Buscar

#avaliando 1 2 3 4 Fisioterapia cardiovascular

Prévia do material em texto

Fisioterapia cardiovascular –TODOS AVALIANDOS
	1a Questão (Ref.: 201402422555)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O teste de caminhada de 6 minutos é indicado para medir a capacidade funcional do paciente com doença pulmonar ou cardíaca, assim como é um preditor de morbidade e mortalidade. Em relação ao TC6M, marque V (verdadeira) ou F (falsa) e, em seguida, assinale a alternativa correspondente. ( ) Para a realização do teste, é necessária a presença do médico. O teste é contraindicado durante a internação do paciente. ( ) As razões para interromper o teste são: dispneia intolerável, velocidade reduzida, sensação de esforço percebido maior que 13 (0-20), cãibras nas pernas, dor no peito. ( ) Um estudo multicêntrico não encontrou efeitos significantes com relação ao cumprimento do corredor reto que variam de 15 a 50 m. ( ) A distância percorrida no teste de 6 minutos inferior a 480 m é considerada preditora de mortalidade. ( ) Deve ser o primeiro teste a ser realizado pós evento isquêmico e/ou na ICC descompensada.
		
	
	
	 
	
	 
	F, F, V, F, F.
	
	 2a Questão (Ref.: 201402940970)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Na avaliação do paciente com doença cardiovascular o Fisioterapeuta sempre deve investigar a presença de fatores de risco que predispõem o paciente ao risco aumentado de doenças cardiovasculares. Com base nas aulas discutidas assinale aquela questão que contém fatores que são considerados de risco para a doença cardiovascular.
	 
	Dislipidemias, Sindrome metabólica, Obesidade e Hipertensão arterial sistêmica
	
	.
	
	
		
	 4a Questão (Ref.: 201402455922)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O teste de caminhada de 6 minutos é indicado para medir a capacidade funcional do paciente com insuficiência cardíaca, assim como é um preditor de morbidade e mortalidade. Julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa correspondente.
( ) Para a realização do teste é necessária a presença do medico e está contraindicado durante a internação do paciente.
( ) As razões para interromper o teste são: dispnéia intolerável, velocidade reduzida, sensação de esforço percebido maior que 13, cãibras nas pernas e dor no peito.
) Não são observados efeitos significantes do tamanho corredor na distância percorrida durante a realização do teste de caminhada de 6 minutos.
( ) A distancia percorrida no teste de 6 minutos pode ser considerada preditora de mortalidade e contra indicar a realização de uma cirurgia, pelo elevado risco de mortalidade.
		
	 
	F, F, F, V.
	
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402461542)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Além no sistema nervoso autônomo, o controle da frequência cardíaca (FC) acontece por outras vias de controle. Assinale a opção que envolve outros mecanismos que controlam a FC.
		
	
	
	 
	Reflexo barorreceptor e reflexo de Bainbrigde
	1a Questão (Ref.: 201402444588)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No ECG normal, as ondas P e T correspondem, respectivamente a:
	 
	Sístole atrial e repolarização ventricular
	
	
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201402422492)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto à avaliação e à atuação da fisioterapia no pós-operatório de cirurgia cardíaca, assinale a alternativa INCORRETA.
	 
	A percussão torácica é contraindicada no pós-operatório, pois pode promover dor e desalinhamento da incisão cirúrgica.
		
	 3a Questão (Ref.: 201402961433)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a realização de um eletrocardiograma, o paciente apresentou um bloqueio total do nodo sinusal. Assinale a alteranativa que relata um problema que o paciente deve apresentar:
		
	
	
	 
	Ausência de onda P
	 4a Questão (Ref.: 201402422898)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A relação comprimento-tensão no músculo cardíaco é semelhante à que se verifica no músculo esquelético. A força de contração do músculo cardíaco depende da pré-carga e da pós-carga. O débito cardíaco é regulado pela atividade muscular e pela atividade simpática. Com o auxílio dessas informações, julgue os itens que se seguem.
I- Durante o exercício físico, ocorre aumento da pós-carga, o que resulta em maior estiramento muscular e facilita o bombeamento cardíaco.
II- No coração, a pré-carga é diretamente proporcional ao comprimento das fibras musculares que por sua vez depende do volume diastólico final.
III- Altos valores de PEEP (pressão positiva intrapulmonar) aumentam a pré-carga, aumentando o volume sistólico do paciente cardiopata.
IV- Quanto maior a vasoconstrição periférica, maior é a pós-carga do coração.
V- Durante exercício muscular, há aumento do débito cardíaco devido, dentre outras causas, à elevação dos níveis de norepinefrina. Tal fato é um dos principais elevadores do DC em transplantados.
Estão corretos apenas os itens:
		
	 
	II, IV e V.
		
	 5a Questão (Ref.: 201402912355)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente, JSB, 60 anos, realizou um Ecocardiograma que detectou um volume sistólico de 40ml e FC de 80 batimentos por minuto. Marque a alternativa mostra corretamente o Débito Cardíaco do paciente:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	3,2 L
	
	
		
	1a Questão (Ref.: 201402912709)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dados do Ministério da Saúde demonstram que as Doenças Cardiovasculares continuam a primeira causa de morte no Brasil. Os seus fatores de risco dividem-se em duas categorias: fatores de risco modificáveis e fatores de risco não modificáveis. Assinale a alternativa que possui apenas fatores de risco modificáveis:
		
	
	
	 
	Tabagismo, inatividade física e HAS
	 2a Questão (Ref.: 201402454590)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica (RCPM) é reconhecida como sendo a integração de intervenções, denominadas "ações não farmacológicas", que visam assegurar as melhores condições físicas, psicológicas e sociais para o paciente com doença cardiovascular, pulmonar e metabólica. Programas formais de RCPM efetivamente melhoram a capacidade funcional, diminuem o estresse, melhoram a qualidade de vida, reduzem a mortalidade de causa cardiovascular e mortalidade geral. Com relação a prática da Reabilitação cardiopulmonar e metabólica (RCPM) assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	Em indivíduos saudáveis o exercício aumenta o débito cardíaco a partir da elevação da frequência cardíaca e do volume sistólico; aumentando a pré carga e o volume diastólico final.
	
	 3a Questão (Ref.: 201402892508)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito da reabilitação cardíaca e os cuidados necessários com o paciente, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	
	
	
	
	 
	A reabilitação cardíaca com exercícios aeróbicos de intensidade moderada esta diretamente relacionada a uma melhora do fluxo laminar vascular e menor resistência periférica.
	
	
	
	
		
	 4a Questão (Ref.: 201402444604)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No paciente com ICC, a resposta ao exercício físico não se manifesta de forma adequada, em razão da restrição funcional por causa do comprometimento da bomba cardíaca. Em relação à patologia, suas características e propedêuticas, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	Na ICC ocorre disfunção endotelial devido redução da produção de óxido nítrico, o que ocasiona aumento do tônus vasomotor e do processo de remodelamento vascular
		
	
 5a Questão (Ref.: 201402912291)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Insuficiência cardíaca é a incapacidade do coração para bombear o sangue em volumes suficientes para atender às demandas do metabolismo. De acordo com esta afirmação, assinale a alternativa que contém de forma correta os sinais e sintomas da insuficiência cardíaca das câmaras cardíacas direitas:
		
	
	
	 
	
	 
	Ascite, hepatomegalia, turgência jugular e edema periférico.1a Questão (Ref.: 201403669587)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São consideradas Síndromes isquêmicas agudas as opções contidas em qual opção abaixo.
		
	 
	Angina instável e Infarto agudo do miocárdio
	 2a Questão (Ref.: 201403148031)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em atletas treinados, o ECG apresenta-se da seguinte forma, devido despolarização lenta:
		
	 
	Aumento do intevalo R ¿ R
	 3a Questão (Ref.: 201403619436)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São contra-indicações absolutas à ventilação mecânica não-invasiva (VNI), EXCETO:
		
	 
	Paciente DPOC agudizado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403293398)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente apresenta dor precordial durante atividade física moderada. Sua CKMB não está elevada e ao ecocardiograma não apresenta alteração no fluxo anterógrado da hemodinâmica cardíaca. O seu diagnóstico é:
		
	 
	Angina Estável
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.: 201403181559)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um indivíduo do sexo masculino, 24 anos, negro, solteiro, com história de tosse, dispnéia e emagrecimento de cerca de 10 kg nas últimas semanas. Há cerca de seis meses já vinha apresentando, cansaço aos esforços habituais. Antecedentes: tabagismo; etilismo; usuário de drogas (cocaína). Há 20 dias, com piora do quadro respiratório, procurou serviço de pronto atendimento, onde foi diagnosticado com pneumonia e tratado com amoxicilina. Nessa ocasião, fugiu do hospital e permaneceu em casa, sem atividade física devido à fraqueza. A não melhora o fez retornar ao serviço de pronto atendimento para investigação do quadro¿. Assinale a(s) opção(oes) correta(s):
		
	 
	A dispnéia poderia de ser origem cardíaca e não pulmonar
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403188474)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a fisiologia cardíaca, marque Vou F para os itens Verdadeiros e Falsos respectivamente
		
	 
	Uma das formas de aumentar o débito cardíaco é aumentar a pré-carga e freqüência cardíaca
	 
	Quanto menor for a pós-carga, maior será o trabalho cardíaco para bombear o sangue
	 
	As variáveis que determinam o débito cardíaco são: volume sistólico, frequencia cardíaca, contratilidade e pré-carga
	 
	A fração de ejeção é razão entre o VS e o VDF expressa em percentual
	 
	O aumento da pós-carga pode melhorar o desempenho cardíaco dos pacientes com insuficiência cardíaca crônica
	 3a Questão (Ref.: 201403290860)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os maiores índices de morte súbita pós-infarto agudo do miocárdio se devem por ocorrer Fibrilação Ventricular. Como pode ser diagnosticado essa complicação no Eletrocardiograma:
	 
	Ausência definida de complexo QRS com traçado anárquico e taquicárdico;
	 4a Questão (Ref.: 201403619543)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	            A caracterização da síndrome anginosa é, por excelência, baseada em dados de história, que deve ser minuciosa, pois é nela que essencialmente se apoia o diagnóstico. Devem ser exploradas as características clássicas da dor: localização, caráter, relação com o exercício, duração e fatores de alívio.
Com relação a angina estável, pode-se afirmar:
I.                    Um quadro anginoso é considerado estável se vem ocorrendo por várias semanas sem evoluir para um evento coronariano agudo.
II.                  As crises de angina estável aparecem tipicamente em condições onde é imposto um maior consumo de oxigênio ao miocardio em um paciente com mais de 70% de obstrução da luz de uma ou mais artérias coronárias.
III.                A prática regular do exercício físico não contribui significativamente para a qualidade de vida e para o manuseio clínico do portador de doença coronária crônica estável.
Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	I somente;
	 
	I e II, somente;
	 
	II somente.
	 
	I e III, somente;
	 
	II e III, somente;
	1a Questão (Ref.: 201403184270)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 Na coronariopatia, a indicação da reabilitação para coronariopatas torna-se inquestionável diante das evidências científicas que têm recomendação grau A e evidência de nível 1.
PORQUE
Na reabilitação hospitalar   fase 1   a equipe de profissionais é composta por médico, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista e psicólogo, o que possibilita a melhor reabilitação para o coronariopata.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
(Enade, 2007)
		
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	 2a Questão (Ref.: 201403181517)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Durante a prática de exercício aeróbico ou de fortalecimento muscular observa-se um aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial como adaptação aguda ao esforço, aumentando o risco de aparecimento de angina e infarto agudo do miocárdio. A prescrição de exercícios para pacientes com cardiopatias deve priorizar o equilíbrio na relação entre o consumo e a oferta de oxigênio para o miocárdio, minimizando o risco de eventos isquêmicos. Um dos fatores envolvidos no aumento da oferta de oxigênio miocárdica é a perfusão coronariana, que depende:
		
	 
	da pressão diastólica e da duração da fase diastólica; na diástole, a pressão na parede dos ventrículos é menor e os vasos coronarianos se abrem irrigando o miocárdio.
	 3a Questão (Ref.: 201403171536)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na avaliação inicial do paciente hipertenso os principais objetivos são definir a intensidade da HAS e determinar a presença ou não de outros fatores de risco cardiovascular, para propor intervenções com efeito benéfico na redução da pressão arterial. Sabendo-se que o exercício físico destaca-se como tratamento não medicamentoso da hipertensão artéria sistêmica, pois a atividade física regular reduz os níveis da pressão arterial sistólica e diastólica, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	Durante todo o programa de exercício físico, a monitorização dos sinais vitais e os sinais de intolerância ao esforço devem ser verificados
	 4a Questão (Ref.: 201403639650)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Hipertensão Arterial representa um fator de risco independente para o desenvolvimento de Doença cardiovascular, que apresenta custos médicos e socioeconômicos elevados, decorrentes principalmente de suas complicações. Entre as alternativas abaixo assinale com (V) as sentenças verdadeiras que contém as principais complicações da HAS:
		
	 
	Insuficiência Respiratória, Renal e Cardiaca
	 
	Doença cerebrovascular e Doença Arterial Coronariana
	 
	Doença cerebrovascular e Edema Pulmonar
	 
	Doença cerebrovascular e Insuficiência Respiratória
	 
	Insuficiência cardíaca e renal e doença vascular de extremidades
	 5a Questão (Ref.: 201403183104)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A mudança no estilo de vida é muito importante no tratamento das enfermidades cardiovasculares, o paciente deverá ser orientado a reduzir o peso corporal, a ingesta de sódio, o consumo de bebidas alcoólicas e, também, a realizar exercícios físicos regularmente. Os exercícios aeróbicos e de força muscular podem trazer benefícios importantes como a redução da PA, colesterol, glicemia, dentre outros; entretanto, sua prática não é isenta de riscos à saúde. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
I - A magnitude da resposta pressórica, durante o exercício resistido, está indiretamente relacionada às características do exercício, ou seja, à intensidade, o número de repetições e à massa muscular envolvida. Desta forma para cardiopatas recomenda-se exercícios com cargas progressivas, 1 a 2 séries, 10 a 15 repetições e com intervalo entre séries maior que o tempo de atividade.
II - O exercício isométrico é pouco recomendado por determinar uma resposta volumétrica importante e favorecer o risco de evento isquêmico agudo.
III - O fenômeno de interdependência alveolar justifica a utilização de exercícios respiratórios no pós operatório de cirurgiacardíaca, com o objetivo de melhorar as trocas gasosas e a expansibilidade torácica.
		
	 
	Apenas a alternativa III está correta.
	1a Questão (Ref.: 201402939851)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O exercício físico determina alterações hemodinâmicas significativas, dependentes da intensidade e do tipo de exercício, bem como da aptidão cardiorrespiratória. Considerando os ajustes nos determinantes do desempenho cardíaco durante o exercício, analise as afirmativas abaixo.
I. O aumento do retorno venoso durante o exercício está relacionado a vasoconstricção arteriolar, a ação da bomba muscular periférica e ao mecanismo de Frank-Starling.
II. A bomba cardíaca (inotropismo cardíaco) e a vasoconstricção periférica favorecem o retorno de sangue venoso ao coração durante o exercício.
III. A incompetência das valvas venosas e a fraqueza muscular esquelética podem comprometer o retorno venoso e reduzir o débito cardíaco.
É correto o que se afirma em:
		
	
	
	 
	III, apenas.
	 2a Questão (Ref.: 201402573088)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente homem, 57 anos, vem apresentando níveis tensionais da pressão arterial, sistematicamente elevados em medidas casuais. Procurou auxílio de um cardiologista em que, no momento da consulta se apresentou elevada novamente. O médico solicitou MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) que revelava, entretanto, medidas domiciliares normais, elevando-se somente no retorno ao consultório. Analisando o resultado da seguinte MAPA marque a alternativa correta:
		
	 
	MAPA demonstrando elevação da pressão somente no início e término do exame, (medidas que habitualmente são realizadas na clínica), com comportamento normal da pressão, nas 24 horas. Trata-se de um caso de "Hipertensão do Jaleco Branco".
	 3a Questão (Ref.: 201402422448)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a fisiologia cardíaca, a demanda miocárdica de oxigênio (MVO2) pode ser mensurada pelo(a):
	 
	produto da frequência cardíaca pela pressão arterial sistólica.
	 5a Questão (Ref.: 201402939847)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O sistema circulatório é um grande sistema fechado constituído por vasos que conduzem o sangue dos ventrículos aos tecidos, e destes de volta aos átrios. Com relação à fisiologia do sistema cardiovascular analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - O nó sinusal é ativado após um estimulo gerado no SNC.
II - O cálculo para quantificação do débito cardíaco é realizado a partir da soma do volume sistólico final com o valor da frequência cardíaca em repouso.
III - Aumentando-se a pós-carga haverá um aumento no débito cardíaco.
Assinale a alternativa correta:
 
		
	 
	Estão incorretas I, II e III.
	1a Questão (Ref.: 201402454495)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Tipicamente o episódio de angina dura alguns minutos; normalmente é precipitado por exercício físico ou estresse emocional, com freqüente melhora ou alívio ao repouso. Vários são os adjetivos utilizados pelos pacientes na descrição da angina:sufocamento,queimação,opressão,peso, entre outros. Sobre angina, assinale as respostas verdadeiras.
		
	 
	A dor isquêmica típica localiza-se na região precordial e pode irradiar-se para o braço
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402459139)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os testes de avaliação funcional são amplamente utilizados para avaliar tolerância ao esforço; avaliar a resposta terapêutica; avaliar prognóstico em alguns grupos de cardiopatas com doença cardíaca avançada além de orientar a prescrição de exercícios. Sobre os testes de avaliação funcional, analise os itens abaixo e em seguida assinale a resposta correta. I- No Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6) o paciente é orientado a caminhar a maior distância possível em seis minutos em espaço padronizado de dez metros; II- No Teste Shuttle (TS), o paciente é orientado a caminhar em ritmo constante e padronizada durante seis minutos; III - O TC6 é um método incremental seguro e deve ser realizado e deve ser realizado por dois profissionais; IV- O TS é composto de doze estágios com velocidade padronizada; V- O TC6 e o TS não determinam o VO2 mas são úteis na avaliação rotineira de pacientes com doença cardiovascular.
		
	 
	IV e V são corretas
	 3a Questão (Ref.: 201402459140)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre o teste ergometrico convencional e o teste cardiopulmonar de esforço (ergoespirometria), assinale a opção correta.
		
	 
	O método de avaliação com gases expirados através da ergoespirometria apresenta-se como uma opção não invasiva de determinar a real capacidade funcional de atletas e pacientes
	 4a Questão (Ref.: 201403078750)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As fibras musculares do coração são:
		
	
	
	 
	Semelhantes às do músculo esquelético, com filamentos de actina e miosina.
	 5a Questão (Ref.: 201402904659)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	J.E.S, 65 anos, portador de DPOC (portador de cor-pulmonale diagnosticado há 2 anos), procurou atendimento médico com queixa de palpitações e vertigens, queda da pressão arterial e sonolência excessiva. Foi solicitado ecocardiograma que mostrou hipertrofia do ventrículo e dilatação da câmara atrial direita com redução da função sistólica de AD e eletrocardiograma que junto a clínica identificou a fibrilação atrial (FA) sintomática. Marque a alternativa que identifica a principal característica da FA e uma de suas principais complicações:
		
	 
	A FA se caracteriza pela descarga de múltiplos focos ectópicos atriais com ondas P de morfologia diferentes e uma de suas principais complicações é o AVE isquêmico.
	1a Questão (Ref.: 201402420970)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Representa a variável mais confiável e representativa da capacidade funcional cardiorrespiratória a seguinte alternativa:
		
	 
	VO2 máx
	1a Questão (Ref.: 201403148037)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	
	 
	A pós-carga refere-se à tensão sistólica intraventricular durante a ejeção
	 2a Questão (Ref.: 201403805810)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É uma anormalidade anatômica na qual a aorta sai diretamente do ventrículo direito e a artéria pulmonar sai do ventrículo esquerdo, produzindo hipoxemia sistêmica grave. O enunciado refere-se à:
		
	 
	Transposição das Grandes Artérias (TGA).
	
 5a Questão (Ref.: 201403639298)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As cardiomiopatias são doenças de acometimento primário do músculo cardíaco que na maioria das vezes causa disfunção do coração. Sobre as doenças do miocárdio marque a opção INCORRETA:
		
	 
	A doença de chagas é causa de miocardiopatia restritiva
	
	
	1a Questão (Ref.: 201402566508)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante avaliação torácica do paciente com valvopatia, o fisioterapeuta detectou uma ausculta compatível com som de sopro na segunda bulha? Qual o diagnóstico provável diante dessas patologias descritas abaixo?
		
	 
	Estenose Aórtica
	 5a Questão (Ref.: 201403078919)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto ao ciclo cardíaco, analise as afirmações a seguir. I. A sístole ventricular inicia-se com o fechamento das valvas atrioventriculares e é marcada pela presença da primeira bulha cardíaca (b1). II. A primeira fase da sístole ventricular é conhecida como fase de ejeção rápida, momento no qual acontece saída rápida e volumosa de sangue em direção às valvas aórtica e pulmonar. III. O fechamento das valvas semilunares (aórtica e pulmonar) marca o início da diástole ventricular, a qual está relacionada com a segunda bulha cardíaca (b2). IV. A diástole ventricular se divide em quatro fases de acordo com o pós-fechamento das valvas semilunares, sendo estas, respectivamente: relaxamento isovolumétrico, enchimento rápido, enchimento lento e contração atrial. Estão corretas as afirmativas:I, III e IV, apenas.
	 2a Questão (Ref.: 201402969192)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O ritmo sinusal é o ritmo natural do coração que é determinado pelo marcapasso fisiológico cardíaco, o nó sinusal. Através do eletrocardiograma (ECG) podemos identificar a despolarização dos átrios através de ondas que são registradas em papel milimetrado. Sendo assim, quando se observa um traçado eletrocardiográfico, qual onda é sinônimo da despolarização atrial?
		
	 
	Onda P
	1a Questão (Ref.: 201402422078)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A fibrilação atrial é uma arritmia que se caracteriza pela despolarização e repolarização de células em vários focos atriais, ou seja, as células se excitam e repolarizam de forma aleatória ao invés de um único estímulo se originar no nodo sinoatrial. Qual(uais) alternativas são verdadeiras em relação a fibrilação atrial.
		
	 
	A frequência atrial é usualmente acima de 300 bpm e a resposta ventricular é irregular
	 
	A fibrilação atrial interfere no débito cardíaco
	 
	A frequência atrial é usualmente acima de 300 bpm e a resposta ventricular é sempre lenta
	 
	O volume diastólico final é alcançado após a contração atrial
	 
	É possível distinguir as ondas p e o intervalo PR
	 2a Questão (Ref.: 201402421943)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O período de tempo que leva o potencial de ação para propagar-se através dos átrios e o nodo atrioventricular (nodo AV) é designado no eletrocardiograma como intervalo intervalo PR, ou seja, o intervalo entre o início da onda p até o início do complexo QRS. Portanto, uma redução na velocidade de condução nodal atrioventricular, causará:
		
	 
	c. Aumento do intervalo PR
	 3a Questão (Ref.: 201402422051)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Pacientes com estenose mitral (sintomáticos) pioram os sintomas quando realizam atividade física. Assinale a opção correta.
		
	 
	O exercício aumenta a frequência cardíaca e assim o tempo diastólico diminui aumentando a congestão pulmonar
	 5a Questão (Ref.: 201402455993)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Como adaptação crônica a prática de exercício aeróbico e resistido, no paciente com doença arterial coronariana e obstrutiva periférica, pode-se observar:
		
	 
	Aumento da rede de circulação colateral e do aporte sanguíneo para extremidades; além da redução da pós carga, do DC e da FC.
	
	 1a Questão (Ref.: 201402422893)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre as classes de medicamentos utilizadas no tratamento medicamentoso da hipertensão arterial, a que reduz a frequência cardíaca e o trabalho cardíaco é representada pelos:
		
	 
	Todos os beta-bloqueadores.
	 2a Questão (Ref.: 201402454639)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre pós operatório e monitorização dos pacientes cirúrgicos cardíacos podemos afirmar:
		
	 
	A congestão pulmonar pode ser avaliada através da radiografia torácica e ausculta pulmonar
	 
	A pressão arterial durante o pós operatório imediato é verificada pelo método auscultatório tradicional
	 
	Faz parte da rotina a eletrocardiografia contínua
	 
	A punção da veia subclavia monitoriza de forma eficaz a pressão arterial sistêmica
	 
	As pressões da artéria pulmonar podem ser acessadas pelo catéter de Swan Ganz
		
	 3a Questão (Ref.: 201402423249)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As arritmias cardíacas são distúrbios ocasionados por alterações na formação e/ou condução do impulso elétrico através do tecido do miocárdio, podendo, assim, modificar a origem e/ou a difusão fisiológica do estimulo elétrico do coração. Sobre arritmias cardíacas, assinale a opção correta
		
	 
	Ritmo sinusal é o ritmo fisiológico do coração, que se origina no átrio direito, e, por isso, é visualizado no ECG de superfície pela presença de ondas P.
		
	 4a Questão (Ref.: 201402916731)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Das 5 opções abaixo, qual o paciente que se encontra na UTI adulto e que se submeteu à cirurgia cardíaca apresenta melhores condições e parâmetros para iniciarmos o processo de desmame da VMI ?
	 
	Estabilidade clínica; PEEP 6cmH2O; presença de drive; PaO2/FiO2 300
		
	 5a Questão (Ref.: 201402455912)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação a fisiologia do sistema cardiovascular assinale a alternativa correta:
		
	 
	A contração do miocárdio acontece a partir da elevação dos níveis intracelulares de cálcio e sofre influência do volume diastólico final (VDF).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes