A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Avaliando Aprendizado 2 - Tanatologia - 2018.1

Pré-visualização | Página 1 de 1

Desemp.: 0,5 de 0,5
	25/05/2018 23:20:42 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201502343464)
	2a sem.: A MORTE ATRAVÉS DA HISTÓRIA
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Dizem as escrituras sagradas: "Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer". A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A "reverência pela vida" exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir. Cheguei a sugerir uma nova especialidade médica, simétrica à obstetrícia: a "morienterapia", o cuidado com os que estão morrendo. A missão da morienterapia seria cuidar da vida que se prepara para partir. Cuidar para que ela seja mansa, sem dores e cercada de amigos, longe de UTIs. (Rubem Alves, publicado no jornal Folha de S.Paulo, Caderno Sinapse, de 12/10/03). O autor se refere a que tipo de morte. 
		
	
	A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida.Adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição.O homem está desaparelhado para enfrentar a morte como uma contingência, uma vez que vem sempre acompanhada da ideia de fracasso do corpo, do sistema de atenção médica, da sociedade, das relações com Deus e com os homens, etc; 
	
	A Morte Domada: típica da época Medieval. A morte era esperada no leito, uma espécie de cerimônia pública organizada pelo próprio moribundo e sua família. Todos podiam entrar no quarto, parentes amigos, vizinhos e, inclusive as crianças. Os ritos de morte eram cumpridos com manifestações de tristeza e dor e o maior temor das pessoas era morrer repentinamente, anonimamente, sem as homenagens cabidas. 
	
	A Morte Invertida No século XX, a morte se esconde, tem caráter de vergonha, de fracasso. No mundo tecnocêntrico:A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida.Adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição. 
	
	Na sociedade capitalista - Ocidental.Com os progressos da terapêutica e cirurgia, sabe-se cada vez menos quando uma doença grave será mortal ou não 
	
	A morte foi dividida em cerebral, biológica e celular - grande aparelhagem para medir e prolongar a vida - o momento da Morte vira um acordo feito entre a família e o médico.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502421250)
	4a sem.: A percepção de si e do outro nas vivências de mortes simbólicas
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Para alguns autores, o homem ocidental capitalista recusa-se a encarar situações angustiantes, dentre elas, a morte. Isto fica evidenciado nas seguintes situações: I) Esconder de um doente sua doença fatal o máximo de tempo possível. II) Pensar que a ideia de morte está relacionada ao outro e não a si. III) Se conformar em viver menos para não morrer tanto. 
		
	
	as afirmativas I e II são incorretas
	
	as afirmativas são todas incorretas
	
	as afirmativas são todas corretas
	
	as afirmativas II e III são corretas
	
	as afirmativas I e III são corretas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502347843)
	6a sem.: Suicídio: a morte anunciada
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	São situações que contribuem para aumentar o risco de suicídio: I) ser solteiro, viúvo ou separado II) morar sozinho ou não ter filhos III) ser religioso IV) não ter amigos 
		
	
	Não há afirmativas corretas
	
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	Apenas a afirmativa IV está correta
	
	A afirmativa I é a única correta
	
	Estão corretas as afirmativas I, II, IV
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502388313)
	5a sem.: Contextualização da morte
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	No século XX, a morte é considerada invertida por que: I) tem caráter de vergonha, de fracasso. II) é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida. III) adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição. IV) o homem está desaparelhado para enfrentar a morte como uma contingência, uma vez que vem sempre acompanhada da ideia de fracasso do corpo, do sistema de atenção médica, da sociedade, das relações com Deus e com os homens, etc; 
		
	
	Estão corretas as afirmativas I, II e III
	
	Estão corretas as afirmativas II, III e IV
	
	Estão corretas as afirmativas I, III e IV
	
	Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502347873)
	2a sem.: A morte através da história
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Pensar na finitude trás uma profunda angústia ao ser humano. A mente humana usa inconscientemente alguns mecanismos para ajudar a combater esta angústia. Que mecanismo é caracterizado por projetar o pavor da morte para fora da mente e identificar perseguidores externos que são evitados e atacados? 
		
	
	Medicalização
	
	Formação reativa 
	
	Repressão
	
	Projeção e cisão
	
	Negação