Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO BIOQUIMICA.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atenção: você terá 50 minutos para realizar o exercício em cada disciplina!
	
		1.
		O milho verde recém-colhido tem um sabor adocicado. Já o milho verde comprado na feira, um ou dois dias depois de colhido, não é mais tão doce, pois cerca de 50% dos carboidratos responsáveis pelo sabor adocicado são convertidos em amido nas primeiras 24 horas. Para preservar o sabor do milho verde pode-se usar o seguinte procedimento realizado em três etapas: 1º descascar e mergulhar as espigas em água fervente por alguns minutos; 2º resfriá-las em água corrente; 3º conservá-las na geladeira. A preservação do sabor original do milho verde pelo procedimento descrito pode ser explicada pelo seguinte argumento:
		Quest.: 1
	
	
	O aquecimento desidrata os grãos de milho, alterando o meio de dissolução onde ocorreria espontaneamente a transformação desses carboidratos em amido.
	
	
	A água fervente e o resfriamento impermeabilizam a casca dos grãos de milho, impedindo a difusão de oxigênio e a oxidação da glicose.
	
	
	O choque térmico converte as proteínas do milho em amido até a saturação; este ocupa o lugar do amido que seria formado espontaneamente
	
	
	Microrganismos que, ao retirarem nutrientes dos grãos, convertem esses carboidratos em amido, são destruídos pelo aquecimento.
	
	
	As enzimas responsáveis pela conversão desses carboidratos em amido são desnaturadas pelo tratamento com água quente
	
		2.
		A partir do que foi discutido em sala, assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito e a função da solução tampão.
		Quest.: 2
	
	
	Mistura de ácidos e bases fraca e não-conjugada, destinada a promover o equilíbrio iônico dos íons H+ e OH- presente no meio reacional.
	
	
	Mistura de ácidos e bases fraca e conjugada, destinada a promover o equilíbrio iônico dos íons H+ e OH- presente no meio reacional.
	
	
	Mistura de ácidos e bases fraca e não-conjugada, destinada a promover o desequilíbrio iônico dos íons H+ e OH- presente no meio reacional.
	
	
	Mistura de ácidos e bases forte e não-conjugada, destinada a promover o desequilíbrio iônico dos íons H+ e OH- presente no meio reacional.
	
	
	Mistura de ácidos e bases fraca e conjugada, destinada a promover o desequilíbrio iônico dos íons H+ e OH- presente no meio reacional.
	
		3.
		Transporte Passivo Ocorre sempre a favor do gradiente, no sentido de igualar as concentrações nas duas faces da membrana. Não envolve gasto de energia. A água se movimenta livremente através da membrana, sempre do local de menor concentração de soluto para o de maior concentração. A pressão com a qual a água é forçada a atravessar a membrana é conhecida por pressão osmótica. A osmose não é influenciada pela natureza do soluto, mas pelo número de partículas. De acordo com a pressão osmótica as soluções são classificadas em:
 I ¿ Isotônicas - Quando duas soluções contêm a mesma quantidade de partículas por unidade de volume, mesmo que não sejam do mesmo tipo, exercem a mesma pressão osmótica . Caso sejam separadas por uma membrana, haverá fluxo de água nos dois sentidos de modo proporcional. 
II ¿ Hipertônicas - Quando se comparam soluções de concentrações diferentes, a que possui mais soluto e, portanto, maior pressão osmótica.
 III - Hipotônica ¿ e a solução de menor concentração de soluto e menor pressão osmótica. São corretas as seguintes afirmativas:
 
		Quest.: 3
	
	
	I e III apenas
	
	
	II e III apenas
	
	
	todas são incorretas
	
	
	I e II apenas
	
	
	I, II e III
Transporte Passivo
Ocorre sempre a favor do gradiente, no sentido de igualar as concentrações nas duas faces da membrana. Não envolve gasto de energia.
 Osmose
A água se movimenta livremente através da membrana, sempre do local de menor concentração de soluto para o de maior concentração. A pressão com a qual a água é forçada a atravessar a membrana é conhecida por pressão osmótica.
A osmose não é influenciada pela natureza do soluto, mas pelo número de partículas. Quando duas soluções contêm a mesma quantidade de partículas por unidade de volume, mesmo que não sejam do mesmo tipo, exercem a mesma pressão osmótica e são isotônicas. Caso sejam separadas por uma membrana, haverá fluxo de água nos dois sentidos de modo proporcional.
Quando se comparam soluções de concentrações diferentes, a que possui mais soluto e, portanto, maior pressão osmótica é chamada hipertônica, e a de menor concentração de soluto e menor pressão osmótica é hipotônica. Separadas por uma membrana, há maior fluxo de água da solução hipotônica para a hipertônica, até que as duas soluções se tornem isotônicas.
A osmose pode provocar alterações de volume celular. Uma hemácia humana é isotônica em relação a uma solução de cloreto de sódio a 0,9% (“solução fisiológica”). Caso seja colocada em um meio com maior concentração, perde água e murcha. Se estiver em um meio mais diluído (hipotônico), absorve água por osmose e aumenta de volume, podendo romper (hemólise).
		4.
		Dentre as várias funções das proteínas no corpo humano encontra-se a sua função enzimática. Para uma proteína ser considerada como enzima ela precisa apresentar características específicas. considerando as proposições abaixo, identifique a alternativa que corresponde a todas as características enzimáticas corretas:
Não interfere na energia de ativação da reação 
II. É regulada por condições metabólicas 
III. Apresenta especificidade ao substrato correspondente 
IV. Tem eficiência como um catalisador 
V. Participa da reação e é alterada ao final, junto ao produto gerado
		Quest.: 4
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	II, III, IV e V
	
	
	I, II e IV
	
	
	II, III, V
	
	
	II, III e IV
		5.
		Antônio possui psoríase, uma doença sistêmica inflamatória crônica, não contagiosa, que afeta a pele, as unhas e, ocasionalmente, as articulações. Para controlar a doença ele faz uso de um medicamento chamado adalimumabe, um anticorpo (proteína) que se liga ao TNF - alfa e que deve ser mantido refrigerado (entre 2ºC e 8ºC). Certo mês, após obter o medicamento, Antônio o esqueceu dentro de seu carro sob sol escaldante durante todo o dia. Ao se consultar com um farmacêutico, este o orientou a não utilizá-lo pois o medicamento não teria mais o efeito desejado. Assinale a alternativa que explica corretamente este fato:
		Quest.: 5
	
	
	Por se tratar de uma proteína, a exposição a altas temperaturas por tempo prolongado acaba por induzir a hidrólise do anticorpo e, dessa maneira, ele não mais apresentará as características desejadas.
	
	
	Por se tratar de uma proteína, a exposição a altas temperaturas por tempo prolongado acaba por induzir a desnaturação do anticorpo e, dessa maneira, ele não mais apresentará as características desejadas.
	
	
	Por se tratar de uma proteína, a exposição a altas temperaturas por tempo prolongado acaba por induzir a maturação do anticorpo e, dessa maneira, ele não mais apresentará as características desejadas.
	
	
	Por se tratar de uma proteína, a exposição a altas temperaturas por tempo prolongado acaba por induzir a complexação do anticorpo e, dessa maneira, ele não mais apresentará as características desejadas.
	
	
	Por se tratar de uma proteína, a exposição a altas temperaturas por tempo prolongado acaba por induzir a esterificação do anticorpo e, dessa maneira, ele não mais apresentará as características desejadas.

Outros materiais