Buscar

Relatório - reações endotérmicas e exotérmicas.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
QUÍMICA GERAL
	CURSO
	Engenharia Elétrica
	TURMA
	3092
	DATA
	10/03/2016
	 
Alunos
	
	TÍTULO
	Exemplos de reações endotérmicas e exotérmicas. 
	OBJETIVOS
	
Observar se as reações propostas são endotérmicas ou exotérmicas. 
	
	
	INTRODUÇÃO
	
 Reação Endotérmica é uma reação química no qual a energia total (entalpia) dos seus produtos é maior que a dos reagentes, ou seja, ela absorve energia na forma de calor, para acontecer. Um exemplo desse tipo de reação é a fotossíntese.
 Quando feita dentro de um tubo de ensaio, essa reação retira calor do ambiente e, portanto podemos sentir o tubo de ensaio ficando gelado.
Figura 1 – Esquema das reações endotérmicas. 
 
 Reação Exotérmica é uma reação química em que a energia final dos produtos é menor que a energia inicial dos reagentes, sendo assim ocorre a transferência de energia do meio interior (sistema) para o meio exterior, ou seja, ocorre a liberação de calor. Um exemplo dessa reação é a queima de combustíveis. 
 Quando feita dentro de um tubo de ensaio, essa reação emite calor para o ambiente e, portanto podemos sentir o tubo de ensaio aquecer.
Figura 2 – Esquema das reações exotérmicas 
	REAGENTES, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS.
	
Estante de segurar tudo de ensaio
Quatro Tubos de ensaio
Pipeta volumétrica 
Um béquer
Ácido Clorídrico (HCl)
Bicabornato de Sódio (NaHCO3)
Hidróxido de Bário (Ba(OH)2)
Cloreto de amônio (2NH4Cl)
Acido sulfúrico (H3SO4)
Água destilada (H2O)
Iodo (I2)
Zinco (Zn)
	PROCEDIMENTOS
	
 No primeiro tubo de ensaio colocou-se 0,50 gramas de bicarbonato de sódio e logo após adicionou-se 10 gotas de ácido clorídrico 1 para 1. Observou-se que o tubo de ensaio ficou gelado.
 No segundo tubo de ensaio colocou-se 0,50 gramas de hidróxido de bário e logo após adicionou-se 10 gotas de cloreto de amônio. Observou-se que o tubo de ensaio ficou gelado, porém menos gelado que o primeiro tubo de ensaio.
 No terceiro tubo de ensaio colocou-se 5,0 ml de água destilada e logo após adicionou-se 2,0 ml de ácido sulfúrico. Observou-se que o tubo de ensaio ficou imediatamente quente.
 No quarto tubo de ensaio colocaram-se alguns cristais de iodo, logo após adicionou-se pequena quantidade de zinco em pó não havendo reação nesse instante, para que houvesse a reação foi adicionada água destilada como catalizador da reação. Notou-se que nesse instante a reação “pegou fogo” com as chamas em uma cor violeta, observa-se que o tubo de ensaio ficou extremamente aquecido a ponto de queimar os dedos de quem o tocasse. 
	RESULTADOS
	
 Pode-se observar que das quatro reações, duas foram endotérmicas e duas exotérmicas. 
Reação 1: 
HCl + NaHCO3 + Q(calor) = NaCl + H2O + CO2
 
Percebemos que a reação gerou cloreto de sódio, água e gás carbônico. A reação necessitou de calor para acontecer, portanto é uma reação endotérmica.
Reação 2: 
Ba(OH)2 + 2 NH4Cl + Q(calor) = BaCl2 + 2 NH4OH
Percebemos que a reação gerou cloreto de bário e hidróxido de amônio. A reação necessitou de calor para acontecer, portanto é uma reação endotérmica.
Reação 3: 
H2SO4 + 2 H2O = 2 H3O + SO4 + Q(calor)
O ácido sulfúrio, sobre uma cisão heterolitica, ou seja, a ligação com o H, se quebra, liberando H+, quando em contato com uma solvente água. O cátion H+, não é estável, pois o hidrogênio está sem 
nenhum elétron, ele possui um 1 elétron, que foi doado formando então o H+.  Esse cátion H + para se estabilizar se aproxima da molécula de água e recebe um par de elétrons do oxigênio da água, formando o cátion H3O+ , que é chamado de hidrônio. A reação gerou calor no tubo de ensaio, sendo portanto uma reação exotérmica.
Reação 4: 
I2 + Zn =água= ZnI2 +Q(calor)
A reação gerou iodeto de zinco, lembrando que para acontecer foi necessário adicionar água. A reação gerou uma forte e intensa chama. É uma reação exotérmica, pois gerou calor no tubo de ensaio.
 
	CONCLUSÃO
	
 Percebemos que as reações 1 e 2 precisaram de calor para acontecerem. Esse calor é retirado do meio externo, fazendo com que o tubo de ensaio fique gelado, conforme notado em laboratório. 
 Já nas reações 3 e 4 as mesmas ao acontecerem emitiram calor, passando essa energia para o ambiente, fazendo com que o tubo de ensaio ficasse quente, conforme notado em laboratório
	BIBLIOGRAFIA
	
RUSSELL, John B.; Química Geral vol.1, São Paulo: Pearson Education do Brasil, Makron Books, 1994.
CHEMICAL PORTAL. Dica de leitura. Disponível em 
< http://pt.webqc.org/balance.php?reaction=Cu%2BHCl%3DCuCl2%2BH2> Acesso em 13/03/2016.
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. "Processos Endotérmicos e Exotérmicos";Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/processos-endotermicos-exotermicos.htm>. Acesso em 13 de marco de 2016.

Outros materiais