Buscar

atividade diagnostica 4.docx

Prévia do material em texto

1)
O Direito trata as férias como um direito cogente, o que significa dizer que impõe-se a todos os trabalhadores, indistintamente. É um direito que impõe uma obrigação de fazer ao empregador – que deve conceder férias ao seu empregado – e um direito-dever do empregado, que deverá gozá-la no período determinado pela lei. 
Em relação às férias e sua aplicabilidade no ordenamento jurídico brasileiro, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) As férias correspondem a um direito indisponível de natureza salarial.
b) As férias correspondem a um direito indisponível de natureza indenizatória.
c) As férias correspondem a uma norma de direito público, razão pela qual se aplica apenas nos contratos coletivos de trabalho.
d) As férias correspondem a uma norma de direito público, razão pela qual não se aplica aos contratos coletivos de trabalho.
e) As férias correspondem a um direito subjetivo, portanto, renunciável.
2)
Em relação à estabilidade da gestante, considere as assertivas que seguem:
I. É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada gestante desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.
II. O desconhecimento do estado gravídico pelo empregador afasta o direito ao pagamento da indenização decorrente da estabilidade.
III. Na hipótese de admissão mediante contrato por tempo determinado, a empregada gestante não terá direito à estabilidade provisória.
Assinale a alternativa que contemple tão somente as assertivas que forem corretas:
Alternativas:
a) As assertivas I, II e III estão corretas.
b) Apenas a assertiva III está correta.
c) Apenas as assertivas II e III estão corretas.
d) Apenas a assertiva I está correta.
e) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
3)
Os empregados de um determinado setor de uma fábrica de calças Jeans entraram em greve para requerer uma série de direitos que não estavam  sendo observado no curso do contrato de trabalho. A greve ocorreu legalmente, mas em reunião a diretoria da empresa decidiu rescindir os contratos de trabalho por justa causa, alegando ato de insubordinação.
Em relação ao caso supra exposto, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Cabe despedida sem justa causa do empregado participante de greve durante período de greve. A greve quando legal não gera justa causa.
b) Cabe despedida com justa causa do empregado participante de greve durante período de greve. A greve ainda quando legal  gera justa causa.
c) Não cabe despedida sem justa causa do empregado participante de greve durante período de greve. A greve quando legal não gera justa causa.
d) A legislação vigente é omissa em relação à greve. Desse modo, fica a critério do empregador a maneira de lidar com a situação frente ao caso concreto.
e) Cabe despedida do empregado participante de greve durante período de greve, pois a greve é ato de insubordinação.
4)
Cleide tem 54 anos e trabalha em loja na região central de Tiradentes. Nesta semana, seu empregador a consultou sobre a possibilidade de fragmentação de suas férias  em dois períodos de quinze dias. Vera concordou, mas ficou na dúvida se este ato seria legal.
Em relação ao caso supra exposto, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Havendo concordância de Cleide, é legal a fragmentação de suas férias nos termos propostos.
b) A fragmentação de suas férias é ilegal, pois se não houver caso excepcional que justifique a fragmentação, o empregado faz jus às férias contínuas de 30 dias.
c) A fragmentação de suas férias é ilegal, pois Cleide tem mais de 50 anos.
d) A fragmentação de suas férias seria legal independentemente de sua concordância.
e) A fragmentação de suas férias é ilegal, pois Cleide é mulher.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes