Buscar

CASOS CONCRETOS PROCESSO CIVIL 1 do 08 ao 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASOS CONCRETOS PROCESSO CIVIL 1
RESPOSTAS CASOS 8 AO 13
08. Sim, será possível em razão do art. 1062 NCPC que permite a desconsideração da PJ em Juizados Especiais. 
LETRA B e B
09. Está incorreta, pois o relator diz que o prazo terminaria no dia 07-09, que é feriado nacional deixando assim de ser dia útil ( art. 219 NCPC), fazendo com que o prazo termine no dia 08-09 tomando assim a decisão do relator improcedente.
10. O juiz errou, tendo em vista o principio da instrumentalidade das formas, porque, de acordo com o art. 239, § 1º do novo CPC, o comparecimento espontâneo do réu dentro do prazo legal supre a ausência e a nulidade da citação, desta forma, a citação será considerada válida, tendo em vista que alcançou a sua finalidade e não causou prezuizo. 
LETRA A e B 
11. o juiz deve determinar a intimação no MP, sob pena de nulidade do processo, segundo dispõe art. 279 NCPC. Qualquer ato praticado anterior a intervenção do MP deverá ser anulado, devendo antes ser ouvido pelo MP , pois não havendo nenhum prejuízo, não haverá necessidade de nulidade pelo Princípio da instrumentalidade da forma.
LETRAS A e A
12. Antonia entrará com a medida de tutela antecipada para assegurar seu direito material, porque a tutela provisória antecipada assegura a efetividade do direito material, quanto a tutela cautelar assegura a efetividade do direito processual, ou seja, na tutela antecipada, é preciso demonstrar para o juiz que além da urgência, o direito material já está em risco e por isso precisa da concessão da medida. Na cautelar, é preciso demonstrar que além da emergência, a efetividade de um futuro processo está em risco e se faz necessário a medida de imediato.
LETRA C e A
13.

Outros materiais