Buscar

Processo Administrativo: Definições e Importância

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO
DEFINIÇÕES:
PLANEJAMENTO: Define as atividades a serem realizadas e os resultados a serem alcançados.
ORGANIZAÇÃO: Organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado. Faz a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos materiais entre os membros da organização.
DIREÇÃO: É a função de dirigir a execução do planejamento, para atingir os objetivos da organização.
CONTROLE:  Analisa os resultados obtidos verificando se foram os planejados. Monitora as atividades, determinando se a organização está ou não em direção a suas metas.
IMPORTANCIA DOS ELEMENTOS DO PROCESSO ADMNISTRATIVOS
PLANEJAMENTO:
Este tem uma maior importância dentro de todo o processo administrativo, pois nele será definido os objetivos a serem alcançados, sendo esse visto em uma situação futura desejada, nele também será definido como as metas serão alcançadas, contando sempre com a melhor concentração de recursos e esforços pela empresa.
Existem três tipos de planejamento: o estratégico, o tático e o operacional; estes três juntos, fazem com que a empresa que adotou tais procedimentos se mantenha bem estruturada, proporcionando também um desenvolvimento da mesma, apesar de serem tão diferentes, todas juntas entram em uma harmonia tão excepcional, que se forem bem administradas, a tendência é que bons frutos serão colhidos.
ORGANIZAÇÃO:
A importância desta está em organizar em si a empresa, desde a sua forma global, até a sua forma operacional, esta função visa a elaboração das estruturas organizacionais, a elaboração dos níveis hierárquicos da empresa, a distribuição das tarefas, tudo é dividido em departamentos. Ela também busca a administração dos recursos disponíveis para que a utilização devida do mesmo esteja seguindo em direção ao sucesso da empresa.
DIREÇÃO:
Como o próprio nome já diz, “direção”, ela é a função da tomada de decisões, de liderança e intercomunicação entre o subordinador e subordinado, sua importância estar justamente na dinamização da empresa, em um nível mais departamental, pois nesse nível há uma agilidade quando se tem as unidades de comando, sem falar das relações humanas, que é justamente focado esse assunto nessa função administrativa.
CONTROLE:
Esta liga-se diretamente com o planejamento, pois nela será feito a avaliação do progresso da empresa em seus objetivos, mensurando as ações dentro do planejamento, organização e direção. Ela busca exatamente a verificação do andamento das demais etapas do processo administrativo, se for identificado erros em alguma delas, esta função agi com as devidas ações corretivas. Sua importância está exatamente na correção de falhas e erros existentes e na prevenção de novas falhas e erros.
INTER-RELAÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO
O processo administrativo tem como função, alocar os recursos certos, nos lugares certos e da maneira certa, visando sempre ampliar a eficiência. Este processo é cíclico, dinâmico e interativo. Cíclico no sentido de que ele se repete; graças essa característica de dinamicidade quando é percebido uma falha em processos anteriores, a empresa tem a possibilidade de retroceder e corrigir o problema e seguir em frente, isso só ocorrerá quando estiverem na etapa “controle”; interativo no sentido de que ele é flexível, interage com o meio e se ajusta ao mesmo.

Outros materiais