Buscar

Estudo de Caso Amazon, Apple, Facebook e Google

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Estudo de Caso :
Amazon, Apple, Facebook e Google
REFERÊNCIA: DEIGHTON, John. KORNFIELD, Leora. Amazon, Apple, Facebook e Google. Harvard Bussines School, 2013
No início da internet, por volta de 1995, a internet não era pública. Porém, a partir da privatização da rede quatro empresas “dividiam” a dominação do mercado nas seguintes áreas: a propaganda online era dominada pelo Google, o varejo online pela Amazon, redes sociais pelo Facebook e, a Apple, os dispositivos móveis pessoais.
A Amazon saiu na dianteira das vendas pela internet e, agregando serviços ao seu portifólio, conseguiu se manter na frente até o ano de 2013.
Já o Google iniciou em 98 sem demonstrar suas verdadeiras pretensões. Desenvolveu seu algoritmo de buscas até chegar ao ponto que conseguia vender propaganda não só em seu próprio portal, mas por toda a internet.
Apesar de tentar se incluir em diversos segmentos, em 2012, 97% da renda bruta do Google ainda provinha de lucros com pesquisa.
A Apple se fortificou a partir do iPhone, lançado em 2007. Na batalha pela dominação e-commerce, a Apple se apoia na variedade de conteúdo oferecido (pelo iTunes e iPad).
O Facebook, inicialmente uma simples rede social, se tornou uma plataforma de propaganda, onde os próprios usuários fornecem seus interesses. 
Pesquisas demonstram que os sites de busca eram os mais acessados, e durante maior tempo. O Google controlou o mercado, com 66% das buscas entre 2009 e 2012. Mais uma vez o Google dominou o mercado, quando os dispositivos móveis ascenderam.
Assim, ele passou a explorar também o chamado mercado de propaganda de exposição, onde o buscador sugeria interesses afins às buscas. 
Pode-se dizer que essas quatro empresas moldaram o marketing digital como o vemos hoje.

Outros materiais