Buscar

Oracle SQLDeveloper

Prévia do material em texto

Oracle SQLDeveloper: Otima ferramenta grafica para administracao Oracle no Linux
January 20, 2009 by admin 12 Comments 
Uso o Linux (atualmente o Ubuntu 8.10) principalmente para desenvolver sistemas em Java e presto serviços para algumas empresas que em sua grande maioria tem como principal banco de dados o Oracle. Como a maioria das boas ferramentas são feitas exclusivamente para windows (SQLNavigator, Developer, TOAD etc) e não existem muitas ferramentas para Linux  então sempre fui atrás de um boa ferramenta gráfica para trabalhar com o banco de dados Oracle no Linux.
Muitas vezes usei apenas o cliente de linha de comando da Oracle o SQLPlus. Mas depois de algumas pesquisas no google achei o TOra – Toolkit For Oracle, uma ferramenta free desenvolvida pela Quest (mesma do TOAD) que quase resolveu meus problemas. Conseguia fazer quase tudo com ela e usei ela por um longo tempo (mais de 2 anos). Mas apesar de ser uma boa ferramenta, ela tinha alguns probleminhas:
Não era atualizada a muito tempo e os pacotes de instalação estavam mais desatualizados que o repositório de código;
Difícil instalação – como não existia pacotes atualizados, tínhamos que baixar os fontes, alterar um fonte que não compilava (não lembro mais qual é) e compilar. Além de ter que instalar o Client do Oracle e configurar o TNS;
Necessitava de um software para gerenciar a área de clipboard – ela copiava para o clipboard qualquer seleção no editor sql e você tinhas que ter o histórico para não ficar louco. 
Mas mesmo com esse problemas, não deixava de usar o TOra. Até que peguei um novo computador e tive que prestar um serviço a um cliente e não lembrava o roteiro para instalação do TOra e como não tinha muito tempo, voltei ao google e achei o Oracle SQLDeveloper. Este dia marco a despedida ao TOra e passei a usar o Oracle SQLDeveloper.
Agora vou falar um pouco dessa ótima ferramenta para administração de bancos Oracle listando alguns tópicos que eu achei interessante e que utilizo com mais frequência.
Ferramenta free e desenvolvida pela Oracle Corporation - Sem comentários, as ferramentas dessa empresa sempre merecem um pouco de atenção.. ainda mais para trabalhar com seu próprio banco.
 
O SQLDeveloper é feito em Java e muito parecida com o a sua IDE java jDeveloper - Por ser feita em Java ela é multiplataforma pode ser executada em qualquer ambiente que rode a JVM (Máquina Virtual Java). Ex. Linux, Windows e MAC.
Histórico de consultas executadas – A ferramenta guarda um histórico com as últimas consultas executadas no Banco.
Arvore gráfica com todos os objetos do banco  dos objetos – Nessa arvore podemos executar diversas ações com apenas alguns clicks.
Abas de fácil acesso que mostram resultados de diversas ações como: Resultados de consultas, Outputs, Explain Plan etc.
Mais de uma conexão ao mesmo tempo – Você pode conectar a vários bancos de dados e executar SQL para todas facilmente selecionando a conexão.
Criação / Alteração gráfica de objetos – Com poucos clicks podem ser criadas e alteradas tabelas, sequences etc.
 
Conexões JDBC – As conexões são feitas a partir do driver JDBC e são criadas facilmente passando apenas os parâmetros de conexão.
 
Editor com autocompletar – Editor com um autocompletar dos objetos dos bancos de dados e campos da tabelas bastante completo e rápido – o mais completo para banco de dados que conheço.
 
Controle de Versão - Um recurso bastante interesante nessa ferramenta que nunca vi em outra é o controle de versão onde você pode controlar as versões de seus scripts acessando CVS e Subversion.
 
Exportação de dados e estruturas de dados – Com poucos clicks você pode exportar os dados de uma tabela em diversos formatos inclusive “sql inserts” como também de sua estrutura de dados.
 
Debug - Esta ferramenta também permite que você possa debugar seus códigos PLSQL marcando breakpoits. As figuras abaixo mostra como você pode compilar em modo debug e como executalas passando os seus parâmetros.
 
Bem, esses são alguns dos recursos dessa ferramenta de administração de banco de dados Oracle. Espero que ajudem a escolher a sua nova ferramenta e se eu esqueci de alguma funcionalidade bacana fiquem a vontade de comentar.

Continue navegando