Buscar

pratica curricular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
PROPOSTA DE PRÁTICA CURRICULAR – 2018.1
I-TEMA DA ATIVIDADE DE PRÁTICA CURRICULAR:
OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA REFLEXIVA DAS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE.
II-	OBJETIVOS: 
Estabelecer relações adequadas entre a sociedade e o meio ambiente, considerando a importância da educação de modo a contribuir para convivência responsável entre os indivíduos comprometidos com equilíbrio entre a sociedade e o meio ambiente.
Refletir sobre as relações existentes entre as sociedades humanas e o seu entorno físico, buscando articular seu pensamento com, pelo menos, um dos autores discutidos no curso como Max Weber, Karl Marx, Bourdie, dentre outros.
Demonstrar através de relatos e evidências que a cultura ocidental construiu, ao longo do século XX, uma falsa e imensa distância entre a sociedade humana e o meio ambiente, tomando por base a observação do cenário do espaço geopolítico e sociocultural da localidade onde vive.
Compreender o princípio de que o crescimento econômico sem sustentabilidade ambiental e distribuição de renda é algo que pode receber qualquer nome, menos desenvolvimento, percebendo a contribuição da escola como instituição educacional. 
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Aplicar de modo reflexivo paradigmas e conceitos estudados na disciplina para a construção de práticas de educação, que tornem mais equilibradas as relações entre a sociedade e o meio ambiente. 
Observar participativamente e analisar as diferentes interações estabelecidas pelas comunidades com os recursos naturais do entorno sociopolítico cultural onde vive e convive.
Aplicar na prática conceitos da Sociologia e da Antropologia relacionados às práticas de educação e desenvolvidos pela disciplina Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação, adotando postura de futuro (a) professor (a). 
MEDIAÇÃO TEORIA PRÁTICA 
Para realizar a atividade curricular articulando teoria e prática, considere as seguintes etapas a serem vivenciadas por você:
ETAPA 1: REFLEXÃO TEÓRICA- PRÁTICA 
Assistir aos vídeos e fazer a leitura dos artigos, a partir dos links disponibilizados, com o objetivo de construir a base teórica necessária para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa de campo, ou seja, olhar o meio ambiente onde vive, convive ou trabalha. Importante também assistir as aulas teles disponibilizadas na disciplina.
SUGESTÕES de vídeos para estimular sua reflexão sobre o tema proposto:
Lixo Extraordinário Documentário / Filme Completo
https://www.youtube.com/watch?v=61eudaWpWb8
A história das coisas
https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw
O Vale 
(de Marcos Sá Corrêa e João Moreira Salles)
https://www.youtube.com/watch?v=g5m7F-kwR9g
SUGESTÕES de artigos para leitura:
Caminhos para a inserção da dimensão socioambiental na formação inicial de educadores. 
Autora: Edileuza Dias de Queiroz
(Trabalho apresentado na 35ª Reunião Anual da ANPED em outubro de 2012)
http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT22%20Trabalhos/GT22-1397_int.pdf
O dualismo homem natureza e suas implicações à educação ambiental.
Autora: Ana Tereza Reis da Silva 
(Trabalho apresentado na 35ª Reunião Anual da ANPED em outubro de 2012)
http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT22%20Trabalhos/GT22-2024_int.pdf 
ETAPA 2: OBSERVAÇÃO DIRETA DA REALIDADE PARA COLETA DE DADOS
A partir do tema proposto, é importante observar atentamente as diferentes interações estabelecidas pelas comunidades com os recursos naturais do entorno geográfico, sociopolítico cultural onde você vive, convive, faz estágio e ou trabalha, para:
2.1 - Identificar na prática, no meio onde vive e convive de que modo ocorre a relação ambiente e sociedade na sua vida pessoal como cidadã ou cidadão e na de sua comunidade. 
Seu olhar de atento e reflexivo servirá de “lupa” ou lente de aumento para identificar problemas sociais que emergem do descaso com o ambiente natural, que muitas vezes passam despercebidos pela grande maioria da população.
A intenção é contribuir para observação participante da realidade e sobre a existência de problemas, que afetam a qualidade de vida das pessoas direta e indiretamente, a curto, médio e longo prazo uma perspectiva sociológica. Este é o caso, por exemplo, dos moradores da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, que convivem com praias extremamente poluídas na baía de Guanabara e ficam surpresos, em ouvir relatos de seus avós sobre agradáveis experiências de banho de mar naquelas mesmas praias. 
Outro exemplo é a presença de rios poluídos e esgotos, onde muitas vezes o mau cheiro parecem não incomodar os moradores ou frequentadores da localidade. Seria como se a cultura desta sociedade, neste caso tivesse assimilado a situação de degradação dos seus recursos naturais e nem os impactos culturais e sociais. 
Nesta etapa é importante registrar o que selecionou para registrar. Lembre-se de que se trata de uma vivência de pesquisa de campo e deve ser feita por meio de entrevistas, apreciação de relatos, fotos de jornais locais, análise de documentos obtidos na própria web etc.
Esta atividade curricular visa chamar a atenção para problemas socioambientais relacionados à falta de saneamento básico, destruição de recursos naturais não renováveis, desmatamento, tráfico de animais, ausência de água encanada e tratada, construções em áreas irregulares e de risco, bem como diversos outros que muitas vezes fazem parte da vida cotidiana de muitas populações e passam despercebidos. 
2.2- Adotar uma postura de futuro (a) professor de educação básica para vivenciar procedimentos de pesquisa de campo. Você poderá: conversar/ entrevistar moradores; observar e registrar anotando ou fotografando, se preferir.
2.3- Registrar suas observações sobre o tema e redigir um texto, cerca de 3 laudas (letra fonte 12), organizado com a estrutura de um minirrelatório, ou seja, com introdução, desenvolvimento e conclusão:
INTRODUÇÃO: visão geral do que será desenvolvido, destacando o local ou fato observado por você e o objetivo de seu trabalho.
DESENVOLVIMENTO: nesta parte do texto, descreva o que observou, onde, como. Caso tenha conversado ou entrevistado pessoas que vivem ou convivem no ambiente identificado por você, escreva o que perguntou e quais foram os relatos obtidos. Expresse seu comentário pessoal, a partir do que observa e, também, destacando a contribuição de um dos autores focalizados nas aulas.
CONCLUSÃO: é a “finalização” e você deve refletir sobre o objetivo do trabalho e destacar o que considerou mais significativo. Pode “fechar seu texto”, propondo alternativas ou sugestão para, de algum modo a curto, médio ou longo prazo superar o que você analisou. Conclua pensando como futuro (a) professor (a).
REFERÊNCIAS (citar fontes consultadas, artigos, livros, periódicos ou outros materiais que tenha utilizado para fundamentar seu texto).
3 - POSTAGEM DO TRABALHO NO AMBIENTE DA WEBAULA (ferramenta a ser confirmada pelo professor tutor).
FORMATAÇÃO:
Trata-se de um texto acadêmico curto (cerca de 2 a 3 laudas), sem características monográficas, incluir um cabeçalho para identificar sua autoria (modelo apresentado a seguir). Utilize letra tipo Times New Roman ou Arial, fonte 12, espaço 1,5.
SUGESTÃO DE CABEÇALHO PARA IDENTIFICAR O TRABALHO
	
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA/ LICENCITATURA EM _________________:
DISCIPLINA: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR (A) TUTOR (A): __________________________ 
TÍTULO DA PROPOSTA DE PRÁTICA CURRICULAR:
ALUNO (A) AUTOR (A) DA ATIVIDADE: ____________________
 DATA:

Outros materiais