Buscar

Objeto de estudo da lógica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Objeto de estudo da lógica
PREENCHER AS LACUNAS
No dia-a-dia é comum ouvir pessoas dizendo: "isto é lógico" ou então "é ilógico". Mas o que as pessoas querem dizer com estas palavras? 
Para muitos, a expressão "isto é ilógico" significa "isto não tem sentido, não tem coerência " - este significado, para a disciplina chamada lógica, pode ser aceito, está certo.
Por outro lado, "isto é lógico" significa: "isto é óbvio" (está tão claro que não precisa ser provado) - este sentido, para o presente estudo, não pode ser aceito, está errado.
A lógica não trabalha com o que não precisa ser provado. Ao contrário, a lógica trabalha especificamente analisando se determinada afirmação está bem justificada ou não. A lógica busca analisar os elementos utilizados como prova, questionando se eles realmente fundamentam a conclusão defendida. A lógica é uma análise dos mecanismos de concatenação de idéias.
A lógica pergunta: as afirmações feitas "provam" a conclusão que se procura justificar? Esta pergunta cabe tanto para o processo de persuadir quanto de convencer (tanto no ambiente formal quanto não-formal). A diferença, crucial, está nos critérios que regem a justificação. A lógica formal apresenta regras que direcionam o argumento de tal modo que a conclusão deriva necessariamente das premissas apresentadas.
Os argumentos persuasivos, ao contrário, mostram o caráter razoável, plausível, de uma determinada decisão ou opinião. Por isso, é fundamental, nesta argumentação, a referência a um auditório ao qual se trata de persuadir.

Continue navegando