Buscar

Questão 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
Dentro dos ambientes empresariais, o processo decisório é uma das atividades mais complexas e fundamentais, pois decisões podem mudar o destino das empresas para melhor ou para pior.
 Neste contexto, vimos durante a disciplina que são três os tipos básicos de decisões tomadas diariamente nas empresas: estruturadas, semiestruturadas e não estruturadas.
A partir do exposto e com base no conteúdo da disciplina e do material didático, leia as afirmativas a seguir e indique: 1 para as Decisões Estruturadas; 2 para as Decisões Semiestruturadas; e 3 para as Decisões Não Estruturadas.
(  ) Um supervisor de produção decide desativar a linha de montagem para realizar a manutenção preventiva, conforme determinam as instruções de operação.
(  ) Um chefe de departamento de uma instituição de ensino decide lançar um novo curso para atender a uma demanda de mercado.
(  ) Um diretor comercial de uma empresa decide estabelecer uma parceria estratégica com um grande fornecedor para entrar em um novo mercado.
(  ) Um analista financeiro de uma agência bancária decide aprovar uma linha de crédito para um cliente ao observar que ele atende aos requisitos pré-definidos pelo banco.
(  ) Um gerente de vendas decide reorganizar sua equipe de vendedores ao perceber o aumento das vendas em determinada região do país.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3; 3; 1; 1; 2;
	
	B
	1; 2; 2; 1; 3;
	
	C
	1; 2; 3; 1; 2;
Você acertou!
Conforme visto nas aulas, as decisões estruturadas são aquelas tomadas em situações bem definidas. As decisões semiestruturadas reúnem características dos dois tipos e são tomadas, geralmente, no nível gerencial. Já as decisões não estruturadas estão relacionadas com a estratégia, tomadas em contextos de incerteza. Ex: Quadro 3.1 – Exemplos de decisões em diferentes áreas de negócio (ELEUTÉRIO, 2015, p. 51).
	
	D
	2; 2; 3; 1; 1;
	
	E
	1; 1; 2; 2; 1.
Questão 2/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
Pensando no processo decisório dentro das organizações e considerando tanto os tipos de decisões como a necessidade de informações para que o processo seja satisfatório, leia as afirmativas a seguir e analise-as:
I. Ao perceber problemas dentro da empresa, os gestores iniciam a primeira etapa do processo de decisão, que é a ‘concepção, etapa em que são geradas possíveis alternativas de solução para as situações empresariais.
II. A utilização de informações de qualidade é elemento fundamental em todas as etapas do processo decisório, desde a fase de inteligência até a revisão das alternativas selecionadas.
III. Embora o processo decisório seja uma atividade complexa, dentro das empresas é possível delimitar metodologias para que sejam buscadas as melhores alternativas para responder de maneira satisfatória as situações empresariais.
IV. A etapa de ‘seleção’, terceiro momento do processo decisório proposto por Simon (1979), visa o estudo e formulação completa do problema ou da situação a ser solucionada dentro das empresas.
Assinale a alternativa que apresenta a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente as afirmativas I e II estão corretas;
	
	B
	Somente as afirmativas I e III estão corretas;
	
	C
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas;
	
	D
	Somente as afirmativas II e III estão corretas;
Você acertou!
Justificativa: O processo decisório proposto por Simon (1979) possui quatro etapas em sequência: Inteligência, Concepção, Seleção e Revisão. (ELEUTÉRIO, 2015, p. 52-54). Desta forma, a afirmativa I está incorreta, assim como a IV está incorreta porque a formulação completa do problema é atividade da etapa de Inteligência. Já as afirmativas II e III estão corretas porque falam da necessidade de informações de qualidade em todas as etapas do processo e também na existência de metodologias para a tomada de decisão que podem facilitar este processo.
	
	E
	Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
Analise a ideia a seguir, a qual aborda sobre coletiva de impressa.
 
"Convidar jornalistas e influenciadores para um evento é algo que muita empresa precisa, mas nem sempre sabe exatamente como fazer".
(Fonte da imagem e do texto: http://www.racecomunicacao.com.br/)
Considerando a ideia acima e o livro base, analise as afirmativas a seguir e identifique as corretas sobre coletiva de imprensa.
I - É um recurso utilizado em momentos estratégicos, por exemplo: quando da ocorrência de acontecimentos relevantes, no lançamento de um produto ou serviço.
II - Refere-se as matérias mais aprofundadas que são veiculadas em jornais, portanto é importante estar atento a dados e informações que possam servir aos jornalistas.
III - Em uma coletiva de imprensa é fundamental que o porta-voz esteja munido de dados, pesquisas e indicadores que corroborem a sua fala.
IV - Em uma coletiva de imprensa abre-se espaço para os jornalistas fazerem perguntas acerca do assunto em questão.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	II e III.
	
	B
	I e IV.
	
	C
	I e II.
	
	D
	II, III e IV.
 
	
	E
	I; III e IV.
Você acertou!
Alternativa correta é a letra "e".
Comentários:
Segundo Pimentel (2017, p. 146) a coletiva de imprensa é um recurso utilizado em momentos estratégicos, por exemplo: quando da ocorrência de acontecimentos relevantes, no lançamento de um produto ou serviço; é fundamental que o porta-voz esteja munido de dados, pesquisas e indicadores que corroborem a sua fala. Na coletiva abre-se espaço para os jornalistas fazerem perguntas acerca do assunto em questão. A afirmativa II está errada, pois aborda sobre mídia impressa, a qual, para Pimentel (2017, p. 142), é um dos diferentes veículos utilizados pelo assessor de imprensa.
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 146 .
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Analise o caso a seguir, o qual aborda sobre área da comunicação que atua com a imagem da empresa.
Isabella dos Santos é proprietária de empresa Bela Isa, a qual presta serviços de consultoria de imagem, organização de eventos, cerimonial, fotografia, maquiagem e estética. A empresa vem crescendo com muita rapidez. Isabella sempre fez as divulgações da empresa em mídias sociais, porém percebe a necessidade de profissionalizar a imagem da Bela Isa, a sua relação com os atuais clientes e também a ampliação seu mercado de trabalho. Entretanto, Isabella está com certa dificuldade para identificar qual a área da comunicação que atua nestas atividades.
Considerando o caso acima e o livro base, analise as afirmativas a seguir e assinale com V de verdadeiras ou com F de falsas sobre qual a área da comunicação Isabella deve contatar para trabalhar com a imagem de sua empresa.
(   ) Cabe a assessoria de imprensa e os relações-públicas manter a imagem positiva perante os diversos públicos de uma empresa.
(   ) A assessoria tem como missão criar e fortalecer a imagem da empresa e de seus porta-vozes.
(   ) Pode-se contatar diferentes tipos de agências e há também profissionais que trabalham de forma independente, estes são responsáveis pelo relacionamento direto com o cliente.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V - F - V.
	
	B
	V - V - V.
Você acertou!
Alternativa correta é a letra "b".
Comentários:
A área da comunicação que Isabella deve contata para trabalharem com a imagem da sua empresa são a assessoria de imprensa e os relações-públicas. Estes são responsáveis por manter a imagem positiva perante os diversos públicos de uma empresa, têm a missão criar e fortalecer a imagem da empresa e de seus porta-vozes. Isabella pode contatar diferentes tipos de agências ou profissionais que trabalham de forma independentes, estes são responsáveis pelo relacionamento direto com o cliente.
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual práticoda comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 137 - 139.
	
	C
	F - F - F.
	
	D
	F - V - F.
	
	E
	F - F - V.
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Considerando o que foi trabalhado no livro base sobre comunicação administrativa, analise as afirmativas a seguir e identifique aquelas que abordam ideias corretas sobre a comunicação administrativa. Após tal identificação, assinale-as com V de verdadeiras e com F de falsas.
(   ) Trata-se de um processo contínuo de comunicação que consiste em planejar, guiar e controlar os mecanismos da empresa, com foco na produtividade e nos resultados.
(    ) Tem como objetivo zelar pela imagem da empresa diante dos stakeholders. É responsável pela construção e pela manutenção da identidade corporativa.
(    ) É responsável pela divulgação publicitária de produtos ou serviços de uma instituição, com base em pesquisas e análises de mercados.
(   ) É uma documentação que serve como parâmetro de comportamento e tomada de decisão, podendo influenciar desde a produção do produto ou serviço até a entrega ao cliente.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F - V - F - V.
	
	B
	V - F - F - V.
Você acertou!
Alternativa correta é a letra "b".
Comentários:
A comunicação administrativa, para Pimentel (2017, p. 61),  é um processo contínuo de comunicação que consiste em planejar, guiar e controlar os mecanismos da empresa, com foco na produtividade e nos resultados. É uma documentação que serve como parâmetro de comportamento e tomada de decisão, podendo influenciar desde a produção do produto ou serviço até a entrega ao cliente. A segunda afirmativa é falsa, pois se  refere a comunicação institucional (livro base, p. 58). A terceira afirmativa é falsa, pois apresenta o conceito de comunicação mercadológica (livro base, p. 70).
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 61.
	
	C
	V - V - V - F.
	
	D
	F - F - V - F.
	
	E
	V - V - F - F.

Outros materiais