Buscar

questões obrig fazer não fazer

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Pedro compromete-se com a confecção Radial, em razão de um contrato de publicidade, a só aparecer em público utilizando as roupas pela empresa fornecidas. O contrato foi firmado pelo período de um ano e com remuneração mensal fixada em R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Com relação à cláusula proibitiva contida no contrato, identifique:
a. Accipiens e Solvens; Objeto Imediato e Objeto Mediato. b. Imagine que no primeiro dia de vigência do contrato a empresa Radial não encaminhou as roupas a Pedro que, necessitando ir à farmácia, aparece em público com roupa não pertencente à empresa contratante. Pedro foi fotografado por importante revista de moda. Pode, nesse caso, a empresa contratante resolver o contrato alegando inadimplemento e ainda pedir perdas e danos? Justifique sua resposta.
Maria Clara, comediante solo, se apresenta pelo Brasil, bem como internacionalmente. No dia 21 de dezembro de 2015, a empresa “Comic Festival” a contratou para abrilhantar a “Semana do riso”, em Curitiba- PR. Foi estipulado em contrato que no dia 16 de fevereiro de 2016, seria a apresentação, pela qual a empresa contratante já havia pago antecipadamente o valor de R$ 5.500,00 pelos serviços que seriam prestados pela artista. 
Ocorre que, a empresária da Artista, desconhecendo tal contrato, confirmou a presença da comediante em Paris, no mesmo dia, para apresentar-se em um festival de comédia internacional. Na véspera dos eventos, pronta para viajar para Curitiba, a comediante, ao receber a informação de que fora contratada para se apresentar em Paris, inconsequentemente mudou seus planos e rumou para tal cidade, frustrando totalmente o evento paranaense. Com base na situação hipotética, responda com base em seus conhecimentos jurídicos: 
a) Quais as classificações de obrigações estão presentes no caso em tela? 
b) Como será resolvida a questão diante das disposições sobre Direito das Obrigações? 
Hecatonquiro acaba de sair da casa de seus pais, e como todo recém adulto, estava ansioso para começar a viver sozinho e constituir família. Para começar sua nova jornada como um homem independente, Hecatonquiro alugou uma casa de aluguel barato, de propriedade do senhor Zeus, que logo na assinatura do contrato informou à Hecatonquiro que estava vedado de realizar reformas na casa e, principalmente, aumentar a altura dos muros da residência. Ocorre que passados dois meses em que Hecatonquiro residia na casa, dois ladrões entraram na residência e furtaram alguns de seus pertences. Movido pelo sentimento de insegurança, Hecatonquiro contratou alguns homens para realizarem o aumento do muro da frente da residência em 5 metros. Assim que Zeus percebeu o aumento no muro, foi imediatamente pedir para que o inquilino o desfizesse, no entanto, este se recusou. Com base nos conhecimentos jurídicos das obrigações de não fazer, é possível afirmar que Zeus possui algum direito no presente caso? Se sim, quais são as medidas que podem ser adotadas por ele? 
Márcio Moraes Veloso, famoso perfumista, foi contratado para desenvolver uma nova fragrância de um perfume pela empresa Cheiro Bom. O perfumista criou a fórmula inspirado em sua namorada, Joana, e deu o seu nome ao perfume. Foi pactuado entre Márcio e a empresa Cheiro Bom que o perfumista jamais revelaria a fórmula da nova fragrância a terceiros. Contudo, objetivando fazer uma surpresa no dia do aniversário de Joana, Márcio presenteia a namorada com uma amostra do perfume e, por descuido, inclui na caixa anotações sobre a fórmula. Joana, acreditando que as anotações faziam parte da surpresa, mostra para todos os colegas da empresa Perfumelândia, onde trabalha. Dias depois, Márcio é surpreendido com a notícia de que a fórmula da nova fragrância havia sido descoberta pela concorrente. Considerando o caso relatado, quais são as consequências jurídicas impostas para Márcio?

Outros materiais