Buscar

A função da magistratura é tema explorado pela Sociologia Jurídica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A função da magistratura é tema explorado pela Sociologia Jurídica. Vários estudos, no Brasil e no exterior, procuram traçar um retrato dos juízes e analisar o papel que desempenham na sociedade atual. Esses estudos destacam: I. os fenômenos da "politização do Judiciário" e da "judicialização da política". II. a origem social e a formação do magistrado. III. a técnica específica de elaboração das sentenças. IV. a hierarquia dos tribunais e o duplo grau de jurisdição. SOMENTE é correto o que se afirma em:
		
	
	I e III
	 
	II e IV
	
	III e IV
	 
	I e II
	
	II e III
	
	 
	Ref.: 201803849668
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Guia de campanhas. Passadas as eleições, o Tribunal Superior Eleitoral vai encampar a missão de fazer alterações nas campanhas eleitorais. Com a reforma política no centro dos debates, a corte tenta avançar no tema com a edição de súmulas ¿ para pacificar novos entendimentos sobre Lei da Ficha Limpa e ataques nas propagandas ¿, discussão de propostas com o Congresso e chamadas de debate sobre pesquisas e contas eleitorais. ¿O TSE vai dialogar com as lideranças e procurar estabelecer alguns pontos que as eleições de 2014 deixaram de ensinamento¿, afirmou o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli. As informações são do Estadão. (09.11.2014) O enquadramento de um candidato como ficha-suja importa em:
		
	 
	ter sido condenado em 1ª instância;
	
	ter transitado em julgado a condenação apenas em última instância
	
	ter sido condenado por uma instância superior
	 
	ter sido condenado por um colegiado;
	
	estar respondendo a uma ação judicial
	
	 
	Ref.: 201803993032
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Acerca do papel da Sociologia Jurídica para a análise do Direito, leia as afirmativas que seguem: I- A sociedade moderna possui um grande nível de mudança. Isso a leva a um caminho repleto de conflitos, confusões, incertezas etc. Em função disso, o Direito encontra-se num meio social que necessita de outras áreas de conhecimento que dialoguem com ele. II- Não se pode conceber o Direito dentro de um processo histórico de formação e transformação social, pois isto não daria garantias necessárias à legitimidade e regulação das relações ocorridas na sociedade. III- A Sociologia Jurídica procura estabelecer o contraponto entre a normatividade abstrata da lei e a normatividade concreta decorrente dos fatores sociais, políticos e econômicos, contribuindo para a formação de um sistema de legitimidade do Direito. Das afirmativas acima, quais estão INCORRETAS?
		
	 
	apenas a afirmativa II
	
	apenas a afirmativa I
	 
	apenas as afirmativas I e III
	
	apenas as afirmativas II e III
	
	apenas a afirmativa III
	
	 
	Ref.: 201803228554
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Quando todos os pais que não levam seus filhos de 0 a 7 anos e meio, presos nas chamadas 'cadeirinhas', forem efetivamente punidos, então será possível afirmar que as normas em questão são plenamente eficazes. A afirmação acima se refere à:
		
	
	eficácia de preceito ou imáginária
	 
	eficácia de sanção ou secundária
	 
	eficácia de preceito ou primária
	
	eficácia da sanção ou deficitária
	
	 
	Ref.: 201803421981
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Polícia do Rio prende mais um advogado acusado de fraudes em indenizações Em continuidade à operação ¿Em Causa Própria¿, policiais da 1ª DP (Praça Mauá) prenderam, na manhã desta terça-feira, o advogado Leonardo F. C, 23 anos. Ele é acusado de participar de um esquema de fraude envolvendo ações de indenização. (...). O delegado-adjunto Aldrin Rocha, responsável pelas investigações, revelou que Leonardo agia em parceria com os advogados Anderson C.G. e José O.B., ambos presos na última quinta-feira, durante a operação. www.jb.com.br Segundo Felipe A. de Miranda Rosa o desvio social (comportamento anomico) tem três significados, quanto ao comportamento dos advogados relatado no texto, podemos identificar
		
	
	falta de normas que vinculem as pessoas num contexto social;
	
	A ausência de regras de solidariedade, capazes de diminuir as desigualdades sociais;
	 
	Situação de transgressão das normas, demonstrando pouca vinculação às regras da estrutura social a qual pertence;
	 
	Conflito de normas que estabelece exigências contraditórias, tornando difícil a adequação do comportamento do indivíduo à norma;
	
	 
	Ref.: 201803258588
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Controle prévio. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, desistiu da proposta de criar um controle prévio da constitucionalidade de projetos aprovados pelo Congresso. Em reunião com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Casa Civil, Antonio Palocci, e representantes do Senado para tratar do Pacto Republicano, Peluso disse que abria mão da proposta e afirmou que a sugestão foi um pensamento em voz alta. A proposta permitiria que o STF analisasse a constitucionalidade dos projetos aprovados pelo Congresso antes que fossem encaminhados para a sanção presidencial. (01.04.2011) A proposta do presidente do STF sobre o controle prévio da constitucionalidade de projetos aprovados pelo Congresso indica um fenômeno chamado de:
		
	 
	judicialização da política
	
	politização do judiciário
	
	pluralismo jurídico
	
	socialização do direito
	
	 
	Ref.: 201803854772
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A opinião pública é o pensamento predominante do grupo sobre uma determinada pessoa ou questão. É o juízo coletivo adotado e exteriorizado por um grupo. (CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de Sociologia Jurídica. 12. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2012, p. 217) Sobre a opinião pública na perspectiva sociológica de Durkheim, assinale a alternativa CORRETA.
		
	 
	A opinião pública não é a soma da opinião de todos, mas um novo produto coletivo que não se identifica como síntese das opiniões dos indivíduos.
	 
	Tanto a sociedade quanto a opinião pública é composta pela soma dos indivíduos e de suas opiniões, acerca de alguém ou alguma questão.
	
	A opinião pública não exerce qualquer coerção sobre os indivíduos, assim, não pode ser entendida como um Fato Social.
	
	A opinião pública é de natureza psicológica e se caracteriza como síntese da expressão popular.
	
	A opinião pública é produto das posições individuais sobre determinado assunto, considerando sempre o cálculo da opinião emitida pela maioria e referenciada pela mídia.
	
Explicação:
A opinião pública é o termômetro que mede as mudanças a serem realizadas nas leis e nas instituições sociais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes