Buscar

HÉLICE CONTINUA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HÉLICE CONTINUA
Rápida e Silenciosa
Histórico
	O emprego de estacas executadas com trado hélice contínua, surgiu na década de 1950 nos Estados Unidos. Os equipamentos eram constituídos por guindastes de torre acoplada, dotados de mesa perfuradora que executavam estacas com diâmetros de 27,5 cm, 30 cm e 40 cm. 
	No Brasil, as estacas hélice contínua foram introduzidas por volta de 1987. Só a partir de 1993, houve um grande progresso e desenvolvimento do uso destas estacas no Brasil. Isto começou com a importação de equipamentos específicos para executar estacas hélice contínua. A partir de então, com equipamentos importados com maior força de arranque e com torques de até 85 KN.m, possibilitou-se a execução de estacas de até 800 mm de diâmetro e comprimento máximo de 24 metros. Hoje em dia, é possível executar estacas com 1.200 mm de diâmetro e 32 metros de comprimento. E com a evolução crescente dos equipamentos, a gama de opções de diâmetros e profundidades tende a aumentar.
2
TÉCNICA  CONSTRUTIVA
	O concreto é bombeado para o interior da perfuração  através da haste tubular, ao mesmo tempo em que se retira a hélice.  Desta forma, preenche-se os vazios e evita-se o desmoronamento das paredes  de perfuração e, consequentemente, o seccionamento da estaca.  As operações de introdução do trado e concretagem ocorrem de maneira contínua e ininterrupta, fazendo com que as paredes  que darão origem à estaca estejam sempre suportadas pelo solo  (entre as pás da hélice) e pelo concreto que está sendo  bombeado, sempre com pressão positiva, para evitar a descontinuidade  do fuste.
ESPECIFICAÇÕES
Resistência característica especificada (fck) para  o concreto bombeável deve obedecer às especificações do projeto.
Abatimento superior a 200 mm.
Agregado principal: brita 0.
Concretagem deve ser feita sob pressão.
Não executar uma estaca próxima a outra recentemente  concluída.
Recomenda-se que só se execute uma estaca quando todas, num  raio mínimo de 5 diâmetros, já tenham sido concretadas  há pelo menos 1 dia.
INDICAÇÕES  DE USO
 Indicadas especialmente para regiões e  áreas densamente ocupadas, pois seu ruído e vibrações  são extremamente baixos.
Excelente para construção em terrenos com camadas resistentes  a outros tipos de fundação.
Maior velocidade em comparação com o sistema convencional,  colocando as fundações à disposição do cliente mais rapidamente.
Antecipação da conclusão da obra, resultando  em economia no custo total, uma vez que a grande produtividade diária  resulta em preço menor do metro escavado.
Maior segurança na realização da obra, pois  o concreto é bombeado para o interior da perfuração ao mesmo tempo em que se retira a hélice, evitando o desmoronamento das  paredes de perfuração .

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais