Buscar

Resenha Caso Medisys

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Curso de Pós Graduação em Liderança e Coaching
Carolinne Fialho dos Santos
Disciplina: Planejamento na Condução de Times
Professor: Bruno Machado
Belo Horizonte
2018
Medisys Corp: A equipe de desenvolvimento do produto IntensCare
REFERÊNCIA: DONNELLON, Anne; MARGOLIS, Joshua D. Medisys Corp.: A equipe de desenvolvimento do produto IntensCare. Harvard Business School, Boston, 412-P03. out. 2009.
O caso mostra a problemática a qual a equipe multidisciplinar criada pelo Art Beaumont enfrenta no desenvolvimento de lançamento do IntensCare. A MediSys consiste em uma empresa fabricante deequipamentos para uso médicos, sediada nos Estados Unidos. Com grande expectativa de mercado nacomercialização do produto a empresa vem investindo no desenvolvimento a seis meses. 
A empresa tinha uma abordagem sequencial para o desenvolvimento de produtos, porém com a equipe multifuncional e o desenvolvimento paralelo, faria em “teoria” com que o time analisasse o cenário completo, que os líderes abrissem mão do controle, para uma gestão mais de cofiança e abertura.
A ideia do desenvolvimento paralelo em equipes multifuncionais agradou a maioria dos funcionários, que já refletia em parte a cultura anterior da organização, sendo a atual de maneira mais formalizada. Pensar na organização como um todo, prevendo todos os cenários é importante para a organização, todavia, a subordinação e a avaliação dos empregados ainda estava ligada à sua área funcional, o que ainda poderia gerar conflitos sobre fazer o melhor ou mais barato para a sua própria área ou para o projeto. O produto Intenscare, por sua vez, nasceu no típico e anterior modelo de gestão da organização, ou seja, de maneira informal fora inicialmente conceituado e desenvolvido por empregado do P&D em setembro de 2006, que contou a ideia do sistema de monitoramento a um colega da área de Vendas, que por sua vez testou o conceito junto a potenciais clientes e teve retorno positivo. Em pouco tempo a empresa já possuía informalmente um grupo informal para desenvolvimento do projeto, que recebera em julho 2007 uma verba inicial para desenvolvimento do produto, todavia o desenvolvimento era lento, por conta dos profissionais participantes possuírem outras tarefas.
O principal problema da MediSys foi essa falta de comunicação. Inicialmente, os problemas de comunicação causados por conflitos internos no desenvolvimento dasatividades proposta, onde não existe uma sinergia entre ambas esferas de interesse. A liderança desordenada ocasionando problemas de falta de confiança no desenvolvimento de habilidades para definir metas. 
O próprio líder do projeto, Fohel, não tinha comunicação aberta com os demais membros da equipe, e sempre acabava direcionando as questões em discussão a um grupo de sua afinidade. Com sua liderança disfuncional, acabou resultando em uma falta de comuncação entre a equipe.
O planejamento é uma peça fundamental para que as metas possam ser atingidas.
Em uma gestão é necessário ter pulso firme para tomadas de decisões que podem causar impactos para que impulsionem as mudanças em uma empresa, mas por outro lado é preciso ouvir os colaboradores, pois muita das vezes podem surgir novas idéias e novas contribuições para agregar na empresa.

Outros materiais