Buscar

apol teoria do conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Teoria do Conhecimento
Leia o texto a seguir:
“Kant leu Hume e declarou que essa experiência ‘despertou-me de meu sono dogmático’. Em consequência disso, produziu um sistema totalmente abrangente da mais alta engenhosidade e penetração”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRATHERN, Paul. Hume em 90 minutos. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor. 1997. p.49.
Segundo texto acima, o dogmatismo do filósofo Immanuel Kant o impedia de analisar o mundo criticamente e observá-lo de maneira mais reflexiva, o que passou a fazer mais efetivamente após ler os escritos de David Hume. De acordo com os conteúdos das aulas e do livro-base Epistemologia das Ciências Sociais, a palavra dogma significa...
	
	A
	“ideia” ou “imaginação”
	
	B
	“intelecção” ou “pensamento”.
	
	C
	“opinião” ou “crença”.
	
	D
	“sistema” ou “filosofia”.
	
	E
	“ciência” ou “método”.
Questão 2/5 - Teoria do Conhecimento
Leia a citação a seguir:
“Comte adotou um caminho: edificar com uma religião fundamentada no amor universal, tendo como alvo final a conquista da unidade humana e da Paz estável. A concretização dessa utopia suprema exige uma linguagem inteligível por todos os povos, baseada em princípios invariáveis que só podem ser oferecidos pela ciência, cuja escala revisou e completou, preenchendo lacunas e extirpando vícios lógicos. Religião, para Augusto Comte o mais bem composto dos vocábulos, significa ligar duas vezes: primeiro, o interior, pelo Amor e, depois, religá-lo ao exterior, pela Fé racional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, Mozart Pereira. O positivismo no Brasil. Porto Alegre. AGE/UFRS. 1998. p.9-10)
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base Epistemologia das Ciências Sociais, assinale a alternativa que reproduz corretamente o teor do lema positivista,.  
	
	A
	“O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”
	
	B
	“Liberdade, igualdade e fraternidade”.
	
	C
	“Se você acha que pode, ou sonha que pode, você pode”.
	
	D
	“Sim, nós podemos!” (Yes, we can!)
	
	E
	“Só o amor constrói: retroceder nunca, render-se jamais”.
 
Questão 3/5 - Teoria do Conhecimento
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A história contemporânea da ciência aponta para uma ampliação das complexidades epistemológicas. Entretanto, a pulverização dos saberes e a multiplicação das disciplinas científicas se desenvolvem de modo a dificultar a visibilidade dos limites interdisciplinares”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HISSA, Cássio Eduardo Viana. Saberes Ambientais. Belo Horizonte. UFMG. 2008. p. 51.
De acordo com a citação e o conteúdo do livro-base Epistemologia das Ciências Sociais, sobre a ciência no contexto atual, é correto afirmar que:
	
	A
	As ciências modernas, em função de seu aparato tecnológico, conseguem atualmente dar conta das suas próprias especificidades, ao mesmo tempo em que englobam o caráter universal da sociedade onde se insere.
	
	B
	A crise do discurso científico moderno iniciou-se a partir dos movimentos pelos direitos civis e das minorias, ocasionando uma mudança de paradigmas em relação ao que se deve esperar das ciências e da forma como elas devem ser desenvolvidas.
	
	C
	Por cultura hegemônica entendemos aquele tipo de discurso que dá conta das especificidades das comunidades onde as respectivas ciências estão inseridas e se desenvolvem, notadamente no contexto da revolução cultural moderna.
	
	D
	As ciências modernas, engajadas no desenvolvimento de seu aparato tecnológico, conseguem atualmente expressar um conceito universal de racionalidade, dando conta das necessidades culturais de cada sociedade de um modo absoluto.
	
	E
	Respondendo aos anseios específicos das comunidades onde estão inseridos os centros tecnológicos de desenvolvimento das ciências, estas se tornaram hegemônicas culturalmente, sendo capazes de responder às demandas sociais.
	1C
	2A
	3B
	4B
	5E
Questão 4/5 - Teoria do Conhecimento
Leia a citação a seguir:
“Não podemos conhecer tudo. O númeno é, para Kant, o nome daquilo que, no conhecimento, não se pode conhecer. O númeno deixa um furo no conhecimento, que se constitui através da sensibilidade associada ao entendimento. O númeno vem barrar uma suposta totalidade do conhecimento; não é o objeto que se apresenta aos sentidos, mas o objeto que tomamos ‘quando pensamos nele em si como simplesmente inteligível, ou seja, dado somente ao entendimento e não aos sentidos’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUINET, Antônio. Um olhar a mais. Rio de Janeiro. Zahar. 2004. p. 51)
Para Kant, nosso conhecimento não se refere às coisas em si, mas apenas às coisas dadas pela sensibilidade, ou seja, aos objetos que se apresentam por meio de fenômenos. De acordo com os conteúdos das aulas e do livro-base Epistemologia das Ciências Sociais sobre a coisa em si para Kant, é correto afirmar que:
	
	A
	O númeno é a “coisa em si”, ou seja, aquilo que aparece para os nossos sentidos; na filosofia kantiana, o númeno é a garantia da percepção da realidade tal como ela é.
	
	B
	Segundo Kant, a “coisa em si” é inalcançável pelo entendimento humano; ou seja, podemos conhecer apenas os fenômenos e a forma como eles se apresentam.
	
	C
	A “coisa em si”, na filosofia kantiana, pode aparecer para os nossos sentidos, da mesma forma como os fenômenos aparecem para o nosso intelecto.
	
	D
	Númeno, aparência, experiência sensível e realidade fenomenológica não só são conceitos complementares, como são sinônimos no arcabouço da filosofia kantiana.
	
	E
	Segundo Kant, os objetos da experiência sensível são apreendidos através do númeno, que é dado somente aos sentidos, sendo, portanto, simplesmente inteligíveis.
Questão 5/5 - Teoria do Conhecimento
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Comte fundou uma corrente filosófica conhecida como ‘positivismo’ com o objetivo de reorganizar o conhecimento humano. [...] Para o positivismo, tudo o que se refere ao saber humano pode ser sistematizado segundo os princípios adotados como critério de verdade para as ciências exatas e biológicas. Isso se aplicaria também aos fenômenos sociais, que deveriam ser reduzidos a leis gerais como as da física”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERRARI, Márcio. Auguste Comte, o homem que quis dar ordem ao mundo. Nova Escola, 01/10/2008. <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/auguste-comte-423321.shtml>. Acesso em 10 de mar. 2016.
De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia das Ciências Sociais, para o filósofo Auguste Comte a sociologia consiste no... 
	
	A
	estudo das formas pelas quais o ser humano europeu submeteu-se à teologia.
	
	B
	aprofundamento das diferenças sociais pelo uso da ciência e da razão aplicadas.
	
	C
	recrudescimento das formas de estudo científicas sobre a condição humana.
	
	D
	estudo sistemático da natureza dos fenômenos da física e da matemática.
	
	E
	estudo aprofundado da história e explicação da evolução gradual da humanidade.

Outros materiais