Buscar

Refração 3.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3.3 Refração
Quando um raio de luz atravessa a fronteira que separa um material do outro ocorre o efeito da refração. A refração é o fenômeno óptico onde existe uma alteração na velocidade da luz em virtude da mudança de meio de propagação. A velocidade da luz no vácuo apresenta um valor máximo o (3,0 x 108 m/s); porém penetrando diferentes meios há uma redução na velocidade conforme algumas carecteríscas do lugar onde as ondas luminosas se propagam.
Raios de luz ao passarem de um meio para o outro, ocorre mudança na direção e velocidade de propagação.
A refração está presente no nosso cotidiano, ao mergulhar um objeto em água e aparenta estar quebrado e na formação do arco-íris em que duas refrações consecutivas geradas quando a luz entra e sai de uma gota d'água causam a dispersão da luz.
 O efeito a esquerda ocorre por causa da refração sofrida pela luz
 
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-refracao.htm
https://alunosonline.uol.com.br/fisica/reflexao-e-refracao-da-luz.html
3.4 Transparência com e sem refração
Nos modelos transparência sem refração, os raios de luz não os raios de luz não sofrem desvios ao atravessar a superfície. Embora os resultados produzidos por esse modelo não serem muito realístico, são considerados razoáveis quando se modela objetos transparentes finos.
 
 	Nos modelos de transparência com refração, os efeitos seguem os mesmos princípios das leis físicas que regem os processos de refração de luz. Neste fenômeno, a direção que luz refratada segue é diferente da direção seguida pela luz incidente, isto porque há diferenças na velocidade da luz em cada um dos meios.
4.0 Textura e sua aplicabilidade.
 	A textura é a aparência o aspecto visual da superfície das formas, e por meio do tacto ou da visão podemos reconhece-la, ao olharmos uma superfície podemos reconhecer a cor que sobressai assim como outras características que diferenciam uma superfície macia de um áspero. Assim palavras como lisos, rugoso, fofo, macio, ondulado, brilhante, duro, mole etc. descreve texturas e ajudam a caracterizar a forma.
Aplicações
	As aplicações que usam texturas muito vastas, seja na utilização empapeis de parede, ou a simulação substâncias naturais e químicas, como mármore, madeira, fogo, roupa; ajudando a medicina com seu uso em visualização de imagens médicas e culminando em uma aplicação massiva no uso dos jogos de última geração.

Outros materiais