Buscar

A evoluçao historica no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No Brasil, antes da chegada dos portugueses já haviam pessoas morando e trabalhando com a finalidade de procurar maneiras de conviver bem, tendo divisão de tarefas para alcançar um objetivo em comum. Essas pessoas eram os índios. 
Em 1500 Pedro Alvarez Cabral chegou ao Brasil e se deparou com os índios querendo de certa forma conquista-los para obter benefícios ofereceu a eles, produtos como espelhos e pentes. Quando Cabral percebeu que não tinha nenhum sinal de civilização nessas pessoas, começou o processo de colonização em 1530.
Os Portugueses então, tentando colonizar as terras do Brasil, tentaram utilizar a mão de obra indígena, mas eles não aceitaram e fugiram. A partir de então, surge a necessidade de trazer os escravos africanos. O processo de escravidão da África ocorre através de uma disputa, onde as tribos perdedoras se tornavam escravas das vencedoras.
A partir daí, vários desses escravos foram trazidos para o Brasil e obrigados a trabalhar, sem ter direitos nenhum e recebendo punições físicas ao tentarem fugir ou praticar um erro.
Com a chegada da Família Real no Brasil, foram sendo criadas leis contra a escravidão. Em 1855 foi feita a lei que garantia a liberdade dos escravos que tivessem mais de 60 anos, apesar de muitos deles não conseguir chegar nessa idade. Por esse fato, em 1871 criaram a Lei do Ventre Livro que garantia a liberdade dos filhos dos escravos, mas também não deu muito certo.
A Escravidão só acabou de vez com a Lei Aurea estipulada pela Princesa Isabel que acabava com a escravidão no Brasil.

Outros materiais