Buscar

DINAMICA AUTO REFLEXÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DINAMICA AUTO REFLEXÃO.
Materiais: Fita adesiva colorida (3 cores); sulfite; canetas; lápis de cor; objetos de uso pessoal (individual).
Procedimento: No chão da sala, o coordenador deve, com as fitas coloridas, colar 3 linhas paralelas (2m comprimento) mantendo um espaço de aproximadamente 2 passos largos entre elas.
Os espaços representam, respectivamente, passado, presente e futuro, em relação à vida pessoal, profissional ou outra questão abrangente pertinente.
Individualmente e em absoluto silêncio, cada participante coloca-se em pé dentro do espaço PASSADO e verifica como se sente.
Então, através de desenhos ou com um objeto pessoal, o participante vai representar esse sentimento e deixá-lo no espaço.
O mesmo processo é feito para PRESENTE e FUTURO com o tempo aproximado de 5 minutos para cada espaço.
Em grupo aberto cada um traduz em palavras seus sentimentos e o porquê dos desenhos e/ou escolha dos objetos.
Dicas: Iniciar o processamento abrindo espaço para que os participantes façam comentários sobre sentimentos, dificuldades, facilidades e outros que o grupo julgar importantes.
Observar as aspirações dos participantes, se estão se conhecendo e como reagem com as declarações dos colegas.
Tempo de aplicação: 35 minutos
Número máximo de pessoas: 15
Número mínimo de pessoas: 2
EXERCÍCIO – TRABALHANDO COM IMAGENS MENTAIS
Manoel Simões, 2004 (in Macieira, 2004)
 
Material:
Folhas de papel A4 ou A3
Giz pastel, lápis colorido ou canetinhas
Caneta.
 
1)   Identifique algum tema que está lhe incomodando, recorrente, que queira conhecê-lo melhor e resolvê-lo.
 
2)   Pegue as folhas de papel e coloque-as ao lado.
 
3)   Faça um breve relaxamento corporal e concentre-se no problema a ser representado.
 
4)   Imagine uma representação para o problema – sendo por exemplo, em cor, forma, imagem, representação do reino na natureza vegetal, animal ou qualquer cena que lhe viver a consciência.
 
5)   Represente-a no papel.
 
6)   Anote o que ela significa para você – anote emoções, pensamentos, sensações e lembranças associadas.
 
7)   Em seguida anote os comportamentos e dificuldades que esta representação lhe oferece na vida – fique atento aos dados reais da dificuldade e aqueles criados pela dificuldade mas que podem ser transformados e transcendidos.
 
8)   Se preciso for imagine conversando com a dificuldade representada, no intuito de perceber os pontos fracos desta representação e possibilidades de saída e resolução.
 
9)   Agora relaxe novamente e imagine como seria a resolução desta imagem – imagine, após todo o processo, como seria se o elemento proposto resolvesse o problema, como o faria, com que recursos, de que forma, com que ajuda – interna ou externa. Faça a visualização da primeira imagem representada resolvendo o problema – utilize todos os canais senso-perceptivos, visão interna, sensação e emoções.
 
10)                No final perceba como se sente na imaginação com o problema resolvido.
 
11)                Anote os recursos utilizados na sua criatividade e resolução – comportamentos utilizados, ajuda se foi necessária, frases intuitivas, significados novos, mensagens provindas do supraconsciente e todos os detalhes da resolução.
 
12)                Faça um novo desenho da representação saudável e mantenha por vários dias em local visível para estimular seus recurso pessoais de motivação para atingir as suas metas propostas.
EXERCÍCIO PARA AUMENTAR A FÉ E A CONFIANÇA
Rita de Cassia Macieira (in Macieira, 2004)     
1.         Sente-se da forma mais confortável possível. Faça um breve relaxamento, prestando atenção à sua respiração, percebendo a diferença do ar que sai e do ar que entra. Solte-se. Sinta o seu corpo e perceba a inteligência que se manifesta em cada célula. Respire lenta e confortavelmente, levando oxigênio a cada parte do seu corpo.
2.         Com o seu corpo mais relaxado, comece agora a imaginar o seu próprio coração. Sinta que ele bate calma e tranqüilamente enviando o fluxo da vida a todo seu ser. Veja mentalmente seu coração como um grande diamante. Use sua capacidade de visualização e imagine-se dentro deste diamante, em um espaço de saúde, plenitude e amor.
3.         No centro deste lugar espaçoso e claro você se sente em paz. Inspire novamente e goze da harmonia que flui.
4.         E agora veja no centro deste espaço uma escadaria clara e brilhante. Suba por esta escada que conduz você a um templo de cristal.Este é o templo da sua alma, carregada de amor e alegria. Ele é habitado por um mestre, o mestre da Cura Sutil que vem lhe acolher amorosamente. Deixe que a sua Sabedoria Interior se manifeste da forma que desejar, como uma figura religiosa, uma criança ou até uma luz No início a imagem não é muito clara, mas vai ficando cada vez mais nítida e familiar. Este ente acolhe você e o encaminha até o centro do templo, onde está a sala de cura sutil.
5.         No centro da sala de cura sutil, há um grande espelho e o mestre leva você até ele. Você pode agora visualizar sua própria imagem, seu corpo, as várias camadas do seu ser. Veja, sinta nitidamente as cores, imagens e até objetos que possam ser representantes de como você está agora. Você também pode ver as etapas que foram superadas, os desafios vencidos.
6.         Agora, o mestre da cura sutil traz uma maca até você. Veja-se deitando e deixe que o mestre da cura sutil cuide amorosamente de você. Entregue-se confiantemente. Sinta o que ele faz, perceba, intua, capte.
7.         Do teto da sala descem raios de luzes verdes e douradas que chegam da Fonte Criadora para fortalecer o seu corpo, aumentando sua fé e confiança. Sinta, respire, perceba, intua a cura sutil que você está recebendo.
8.         Vou deixá-lo 1 minuto em silêncio para que o trabalho se complete em você.
9.         Agora, o mestre da cura sutil te leva novamente até o grande espelho, onde você pode ver refletido todo o planeta Terra.E você junto com o seu mestre e outros seres de luz, pode agora enviar vibrações de cura em forma de luzes multicoloridas para todo o planeta Terra.
10.      Mas agora é hora de retornar. O mestre te leva até a porta do templo, onde você se despede dele, sabendo que ele está sempre aí à sua espera e o convida para voltar sempre que achar necessário. Despeça e agradeça a você mesmo por se dar esta oportunidade.
11.      E agora vá voltando, sentindo-se bem, em paz e harmonia, em perfeito bem estar físico, mental e espiritual. Faça uma inspiração profunda e quando desejar faça os movimentos que seu corpo necessitar e abra os olhos.
 
 
20170005522580

Outros materiais