Buscar

AV2 Educação e Diversidade 1897841

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) "Neste contexto, a escola deve levar em conta a diversidade que faz parte de sua comunidade, pois ela é composta por educandos de diferentes grupos sociais, econômicos, étnicos, religiosos etc. Contemplar essa diversidade significa que a escola tem que exercer e assumir seu papel de inclusiva e democrática" (PREVITALLI, Ivete Miranda; VIEIRA, Hamilton E. Santos. Educação e diversidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. p.198).
Para que o respeito a diversidade aconteça é extremamente necessário a comunicação constante entre todos os envolvidos no processo educacional. E, ao reconhecer a importância do respeito para com a diversidade, é imprescindível promover:
Alternativas:
c) a interação entre as diferentes visões de mundo presentes no nosso meio social, já que só assim podemos enriquecer culturalmente nossa sociedade.Alternativa assinalada
2) Leia o artigo 22 da Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1996:
"Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo".
Sobre o ensino religioso nas escolas, considere as seguintes asserções:
I) O ensino religioso na escola deve valorizar a diversidade religiosa, o respeito e a tolerância como um fenômeno cultural, histórico, de direito ao livre culto.
PORQUE
II) Devido à escola pública não ser confessional, o ensino religioso não pode ser pautado em uma única religião com intuito de catequese. Se assim o for, esse ensino religioso pode ser categorizado como crime de discriminação, 
passível de punições legais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: 
Alternativas:
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, sendo que a II justifica a I. Alternativa assinalada
3)"Ações afirmativas são políticas resultantes das reivindicações dos movimentos sociais que têm a ver com a democracia e os direitos civis. Essas políticas têm origem nos anos 1960 nos Estados Unidos da América e vêm atreladas, principalmente, aos movimentos negros, ao desmantelamento das leis segregacionistas e aos direitos humanos".
(PREVITALLI, Ivete Miranda; VIEIRA, Hamilton E. Santos. Educação e diversidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. p. 210).
Sobre o termo Ações Afirmativas, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A ideia de Ação Afirmativa está ligada ao mérito individual e à igualdade de oportunidades presentes na sociedade. Assim, aquelas pessoas que não conseguem atingir determinada condição devem ser ajudadas.
( ) O que há de semelhante nas várias experiências de Ações Afirmativas é a ideia de restituição de uma igualdade que foi rompida ou que nunca existiu.
( ) O objetivo das Ações Afirmativas é eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Alternativas:
e) F – V – V Alternativa assinalada
4)"Movimento negro é a luta dos negros na perspectiva de resolver seus problemas na sociedade abrangente, em particular os provenientes dos preconceitos e das discriminações raciais, que os marginalizam no mercado de trabalho, no sistema educacional, político, social e cultural".
(DOMINGUES, P. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo [online]. 2007, vol.12, n.23, pp.100-122, p.101)
A respeito dos Movimento Negro, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Para o movimento negro, a "raça", e, por conseguinte, a identidade racial, é utilizada não só como elemento de mobilização, mas também de mediação das reivindicações políticas.
( ) Pelo "mito da democracia racial", entendemos que no Brasil não há discriminação racial e racismo.
( ) O Brasil é uma comunidade nacional onde tem vigência os mais avançados padrões de democracia racial, que só foram possíveis devido a miscigenação do povo brasileiro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
d) V – F – V Alternativa assinalada
 
5)"O gênero não deve ser meramente concebido como a inscrição cultural de significado num sexo previamente dado", "[…] tem de designar também o aparato mesmo de produção mediante o qual os próprios sexos são estabelecidos."
(BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. p.25)
Judith Butler é uma importante filósofa contemporânea com estudos sobre gênero, sexualidade, corpo, linguagem e política. Sobre o pensamento desta autora, analise se as afirmativas a seguir:
I) Para Butler, gênero e sexualidade são categorias binárias e padronizadas por leis naturais.
II) Para Butler, a escola deve ensinar as crianças sobre os verdadeiros padrões de masculinidade e feminilidade.
III) Para Butler, as diferenças morfológicas das pessoas nem sempre correspondem à padrões binários e os desejos e prazeres não devem ser julgados normativamente.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas: 
Alternativas:
c) Apenas III. Alternativa assinalada
avaliação foi confirmada com sucesso C A E D C

Outros materiais