre eles, destaca- se os seguintes: entrevistas, questionários, reuniões, relatórios, bem como fontes externas (notícias da imprensa e de outras instituições: IBGE, IPEA, associações comerciais etc).

Outros materiais