Buscar

Semipresencial G1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade semi-presencial G1
Aluna: Yasmin Almeida Pinto
Como você vê a evolução dos movimentos sociais no Brasil?
Há no Brasil uma longe história de movimentos sociais, desde o séc. XVI com as revoluções dos índios contra os colonizadores portugueses. Mas irei focar nas revoluções atuais. Primeiro precisamos entender o porquê desses movimentos, claro que cada um tem sua característica e objetivo, mas todos têm algo em comum, o fator que mobiliza as pessoas são as condições adversas, sejam a falta de liberdade, direitos básicos, etc.
Com grande destaque temos os movimentos sociais nas décadas de 60, 70 e 80 contra o regime militar. Mesmo com toda a repressão do Estado a população não aceitava a condição de arbítrio instituída pelo governo. Através de passeatas e das organizações paramilitares, a população lutava pelo direito a democracia. A revolução estava também ligada à cultura, que por muitas vezes era censurada. Peças teatrais com forte teor revolucionário, músicas com letras que traziam criticas ao regime ditatorial e até mesmo o cinema brasileiro era marcado com produções emblemáticas trazidas pelo Cinema Novo (movimento artístico que surgiu nos anos 50 e tinha como objetivo mostrar a problemática do subdesenvolvimento nacional).
A democracia foi conquistada após anos de lutas, mas os movimentos sociais não pararam. Com a vinda de ferramentas tecnológicas de comunicação, a divulgação da vida política e as carências da população em quesitos básicos como saúde, segurança e educação conduziram ao estopim de movimentos sociais fortes e organizados que levaram passeatas de dimensões inimagináveis para o país todo. Como em 2013 tivemos o estouro do movimento “não é pelos 20 centavos”, que iniciou em São Paulo com um grupo de jovens que contestava o aumento da tarifa de ônibus e se espalhou pelo Brasil todo através das redes sociais e teve repercussão internacional, que cobrava direitos básicos como educação de qualidade, reestruturação do SUS e segurança sem violência.
O século XXI é marcado pelos movimentos sociais das chamadas minorias, em prol da transparência política e por políticas sociais. As feministas, que protagonizaram movimentos intensos na segunda metade do século XX, voltam aos holofotes. Assim como movimentos LGBT e o Movimento Negro. As mídias sociais têm um papel fundamental em tudo isso, pois é onde todos têm voz e nesse espaço se abriu um embate entre esses movimentos e os conservadoristas. Assim como a possibilidade de que as pessoas possam se informar melhor como funciona a política, por exemplo.
Diante disso é possível concluir que os movimentos sociais não são novidade no país e que antigamente não precisavam de redes sociais para existir, entretanto com o advento da tecnologia as formas de cobrar o que quer seja mudaram. Antes os movimentos iniciavam nas rodas de amigos, universidades, locais de trabalho. Hoje é possível movimentar um grupo com milhares de pessoas, todas desconhecidas, usando apenas o celular.

Outros materiais