Buscar

MANIFESTAÇÕES BUCAIS DOS DISTÚRBIOS PSICOSSOMÁTICOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MANIFESTAÇÕES BUCAIS DOS DISTÚRBIOS PSICOSSOMÁTICOS
André Lisboa
Danilo Vasconcelos
Vinícius
Yasmin Lima
O que são distúrbios psicogênicos?
Manifestações psicossomáticas na cavidade oral que serão abordadas
Líquen plano
 DTM
 Queimação bucal
Algias linguais
 GUN
 UAR 
 Herpes simples
 Língua geográfica
Em negrito tá o que a gente já viu em aula
Líquen Plano Oral
Dor Craniofacial
As neuralgias são síndromes clínicas caracterizadas por dor contínua e paroxística no trajeto dos nervos sensitivos. Essas dores podem estar associadas a anormalidades sensitivas, motoras, neurovegetativas, psíquicas e tróficas. 
Dor Craniofacial
Diagnóstico
Exame físico
Exames complementares
História do paciente
O momento da dor e as circunstâncias;
a velocidade do início, intensidade, frequência e duração do ataque individual;
a localização e irradiação; 
 a ocorrência de fenômenos neurológicos que acompanham a dor; 
abuso de analgésicos e cafeína.
Dor Craniofacial
 Neuralgia Idiopática do nervo trigêmeo: 
	Dor paroxística de curta duração em intervalos variados sem fatores desencadeantes definidos, limitada ao território de distribuição do nervo trigêmeo, sem anormalidades marcantes evidentes ao exame neurológico. 	Geralmente é profunda, mas pode ser superficial, é circunscrita e não se irradia para os limites periféricos do território comprometido. Ao ceder, não deixa desconforto residual. 
	Geralmente restringem-se a um ponto localizado nas regiões mediais da face, as zonas-gatilho caracterizam a neuralgia do trigêmeo e a diferenciam de outras neuralgias. 
	O tratamento consiste no uso de anticonvul-sivantes, miorrelaxantes de ação central, neuro-lépticos, anestésicos locais ou em intervenções visando à interrupção das vias trigeminais periféricas ou à eliminação de suas possíveis causas.
Dor Craniofacial
Síndrome de Eagle
	Dor paroxística ou contínua unilateral na faringe e/ou na região cervical lateral. Associa-se a sensação de corpo estranho na faringe, desconforto ou parestesias na cavidade oral, choques e/ou queimor na hemilíngua ipslateral e alterações da voz. 
	A palpação do processo estilóide via fossa tonsilar reproduz a dor e pode revelar endurecimento dos tecidos regionais.
	O tratamento consiste do uso de analgésicos antiinflamatórios não-hormonais, anticonvulsivantes, antineurálgicos, medicina física, infiltrações com anestésicos locais e/ou remoção cirúrgica da apófise estilóide.
Dor Craniofacial
Dor Facial atípica
	São dores persistentes na face que não preenchem os critérios das neuralgias e de outras síndromes dolorosas e não são associadas a sinais neurológicos e nem a lesões orgânicas demonstráveis nos exames de imagem. 
	A dor geralmente é confinada a uma área limitada de uma hemiface e surge como pressão, latejamento, queimor ou aperto, vaga profunda e difusa descrita com duração irregular. 
	Geralmente é contínua e dura horas ou dias e sedia-se nos planos profundos da face, e também no crânio e região cervical. Intensifica-se com o frio, fadiga, ansiedade e depressão.
	O tratamento consiste do uso de antidepressivos tricíclicos, inibidores de recaptação de serotonina e noradrenalina e neurolépticos. Os anticonvulsivantes raramente são eficazes. O tratamento psiquiátrico é útil em muitos casos.
DTM
	As DTM são reconhecidas pela American Academy of Orofacial Pain como “um grupo de condições musculoesqueléticas e neuromusculares que envolvem os componentes do aparelho estomatognático, em especial as articulações temporomandibulares (ATM), os músculos mastigatórios”.
Mandíbula
Arco zigomático - temporal
Articulação inflamada
Dorna região dos mm da mastigação
Doresfaciais e na região mandibular
Dor na ATM
Cefaléia
Ruídosarticulares
Estalidos
Crepitação
Otite
Dificuldade nos movimentos
DTM
Mulheres apresentam maiores prevalências de estados dolorosos do que os homens:
Estrogênio e mecanismos de modulação da dor
Fatores psicológicos e comportamentais
Relação entre DTM e idade:
No estudo de Bezerra et al. (2012), foi avaliada a prevalência de DTM em universitários e a maioria (62,5%) apresentou DTM. 
DTM
	A DTM é explicada através do modelo etiológico multifatorial, mas há pouca concordância em relação à importância dos fatores etiológicos envolvidos, e ainda não e sabe até que ponto estes fatores podem ser considerados predisponentes, desencadeantes ou perpetuantes. Os fatores psicológicos parecem desempenhar um papel significativo, podendo contribuir não somente para o aparecimento da DTM, como também para a sua perpetuação.
	Os conceitos psicanalíticos clássicos baseados nos trabalhos de Freud têm sido utilizados para interpretar a DTM como uma reação de conversão resultante de um conflito emocional inconsciente, em que a dor pode ser uma expressão sintomática de um conflito psicológico inconsciente.
	Além dos fatores psicológicos estarem associados com a etiologia da DTM, estes podem também influenciar no tratamento da disfunção, o que reafirma a necessidade de uma abordagem multidisciplinar da DTM.
DTM
Diagnóstico
História psicossocial
Tratamento
Fase 1: Cessar sintomas
Fase 2: Fármacos e fisioterapia
Fase 3: Reabilitação definitiva
Queimação Bucal
Algias Linguais
Gengivite Ulcerativa Necrosante
ULCERAÇÃO AFTOSA RECORRENTE
Herpes Simples
Língua Geográfica
Referências
BARBOSA, G. A. S. et al. Métodos de tratamento da disfunção temporomandibular: revisão sistemática. Revista de Atendimento à Saúde, São Caetano do Sul, v. 14, n. 50, p.85-95, out./dez. 2016.
FERREIRA, Cláudia Lúcia Pimenta; SILVA, Marco Ântonio Moreira Rodrigues da; FELÍCIO, Cláudia Maria. Sinais e Sintomas de desordem temporamandibular em mulheres e homens. CoDAS, v.28, n. 1, p. 17-21, 2015.
MASSENA, Patrícia; FRASSETO, Silvana Soriano. Aspectos psicológicos associados à disfunção temporomandibular: revisão da literatura.Aletheia, p. 169-182, 2015.
TEIXEIRA, MJ; SIQUEIRA, S. R. D. T. Neuralgias do segmento facial. Jornal Brasileiro de Oclusão, ATM e Dor Orofacial, v. 3, n. 10, p. 101-110, 2003.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais