Buscar

filosofia e ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AD/ Filosofia e ética/ cederj 
3. Seria possível ou pertinente hoje manter a distinção entre a opinião (doxa) e a ciência (episteme)? Em que termos ela se colocaria?
Não seria possível manter a distinção entre doxa e a ciência (episteme). A doxa é a opinião, é como se fosse o primeiro conhecimento, um conhecimento de aparências, já a episteme baseia a sua existência sobre o conhecimento de ideias perfeitas e que são essências em tudo o que existe. Tendo em vista, o homem quando tem a percepção de algumas verdades dispensa demonstrações ou comparações, cada pessoa tem sua própria opinião, ou seja ela varia de pessoa pra pessoa. 
4. Quais as alterações mais visíveis, para você, no sentido do termo substância desde o modo como é definido por Aristóteles até o modo como é compreendido hoje pelo senso comum?
Aristóteles acreditava em algumas leis regiam fenômenos naturais, sociais e morais do nosso universo, chamando - as de substância. Embora o mesmo permanecesse fiel a Platão, a substância para Aristóteles foi um conceito criado para combater a teoria de ideias de seu mestre. As opiniões do senso comum tendem a ser amplamente aceitas em determinadas épocas e sociedades. Elas são geradas, principalmente, pela intuição ou impressão do que parece correto, pelo acúmulo de experiências na vida cotidiana e por vivências não sistemáticas de tentativa e erro.
5. Você alguma vez já refletiu sobre a importância e/ou necessidade de separar, numa questão, os aspectos meramente acidentais daquilo que lhe pertence substancialmente? No plano do conhecimento? No plano da vida prática? As ciências atuais continuam com essa distinção entre atributos acidentais e atributos essenciais? Em que sentido?
Sim. O atributo essencial esta relacionada á finalidade, ao valor, ao propósito. Podem passar o tempo que for os atributos essências continuarão os mesmos, com poucas mudanças. Já os atributos acidentais, mudam com o tempo, sofre variações positivas e negativas, são características que ajudam a descrever uma empresa, uma pessoa, porém sem capacidade de defini-las. Na nossa vida prática podemos explicar essa diferença quando muitas vezes determinamos escolhas e decisões. As ciências atuais continuam com essa distinção para que podemos melhor compreender a diferenciação entre ambos no sentido em que, a essência está relacionada ao caráter, sofrem variações e não mudam. Já as acidentais mudam com frequência e se adequam as diversas fases do ciclo de vida.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes