Buscar

A pessoa jurídica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A pessoa jurídica, diferentemente da pessoa física, é abstrata, ou seja, não existe fisicamente. Mas isso não a exime de direitos e obrigações. Em termos práticos, para os juristas a falência é simplesmente a saída judicial para a empresa devedora incapaz de pagar um vencimento.
A falência é uma situação na qual a organização se vê incapaz de saldar quaisquer débitos, seja em sua totalidade ou mesmo uma parte deste. É quando não possui mais recursos e opções, a não ser fechar as portas. Trata-se de um último recurso, uma entropia.
Durante a falência, todos os bens da pessoa jurídica são forçadamente vendidos pelo poder judicial com fins de pagar a quem se deve. Sua finalidade é fazer que todos os credores possam estar em situação de igualdade durante a venda dos bens e pagamentos.
Também é uma forma de ejetar do mercado empresas incapazes de continuar a existir, pois estas acabam por lesar muito mais a sociedade se continuarem ativas.
E por último, ela possui uma função de proteger os credores, o crédito público e o crédito individual.
1. Reconhecimento; 2. Elaboração; 3. Planejamento; 4. Decisão e Implementação; 5. Controle.
Segue proposta:
Diminuir os custos para aumentar a margem de lucro
Primeiramente, reconhecer a possibilidade de melhorar os custos será essencial por parte da administração (reconhecimento). Após isso, deve haver uma sinergia da líder e de seus gestores, com a elaboração de um plano e uma discussão acerca das possibilidades, tal como negociação com fornecedores e otimização dos processos produtivos, tal como o estudo de como isso se dará na prática. (Elaboração e planejamento).
Após o planejamento e a efetiva decisão em agir, uma auditoria contábil e análise da ergonomia e estudo dos tempos dos processos produtivos poderá ser implementado. (Decisão e implementação).
Depois, as alterações serão realizadas e os resultados obtidos a curto e médio prazo, dependendo do grau das alterações realizadas nos processos produtivos, na economia de materiais, na otimização de tempo de produção e eliminação de desperdícios. Por fim, bastará manter um controle sobre as alterações feitas. (controle).
Atualmente, a tecnologia é um dos principais aliados na busca deste objetivo... mas recursos de gestão, como a Manufatura Enxuta, também denominada Lean Manufacturing, também são de grande contribuição para este propósito.
Trata-se de uma filosofia de gestão que busca reduzir os desperdícios na indústria. Entre suas principais características estão:
Redução de estoques / evitar o excesso de produção;
Diminuição de tempos de espera (evitar setups de máquina longos);
Combate à movimentação excessiva de materiais;
Prevenir defeitos.
A administração participativa pode ser considerada como uma administração de pessoas ou uma filosofia, no qual tem como finalidade juntar os trabalhadores da empresa para auxiliar em determinadas tomadas de decisão, solução de problemas e dar mais motivação para os empregados. Esse tipo de ajuda, faz com que a empresa melhore seu desempenho e, consequentemente, tenha mais lucros.
Nesse contexto, para qualquer empresa é interessante que tenha esse modelo de administração, porque pode ajudar a empresa a crescer e a dar uma melhor qualidade de vida aos funcionários.
Como vimos, a governança corporativa pode ser compreendida como a forma na qual a empresa é administrada ou controlada. Neste sentido, podemos destacar: políticas internas bem definidas, relações com os clientes e com a comunidade.
Na prática, as empresas podem se beneficiar com a governança corporativa da seguinte forma:
política interna - que define a responsabilidade social da empresa;
definição da forma como a empresa se comunica com os clientes, investidores e a comunidade;
coerência entre o papel (teoria, regulamentos, política interna) e a prática empresarial.
A) O tempo a disposição do empregador ocorre a partir do momento que o empregado põe o uniforme de uma empresa podendo ser ampliado para além de sua jornada de trabalho de 8horas que é o normal, esse tempo também consta quando o empregado viaja a mando da empresa. Fonte Súmula 429 do TST
B) O tempo a disposição do empregador deve ser calculado como hora extra a partir do momento em que se excede o carga de trabalho diária, e cabe a o funcionário aceitar ou não a excedência de sua carga horária diária.

Outros materiais