Buscar

TRABALHO PRONTO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Fichamento de Estudo de Caso
Ana Carolina Santos
Trabalho da disciplina Análise estratégica de Portfólios de Investimentos
 Tutor: Prof. Geraldo Gurgel Filho
Rio de Janeiro
2018
Estudo de Caso de Harvard: Análise de Investimento e Lockheed Tri Star
Referência: EDLESON, Michael E. Estudo de caso: Análise de Investimento e Lockheed Tri Star. Harvard Business School 9-921-031, nov. 1993. 
Texto do Fichamento:
	Fichamento 
Lockheed Tri Star e Orçamento de Capital
	O estudo de caso realizado pelo professor Edleson, se deu como parte para discussão em aula, de forma a ilustrar a forma eficiente ou ineficiente de uma situação administrativa, baseando-se para isso em outro caso sobre exercícios de taxas de juros. (p.1)
Um dos exemplos foi a empresa Rainbow Productspropunha-se a analisar a compra de uma máquina de mistura de pintura para reduzir custos de mão de obra. O custoda máquina será de $ 35.000com resultados esperados de fluxos de caixa adicionais de $5.000 por ano. Baseando-se no fato de duração da máquina chegara 15 anos, estima-se que o custo do capital para este investimento é de 12%. Com um contrato de manutenção a vida útil da máquina será nova sempre, gerando assim um fluxo de caixa de $ 4.500 para sempre, o questionamento é se a empresa deve ou não comprar a máquina com o contrato de manutenção. (p.1)
No estudo de caso da empresa Lockheed Tri Star e Orçamento de Capital, analisa o caso da empresa américa Lockheed em reuniões buscando um crédito para a conclusão de um programa de um jato comercial de grande porte com capacidade para 400 passageiros, com nome de programa L-1011 Tri Star, tem como concorrentesotrijet DC-10 e airbus A-300B. O projeto orçado entre $800 milhões e $ 1 bilhão de dólares. (p.4)
O debate dava-se em relação a viabilidade do programa em vendas em ponto de equilíbrio estimadas e na venda do número de jatos necessários para cobrir todos os custos. Estimou-se que seria entre 195 a 205 jatos, mas que as vendas poderiam exceder esse ponto de equilíbrio (p.4).
No ano de 1968, ano do projeto, a fase de produção deveria durar até 1971, e até 1977, 201 aeronaves já estariam conforme o planejado, 14 milhões por aeronave sendo fabricadas 35 por ano. (p.5)
O custo que poderia chegar a $ 16 milhões, teve seus depósitos para entregas pelas futuras clientes da Lockheed. Quase um quarto do preço da aeronave foi recebido dois anos antes, ou seja, para um único Tri Star, foi entregue o valor $4 milhões do preço, dois anos antes e deixando $12 milhões dos $16 milhões do preço como fluxo de caixa no fim de 1972. Assim, para a construção dos 35 aviões, e presumivelmente, vendidos em um ano, seriam $140 milhões dos $560 milhões em receita anual, recebida em fluxo de caixa. (p.¨6)
O ponto de equilíbrio foi publicado pela Revista Times, onde após receber a garantia de empréstimo do governo, entendendo que poderia começar a lucrar vendendo 275 do Tri Star, e baseado na curva de aprendizado, as estimativas de $ 14 milhões de custo de cada aeronave, caiu para $12,5 milhões e na venda de 500 aeronaves, cairia para $ 11 milhões, porém, as vendas reais da Tri Star nunca se aproximaram das expectativas de Lockheed. (p.6)
1

Outros materiais