EXECUCAO   EXERCICIOS   correcao (2)
11 pág.

EXECUCAO EXERCICIOS correcao (2)


DisciplinaDireito Processual Civil I43.810 materiais765.457 seguidores
Pré-visualização4 páginas
EXERCÍCIOS
EXECUÇÃO CIVIL
2º BIMESTRE:
Obrigação de pagar quantia certa:
Cumprimento da sentença:
Provisório: arts. 520 a 522
Definitivo: arts. 523 a 527
Meio de defesa \u2013 impugnação: art. 525.
Processo de execução: art. 824 a 830.
Meio de defesa \u2013 embargos do devedor: arts. 912 a 920.
Penhora: arts. 831 a 836, 847 e 848, 851, 852, 854.
Avaliação: arts. 870 a 875.
Expropriação: 876 a 878, 879 a 882, 885 a 887, 890 a 891.
Satisfação do crédito: 904 a 909.
Obrigação de pagar contra a Fazenda Pública:
Cumprimento da sentença: art. 534 e 535.
Processo de execução: art. 910.
Obrigação de prestar alimentos:
Cumprimento da sentença: 528 a 533.
Processo de execução: art.911 a 913.
XIII - OBRIGAÇÃO DE PAGAR \u2013 CUMPRIMENTO DA SENTENÇA (Julgue os itens a seguir justificando os falsos)
O cumprimento da sentença de obrigação de pagar quantia certa tem início com a intimação do devedor para satisfazer a obrigação em 15 dias, sob pena de multa de 10%. F \u2013 TEM INICIO COM A PETIÇÃO DO CREDOR INFORMANDO O VALOR DEVIDO, APRESENTANDO O DEMONSTRATIVO DE CÁLCULOS E REALIZANDO A INDICAÇÃO DOS BENS PASSÍVEIS DE PENHORA, QUANDO POSSÍVEL (ARTS. 523 E 524 DO NCPC).
A petição do exequente, que dá início a execução de quantia certa por título judicial, deve conter o requerimento de intimação do devedor para pagar em 15 dias sob pena de imposição de multa de 10%. V
A petição do exequente, que dá início a execução de quantia certa por título judicial, deve conter o demonstrativo de cálculos do valor devido. V
Não havendo o requerimento de execução da sentença condenatória que determina o pagamento de quantia certa no prazo de seis meses, o direito do credor estará prescrito, não podendo este requerer o desarquivamento do feito para prosseguir na execução. F \u2013 O CREDOR PODERÁ A QUALQUER TEMPO PETICIONAR I NSTAURANDO O CUMPRIMENTO DA SENTENÇA, DESDE QUE, EVIDENTEMENTE A ORBIGAÇÃO NÃO ESTEJA PRESCRITA.
O prazo para a impugnação da execução de quantia certa por título judicial é contado a partir da intimação que ordena o devedor a pagar a quantia sob pena de multa de 10% de acordo com o NCPC. F \u2013 O TERMO INICIAL DO PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DA IMPUGNAÇÃO SE DARÁ AO FINAL DO PRAZO PARA PAGAMENTO (ART. 525).
A impugnação depende da realização da penhora ou que o devedor preste caução. F \u2013 INDEPENDE DE GARANTIA DO JUÍZO, DEVENDO SER APRESENTAÇÃO EM ATÉ 15 DIAS CONTADOS DO FIM DO PRAZO DE 15 DIAS PARA PAGAMENTO (ART.525)
O efeito suspensivo do recurso impede que se realize o cumprimento provisório da decisão. V \u2013 O CUMPRIMENTO PROVISÓRIO SE DARÁ ANTES DO TRÂNSITO RM JULGADO DA DECISÃO CONDENATÓRIA, DESDE QUE O RECURSO INTERPOSTO NÃO APRESENTE EFEITO SUSPENSIVO (ART. 520).
A execução de quantia certa por título judicial se desenvolve em processo autônomo, porém não há a necessidade de citação do executado. F \u2013 SE DÁ POR MEIO DE CUMPRIMENTO DA SENTENÇA REALIZADO NO MESMO PROCESSO.
A execução de quantia certa imposta por título judicial, diferentemente das obrigações de fazer e entregar coisa exige a apresentação de petição inicial, bem como a citação do executado. F \u2013 APESAR DE NÃO SE DAR DE OFÍCIO COMO NAS OBRIGAÇÕES DE FAZER, NÃO FAZER OU ENTREGAR; O CUMPRIMENTO DA SENTENÇA DAS ORBIGAÇÕES DE PAGAR QUANTIA CERTA TEM INICIO COM A PROVOCAÇÃO DO CREDOR POR MEIO DE SIMPLES PETIÇÃO, NAÕ ESTA NÃO É UMA INICIAL.
O protesto do título executivo judicial que condena a pagar quantia certa depende de autorização judicial. F \u2013 PODE SER FEITO AO FINAL DO PRAZO DE 15 DIAS PARA PAGAMENTO INDEPENDENTEMENTE DE AUTORIZAÇÃO JUDICIAL (ART. 517).
O cumprimento provisório poderá ser realizado antes do trânsito em julgado, caso o recurso não apresente efeito suspensivo. V
No cumprimento provisório não há a incidência de multa pelo não pagamento. F \u2013 VIDE ARTIGO 520 PARÁGRAFO 2º.
 (OAB) Caso, em decisão com trânsito em julgado, o réu tenha sido condenado ao pagamento de determinado valor ao autor, a sentença poderá ser objeto de protesto, se, no prazo legal, o réu não realizar o pagamento. V
(OAB) A decisão judicial transitada em julgado poderá ser levada a protesto, nos termos da lei, antes mesmo de transcorrido o prazo para pagamento voluntário. F \u2013 AO FINAL DO PRAZO PARA PAGAMENTO (ART. 517).
(OAB) No caso de condenação em quantia certa, ou já fixada em liquidação, e no caso de decisão sobre parcela incontroversa, o cumprimento definitivo da sentença far-se-á a requerimento do exequente, sendo o executado intimado para pagar o débito, no prazo de 10 (dez) dias, acrescido de custas, se houver. F \u2013 O PRAZO É DE 15 DIAS, SOB PENA DE INCIDÊNCIA DE MULTA DE 10% E HOPNORÁRIOS ADVOCATÍCIOS DE 10% (ART. 523 PARÁGRAFO 1º).
QUESTÕES DA OAB/ENAD/CONCURSOS:
Com relação ao cumprimento de sentença, considerando o disposto no Código de Processo Civil de 2015, assinale a alternativa incorreta.
a) O cumprimento da sentença que reconhece o dever de pagar quantia, provisório ou definitivo, será feito a requerimento do exequente.
b) Por ocasião da sentença que reconheceu o dever de pagar quantia certa, bem como do respectivo requerimento do exequente, o devedor será intimado para pagar o débito em 15 dias, sob pena de multa e novos honorários advocatícios.
c) Nos casos de sentença penal condenatória, o cumprimento será realizado perante o juízo cível competente.
d) Durante o cumprimento de sentença, reconhecendo o crédito do exequente e comprovado o depósito de trinta por cento do valor em execução, o devedor poderá requerer o parcelamento da dívida. F \u2013 ESTA REGRA ESTÁ PREVISTA PARA O PROCESSO DE EXECUÇÃO DA OBRIGAÇÃO DE PAGAR QUANTIA POR TÍTULO EXECUTIVO EXTRAJUDICIAL, ONDE O EXECUTADO, NO PRAZO PARA OS EMBARGOS (15 DIAS CONTADOS DA CITAÇÃO), NÃO OPÕE OS EMBARGOS, RECONHECE A DÍVIDA, DEPOSITA AO MENOS 30% DA DÍVIDA, PODENDO REQUERER O PARCELAMENTO EM ATÉ 6 VEZES. TODAVIA, HÁ PREVISÃO EXPRESSA DE QUE TAL REGRAMENTO NÃO PODE SER APLIADO NO CUMPRIMENTO DA SENTENÇA. (ART. 917, PARÁGRAFO 7º)
e) A apresentação de impugnação ao cumprimento de sentença não impede a prática dos atos executivos, inclusive os de expropriação, observados os trâmites previstos no Código de Processo Civil.
XIV - OBRIGAÇÃO DE PAGAR \u2013 CUMPRIMENTO DA SENTENÇA \u2013 MEIO DE DEFESA (Julgue os itens a seguir justificando os falsos)
A procedência da impugnação fundada em excesso de execução é recorrível por meio de apelação, uma vez que tal decisão apresenta natureza jurídica de sentença. F \u2013 A IMPUGNAÇÃO PREVISTA NO PARÁGRAFO 1º DO ART. 525 TEM NATUREZA JURÍDICA DE INCIDENTE PROCESSUAL. POR ISSO A DECISÃO QUE A JULGA TEM NATUREZA DE DECISÃO OINTERLOCUTÓRIA. SALVO SE A PROCEDÊNCIA DA IMPUGNAÇÃO IMPORTAR NA EXTINÇÃO DO PROCESSO, ENTÃO A DECISÃO TERÁ NATUREZA DE SENTENÇA. COMO A PROCEDÊNCIA DA IMPUGNAÇÃO POR EXCESSO DE EXECUÇÃO (ALEGAÇÃO DE QUE O VALOR INDICADO É, NA REALIDADE MAIOR DO QUE O VALOR REALMENTE DEVIDO), NÃO IRÁ EXTINGUIR O PROCESSO E, POR ISSO, SE DARÁ POR DECISÃO INTERLOCUTÓRIA.
 A procedência da impugnação fundada em fato extintivo da obrigação é recorrível por meio de apelação, uma vez que tal decisão apresenta natureza jurídica de sentença. V
O termo inicial para o oferecimento da impugnação se dá ao final do prazo de quinze dias para pagamento. V
A discussão acerca da validade da penhora e da avaliação não pode ser realizada em sede de impugnação. F \u2013 ESTÁ ELENCADA NO INCISO IV PARÁGRAFO 1º DO ART. 525.
A decisão que resolve a impugnação julgando-a improcedente é recorrível por meio de apelação. F \u2013 COMO É UMA DECISÃO INTERLOCUTÓRIA, ENTÃO O RECURSO CABÍVEL É O AGRAVO DE INSTRUMENTO.
O meio de defesa adequado para o executado na execução de título judicial para pagamento de quantia certa se dá por meio de embargos do devedor. F \u2013 SE DARÁ POR MEIO DE IMPUGNAÇÃO.
Uma das matérias que podem ser arguidas em impugnação é a ocorrência da prescrição, desde que esta tenha se operado após a sentença. V
A prescrição da obrigação contida no título executivo judicial que determina o pagamento de quantia certa dá ensejo a procedência da impugnação
Guilherme
Guilherme fez um comentário
nossa,me ajudou demais.valeu!!!
0 aprovações
Carregar mais